About Me

header ads

[RESENHA #471] UMA SOMBRA NA ESCURIDÃO - ROBERT BRYNDZA



Título: Uma Sombra na Escuridão
Autor: Robert Bryndza

Editora: Gutenberg
Páginas: 320
Ano: 2017
ISBN: 9788582354308
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Em uma noite de verão, a Detetive Erika Foster é convocada para trabalhar em uma cena de homicídio. A vítima: um médico encontrado sufocado na cama. Seus pulsos estão presos e através de um saco plástico transparente amarrado firmemente sobre sua cabeça é possível ver seus olhos arregalados. Poucos dias depois, outro cadáver é encontrado, assassinado exatamente nas mesmas circunstâncias. As vítimas são sempre homens solteiros, bem-sucedidos e, pelo que tudo indica, há algo misterioso em suas vidas. Mas, afinal, qual é o segredo desses homens? Qual é a ligação entre as vítimas e o assassino? Erika e sua equipe se aprofundam na investigação e descobrem um serial killer calculista que persegue seus alvos até achar o momento certo para atacá-los. Agora, Erika Foster fará de tudo para deter aquela sombra e evitar mais vítimas, mesmo que isso signifique arriscar sua carreira e também sua própria vida.

Resenha: A narrativa em "Uma sombra na escuridão" ocorre aproximadamente um ano após os últimos acontecimentos em "A Garota no Gelo". Narrado em terceira pessoa, acompanhamos a vida de Erika Foster, uma mulher inteligente e brilhante, mas que teve a sua vida emocional completamente abalada e destruída pela morte ainda recente do seu marido, Mark. Erika ainda tenta recuperar dessa grande perda e voltar a ser o que era. Erika busca reconquistar a confiança dos seus superiores. Enquanto isso, ela lidera uma equipe investigadores e continua trabalhando com Crane, Moss, Singh, Peterson e outros mais. Na escala hierárquica, Ericka Foster continua respondendo ao superintendente Marsh na delegacia de polícia de Lewisham Row.

Tudo começa em uma noite com a morte do renomado Dr. Gregory Munro, um médico de 46 anos que foi encontrado nu, amarrado em sua cama com as mãos totalmente atadas, drogado e sufocado com um saco plástico preso em sua cabeça. Essa foi uma cena horrenda para o bairro tranquilo e bem familiar em que morava. Nesse momento entra em cena a detetive Erika Foster e seus auxiliares Moss e Peterson que são convocados para darem início nas investigações. Logo de cara surgem indícios que Munro era homossexual, e muitos começam a crer que esse é um crime de cunho homofóbico. Contudo, a detetive Foster não acredita nessa tese e insiste que alguma informação está passando batido.
"— O que estou querendo dizer é que pessoas más estão em todo lugar. O mundo está cheio de gente boa, mas está igualmente inundado de pessoas más." p. 154.

Com a investigação avançando em passos lentos, Erika vê o caso escapando de suas mãos e sendo transferido para outro setor, contudo um segundo homicídio ocorre, outro corpo aparece e dessa vez é do famoso e polêmico apresentador Jack Hart. O corpo do apresentador foi encontrado nas mesmas condições do homicídio do Dr. Munro, porém há sinais de luta e resistência. Desse momento em diante, qualquer indício que poderia sustentar a tese da morte de Munro por questões homofóbicas acaba caindo por terra. Com os assassinatos de Hart e Munro, bem como a forma como foram executados, tudo leva a crer que trata-se de um assassino em série (Serial Killer).

"— As pessoas certas nunca retribuem o amor! As mães deviam te amar. Maridos. As pessoas em quem você confia. Mas eles te decepcionam! E depois que uma pessoa te desaponta, vira um efeito dominó... você se torna vulnerável, as pessoas te exploram, elas veem uma rachadura no seu casco." p. 315.

Erika Foster e sua equipe passam a correr contra o tempo nas buscas por pistas que possam levam a pessoa responsável por esses crimes, bem como para descobrir quais são as suas motivações. Para obter sucesso nas investigações, Erika e sua equipe precisam lidar com pessoas que vão fazer de tudo para desacreditar e colocar em cheque a capacidade e competência do seu trabalho, mais uma vez Erika deverá demonstrar toda a sua competência e comprovar que é capaz de solucionar esses crimes diante de tantos desafetos que surgem em seu caminho, um deles é ninguém menos que o Detetive Sparks; um homem prepotente e uma verdadeira pedra no sapato de Erika.

Opinião: Esse é o meu segundo contato com a escrita de Bryndza e o autor continua me surpreendendo com sua escrita clara e objetiva. Eu adorei a forma como Bryndza desenvolveu a história, os capítulos são curtos, instigantes e intercalados, já que alternam sob o ponto de vista da detetive Erika e do próprio assassino. Eu fiquei compenetrado e imerso na trama, também fiquei super curioso sobre o desenrolar dos fatos, o que aconteceria em seguida. Outro ponto positivo são as cenas dos crimes, por sinal ficaram bem detalhadas possibilitando ao leitor uma bela visualização do que aconteceu com as vítimas.

Os personagens apresentados por Bryndza são bem estruturados e construídos, em especial a detetive Erika Foster que tem uma vida conturbada, um passado triste e precisa conviver com seus dias vazios. O assassino tem seu aspecto psicológico muito bem trabalhado pelo autor e passamos a entender um pouco a sua mente perturbada, bem como conhecemos as suas motivações. Robert Bryndza abre espaço para abordar em sua história outros temas e tipos de violência como por exemplo o machismo, o suicídio, a violência contra as mulheres, homofobia e pedofilia. O final foi muito bom, atendeu às minhas expectativas e fiquei com gostinho de quero mais. Eu recomendo a leitura de "Uma Sombra na Escuridão", pois esse é um belo thirller, Robert Bryndza demonstra que o sucesso alcançado em "A Garota no Gelo" não foi por acaso e ele reafirma nesse livro que veio para conquistar o seu lugar no gênero.
Sobre a Edição: A Editora Gutenberg optou por manter a capa original, por sinal eu acho ela muito bonita, gosto dessas tonalidades de cores que foram utilizadas. As folhas são amareladas, as letras (fontes) e o espaçamento ficaram confortáveis proporcionando uma ótima leitura, cansando menos a vista. A diagramação e o layout demonstram o competente e ótimo trabalho realizado pela editora. 
Sobre o Autor: Robert Bryndza nasceu no Reino Unido e já morou nos Estados Unidos e no Canadá. Seu romance de estreia, The Not So Secret Emails of Coco Pinchard (2012), deu origem à famosa série de comédia romântica de Coco Pinchard. Em 2016, escreveu A garota no gelo, primeiro volume da série de ficção policial da Detetive Erika Foster, best-seller nº 1 do Wall Street Journal e do US Today. O segundo livro da série, Uma Sombra na Escuridão, é também best-seller nº 1 no Wall Street Journal. Juntos, os dois livros já venderam mais de um milhão de cópias e foram traduzidos para 19 idiomas. Dark Water e Last Breath são o terceiro e quarto livros da série, respectivamente. Atualmente mora na Eslováquia com seu marido Ján Bryndza, com quem escreveu o romance satírico Lost in Crazytown (2013).

Postar um comentário

20 Comentários

  1. Certo já quero saber dos mistérios quem tá matando, porque e tudo mais.
    Sério eu amo Thriller e suspense e sempre que tem uma indicação como essa eu anoto mesmo. Adorei sua resenha, muito bem escrita.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  2. Menina, você vem com esse livrão da porra e eu ainda nem li A garota no gelo que está na minha lista de desejos a tempos. Fiquei abismada com a morte do médico, barbaridade. Fiquei curiosa para descobrir quem é o assassino e se realmente é um crime por preconceito . Adorando enredos claros e objetivos e um assassino com um psicológico bem trabalhado, eu sei que esse livro é uma boa pedida, então é mais um para minha lista de desejos.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem? Pulei partes da resenha, pois estou aguardando meu livro chegar para leitura.
    Eu amei a escrita do Robert nos outros livros, com isso as minhas expectativas estão lá em cima.

    Ansiosa.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Confesso que até hoje não li nada do autor, apesar de "A garota no gelo" estar na minha listinha de desejados a algum tempo, aliás, eu não sabia que o livro tinha, de certo modo, uma continuação. A premissa desse, como a do primeiro, me instiga bastante e sua resenha me deixou bem curiosa. Queroooo!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Yvens, tudo bem?

    Eu ainda não li nada do autor, mas estou esperando meu exemplar chegar pra conhecer a escrita dele! Pela resenha já fico empolgada, ainda bem porque não é um gênero que leio muito, então sempre bate aquela insegurança rs E olha, autor bonitão, hein? rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu não li nada do autor, mas tenho já esse e o anterior aqui em casa. Adoro livros policiais e tenho muita curiosidade para saber se o sucesso da "Garota no Gelo" é merecido. Acho as capas do livro dele muito bonitas e adoro uma protagonista bem construída.
    Dica anotada!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho a capa deste livro é bem chamativa e o enredo também me deixou curiosa, mas preciso confessar que foi a gatança do autor que me fará ler o livro. Gente, que homem bonitão!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou louca pra ler esse livro! Tanto pelo gênero quanto pelos elogios que tenho visto sobre as duas obras deste autor, que parece saber demais o que faz! Adorei a pegada de serial killer, com todo o suspense envolvido, sem mencionar o fato de termos uma protagonista, uma policial feminina, difícil de ter hoje em livros de suspense. Quero ler pra ontem!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Essa é uma das série que quero ler. Vejo bastante comentários positivos e ver que as obras estão mantendo o nível alto e bem fluidas me deixa animada pra conhecer. Amo suspenses, thrillers com certeza vou gostar do enredo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Eu ainda não li o autor, nem essa série, mas eu acho que já vi algumas resenhas positivas sobre. Adoro autores que escrevem de forma clara e objetiva, sem ficar com rodeios. Acho que vou gostar muito dessa narrativa! Parabéns pela resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Faz tempo que quero ler alguma história desse autor e espero mudar isso em breve, pois amo demais suspense e as histórias das obras dele, tem tudo para me deixarem de ressaca! Dica mais que anotada!

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Eu li umas críticas não muito favoráveis a respeito desse livro, só que ao invés de me afastar dessa série (?), me deixou muito curiosa para conhecer essa história e tirar minhas próprias conclusões. Achei interessante sua opinião a cerca da obra e espero ler em breve.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá... falando seriamente, eu não sei precisar o quanto esse genero sempre me encantou e vem me encantando ainda mais ultimamente com tantos lançamentos fantasticos que estamos tendo por ai.
    Não sabia que o Garota no Gelo tinha um segundo livro, mesmo ele nao se classificando assim, acredito eu... a premissa me chamou a atenção e a sua resenha mais ainda!

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Ainda não li nada do autor, mas fiquei bem curiosa com esta leitura, principalmente pela forma como esse assassinato brutal ocorreu. Fiquei curiosa para descobrir o desfecho e conhecer estes personagens bem construídos, que envolvem tanto o leitor. Já anotei a dica e espero gostar tanto deste thriller quanto você. Excelente resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Yvens

    Sabe o que mais chama minha atenção nesse volume? O fato da detetive ser uma mulher! Eu tenho este livro, mas como não li o anterior eu meio que estou adiando a leitura deste. Por mais que sejam histórias independentes sempre tem uma referência aqui e outra ali.
    Adoro capítulos curtos e isso é mais um ponto positivo a favor do autor.
    E se tratando de um thriller acho muito difícil eu não curtir!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Sou louca para ler os livros do autor! Vejo vários elogios a escrita e a construções fantásticas de personagens. A premissa desse livro é instigante, com toda certeza é aquele tipo de livro que enquanto você não começa a ir ligando os fatos você não consegue para de ler. Sua resenha está um espetaculo e me fez querer para ontem ler os livros desse autor e me aventurar junto com a detetive. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Acredita que eu ainda não li nenhum livro do autor? Eu gosto muito de livos policias e de suspense, então quando encontro resenhas me interesso muito. Eu tenho visto muitos comentarios positivos a respeito desse livro e do A Garota no Gelo e fico feliz que você tenha sido só elogios, espero gostar muito do livro também.

    ResponderExcluir
  18. Oi Yvens! Tudo bem?
    Não li nada desse autor ainda, mas já fiz a leitura de umas quantas resenhas dos três livros dele e todas, até a tua, me instigaram MUITO a ler as obras, cujas premissas são excelentes. Contanto que tenha um bom desenvolvimento e me surpreenda.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Caramba, eu nunca li um livro com a visão intercalada entre o assassino e o investigador, meio que o vilão e o herói, né? Simplesmente amei esse detalhe, que deve fazer toda a diferença na leitura. Amei seu post!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu amo livros com serial killers, mas essa história me perturba um pouco, por causa da semelhança com um crime real de uma pessoa próxima a mim. Um professor meu da faculdade, foi encontrado exatamente nas mesmas condições descritas na sua resenha, eu fiquei até assustada haha, mas é pq é realmente chocante e é isso que passa na nossa cabeça: "uma cena de livro ou filme de suspense" mas foi real, por isso eu não sei o quanto esse livro pode me afetar, pois fiquei bem chocada na época. Ainda assim, tenho vontade de ler e vou colocar na minha lista.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir