About Me

header ads

[ARTIGO #10] LIVROS SOBRE O FIM DO MUNDO (PÓS-APOCALÍPTICO)

Esse é um tema que gerou inspirações para o surgimento de obras literárias e filmes. Escritores limitados pela imaginação, utilizam o tema e transportam para as páginas, visões de universos, onde o cenário apocalípticos, ditam o fim do mundo como conhecemos.
Nesse post, alguns gêneros literários serão apresentados, mostrando algumas obras que retratam o fim do mundo que conhecemos. O fim do mundo por estes livros selecionados abaixo:

Eu Sou a Lenda (I Am Legend): obra de Richard Matheson, que retrata um mundo apocalíptico, onde a humanidade foi transformada em vampiros devido um vírus. Toda a humanidade, exceto por Robert Neville, homem que se transforma em caçador dessas terríveis e temíveis criaturas.

Essa obra de Matheson já foi adaptada para os cinemas em três oportunidades:

The Last Man on Earth de 1964;
The Omega Man de 1971;
I Am Legend em 2007.
Um Cântico para Leibowitz: Ambientado centenas de anos após uma guerra ter destruído uma grande parte do planeta terra. Durante esse cenário apocalíptico, surge um físico chamado Leibowitz, este conseguiu guardar algumas obras literárias. Esses livros estão agora em um Monastério nos Eua e cabe aos monges interpretar, copiar e reescrever a história e herança da humanidade.

Essa obra de Walter M. Miller Jr foi lançada no ano de 1951, sendo muito elogiado e bem recebido pela crítica, muito em parte pelo lado criativo.

A Ascensão Do Governador: Estamos em um mundo apocalíptico, onde os humanos buscam a todo custo sobreviver. A trama se passa em um Estados Unidos infestado por hordas de zumbis.  Os poucos sobreviventes procuram refúgio em uma cidade chamada Woodbury.

Além de todo o cenário e clima de sobrevivência, nessa obra iremos conhecer um pouco da história de um dos grandes vilões, conhecido como Governador.

Para os fãs da série de TV The Walking Dead, esse é um livro que não pode deixar de ser lido.


Guerra Mundial Z: Obra de Max Brooks, foi publicada em 2006 e nos traz uma série de histórias pessoais que se entrelaçam, formando o retrato de um conflito. A obra conta a perspectiva de todos envolvidos nessa guerra, onde os humanos são transformados em zumbis.

Essa obra foi adaptada aos cinemas, tendo no papel principal o ator Brad Pitt.

Em A Estrada de Comarc McCarthy, vamos acompanhar a viagem de um pai com o seu filho, pela estrada, com um cenário pós-apocalíptico, sendo que grande parte da civilização foi completamento destruída. Pai e filho buscam pela sobrevivência, custe o que custar.

As paisagens, as cidades, são meras sombras de um passado, tudo foi devastado, sonhos e esperanças acabaram, os valores éticos e morais são postos à prova. Essa obra venceu diversos prêmios ,entre eles o Pulitzer Prize for Fiction. Em 2009 recebeu uma adaptação para o cinema, tendo os atores Guy Pierce, Viggo Mortensen, Charlize Theron e Robert Duvall, contudo as críticas para o filme não foram boas.

E aí pessoal, gostaram? Pode sugerir algum tema, que faço uma seleção de livros. Venham conhecer nossa fanpage: Saga Literária
Por Yvens Castro.

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Olá, tudo bom ? Espero que sim!
    Bom realmente hoje temos um grande público que gosta desse tipo de livro é filme, assisti "EU SOU A LENDA " e fiquei um pouco aterrorizada , digamos que é algo que eu não tenha muita simpatia kkk ,mas sempre vejo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem melhor do que a obra cinematográfica, não tem comparações!

      Excluir
  2. Olá!

    Não são meus livros favoritos, mas eles me encantam pela forma que escrevem. Muito legal sua coluna, faça-a mais vezes, parabéns!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu adoro livros assim, infelizmente ainda não tive oportunidade de ler nenhum dessa tua postagem. O único que não leria é The walking dead, não consigo suportar kkkkkkkk
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Olá, ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma dessas obras. Mas gosto muito dessa temática.


    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  5. Eu li The Walking Dead e A estrada [pense num livro foda *-*]
    mas morro de vontade de ler Eu sou a lenda e Um cântico para Leibowitz.

    Guerra Mundial deve ser bacana, eu vi o filme e gostei bastante ^^

    ResponderExcluir
  6. Ooi, tudo bem?
    Já assisti o filme de Guerra Mundial Z, achei ótimooo!
    Recentemente li Vivian Contra o Apocalipse, que como o nome já diz, trata do tema citado. Também gostei muito dele.
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A temática é interessante, permeia no imaginário humano há anos, apesar disso, não li nenhum dos livros citados, vou procurar, que sabe eu aprecie.

    ResponderExcluir
  8. Oiiie
    eu tenho Eu sou a lenda e estou louca para ler, adoro a edição e o enredo chama minha atenção, espero ler em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii confesso pra vc que eu não tenho muito costume de ler esse tipo de livro nao, e pra falar a verdade nem sei se eu conseguiria. Porem... gostei muito da indicação e ver o filme vale? hahaha pq eu assisti o Eu Sou a Lenda e o Guerra Mundial Z.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Olá!...
    Conheço praticamente todos os livros citados, apesar de não ter efetivamente lido nenhum (vi os filmes e acompanho o seriado). Concordo com você: é um tema recorrente, mas mesmo assim não deixa de ter lá a sua 'beleza'. Sua postagem ficou ótima! Notei que você enfocou nos livros que tratam de apocalipses biológicos (vírus, zumbis). Que tal um com apocalipses causados elo homem (guerras)?
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  11. Oi, gosto muito de temas assim nos livros. Mas depende muito da forma com que o autor aborda o tema, é claro. Muitas vezes, fica clichê se não for apresentado de uma forma mais inovadora. Eu já havia lido Um Cântico para Leibowitz e adorei demais a história. Achei original e tal. Espero poder ler mais livros assim, né... Pq, muitas vezes, é difícil encontrar um que supere...

    HTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  12. Dos citados, eu quero mais ler Eu Sou a Lenda, acho bastante interessante este livro! Gostei do post!

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Dessas obras só li eu sou a lenda e guerra mundial z assisti o filme nem sabia que era baseado em um livro.
    Mas eu gosto muito dessas temáticas e não me canso delas.
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  14. Oiii.
    Quero muito ler o Eu sou a lenda, pois adoro o filme. Já os outros livros por enquanto não tenho interesse.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu não sou muito de ler livros desse gênero. Prefiro os filmes, pois acho que tem mais ação. Mas adorei as suas dicas e saber que alguns filmes e série que eu vejo veio de livros me deixa com o maior orgulho.
    Adorei o post.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não li nenhum desses, mas acho o tema muito legal e amplo, séries e filme assisti, até alguns que comentou acima!Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu não tenho uma opinião formada sobre essa temática, já assisti alguns dos filmes citados, e em sua maioria eu acho fantasioso, alguns acredito que tentem passar uma mensagem tentando tocar o ser humano e acrodá-lo para a realidade, mas outros nem tanto.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir