About Me

header ads

[RESENHA #470] BEM ATRÁS DE VOCÊ - LISA GARDNER


Título: Bem Atrás de Você
Autora: Lisa Gardner
Editora: Gutenberg
Páginas: 352
Ano: 2018

ISBN: 9788582354964
Onde Comprar:
 Amazon - Saraiva

Sinopse: 
Após uma tragédia que o separou por oito anos de sua irmã mais nova, Sharlah, o jovem Telly ressurge como o principal suspeito de uma onda de assassinatos. Só uma pessoa é capaz de desenhar o perfil do criminoso: o hábil ex-agente do FBI Pierce Quincy, que é convocado para colaborar no caso. Mas seu envolvimento como pai adotivo de Sharlah pode obscurecer sua linha de raciocínio ou levá-lo para um emaranhado de pistas desconexas, mostrando que o caso pode ir muito além do que parece ser. 

Resenha: Escrito por Lisa Gardner, Bem Atrás de Você é o primeiro livro publicado da autora pela Editora Gutenberg e o sétimo volume da série Quincy & Ranie, casal de ex-policiais aposentados que prestam serviços de consultoria para a polícia. Logo no início da narrativa conhecemos uma família completamente desequilibrada e desestruturada. Nessa família acompanhamos a vida de Telly, um garoto de nove anos e sua irmã Sharlah de apenas quatro anos. Seus pais são viciados e negligenciam os cuidados das crianças, por isso, Telly assume o papel de criar e cuidar da sua irmã mais nova, preparando o café da manhã e refeições para ela, além disso ele a leva para escola e após o término de suas aulas, possuem o hábito de irem para a biblioteca da escola, onde Telly habitualmente lê para a sua irmã. Essa é uma forma de ambos se manterem longe de toda a turbulência de casa.

"Pai. Mãe. Irmã. Morávamos em nosso próprio trailer duplo. Tapete marrom, felpudo. Bancadas douradas imundas. Chão revestido de linóleo descolado. Costumava correr com meus carrinhos Hot Wells por essas bancadas sujas de comida, dar um mortal duplo pelas rampas formadas pelas saliências do linóleo que estava se soltando, e então aterrissar no áspero carpete maltrapilho (...)" p. 7.

A situação em casa que já era ruim, começa a piorar com a entrada de estranhos no local, pessoas que vão para a casa de Telly e Sharlah com o intuito de fazerem uso de drogas e isso perturba ainda mais a vida das duas crianças. O ápice de todo o desequilíbrio e desordem ocorre quando certo dia Telly vê seu pai desferir algumas facadas em sua mãe e tão logo correr atrás dele e de sua irmã, com um claro objetivo: esfaquear e assassinar os filhos. É nesse momento de desespero que Sharlah aparece no corredor de casa e entrega para o seu irmão um taco de baseibol, algo que Telly prontamente usa para defender a vida da sua irmã e a sua também. Porém, desse dia em diante a vida dos jovens irmãos muda completamente.
Telly e Sharlah em seus poucos anos de vida sempre foram muito unidos, eram agarrados e cuidavam um do outro, mas agora a vida quis que eles seguissem por caminhos diferentes. Após a trágica noite, os irmãos são separados e eles são adotados por famílias diferentes. Telly ficou profundamente perturbado por tudo o que aconteceu naquela noite e isso afeta o seu ser, com o passar dos anos ele passa a pular de casa em casa, não consegue ficar por muito tempo em qualquer família de acolhimento. Por outro lado, Sharlah finalmente encontra um bom lar e pessoas que realmente possuem carinho por ela, pessoas em que ela possa confiar. Ela acaba indo morar com os ex-policiais e agora consultores  Quincy e Ranie.

Sharlah vive na pacata e tranquila pequena cidade de Bakersville, onde a calmaria reina praticamente absoluta. Porém, é numa manhã que tudo muda, um crime ocorre em uma loja de conveniência na cidade e duas pessoas são mortas, a xerife Shelly Atkins é a primeira a chegar na cena do crime e ela dá início as investigações. Rapidamente ela com ajuda de auxiliares busca pelas imagens da câmera de segurança que flagra um adolescente olhando diretamente para o aparelho logo após os assassinatos. Atkins busca saber quem é o jovem e quais foram as suas motivações para esse crime, logo ela descobre que o rapaz flagrado pela câmera é Telly. Quincy é convocado para auxiliar nas investigações e fica chocado ao saber da identidade do possível responsável pelos crimes.

"Final do corredor, Shelly foi se aproximando mais devagar. A gôndola não estava mais balançando. Ela apurou os ouvidos para captar algum som de movimento - digamos, um atirador desconhecido espreitando pelo outro lado do corredor ou se aproximando sorrateiro atrás dela. Nada." p. 15.

Em meio às investigações, a polícia descobre que os pais de acolhimento do jovem Telly também foram mortos. Tudo indica que Telly está indo atrás da sua irmã, mas ela tem seus pais de acolhimento que vão protegê-la custe o que custar. Agora a polícia precisa correr contra o tempo para capturar Telly e descobrir se ele agiu ou não sozinho, mas também para evitar que novas pessoas sejam vítimas de um potencial serial killer que está agindo puramente pela sede de matar.
Opinião: Bem Atrás de você é o meu primeiro contato com a escrita de Lisa Gardner e posso dizer tranquilamente que fiquei com uma boa impressão. A escrita da autora é boa e ágil, fiquei imerso na trama e por isso li rapidamente o livro. Eu achei interessante a autora abordar uma tragédia no seio familiar, tragédia essa que dá início a uma grande mudança na vida dos protagonistas. Lisa adota como temas centrais a confiança, os laços de sangue e a oportunidade que a vida nos dá de seguir em frente, uma nova chance para reconstruirmos as nossas vidas. Os personagens são verossímeis e bem construídos, possuem uma forte carga emocional, precisam lidar com seus dramas pessoais e superar obstáculos difíceis devido aos traumas que adquiriram ainda na infância.

Quero destacar a narrativa, pois ela ocorre entre o presente e o passado e isso nos possibilita conhecer e entender a vida de Telly e Sharlah, deixando o enrendo mais real também. Em vários momentos a autora me fez sentir dentro da história, isso é algo extremamente importante ao meu ver. A trama foi bem elaborada e o final atendeu às minhas expectativas. Em suma, "Bem Atrás de Você" é um livro que fala sobre vingança, amor, redenção e segunda chance. Se você gosta de um bom thriller, esse é o livro. Agradeço ao Grupo Autêntica por me enviar esse livro. Super recomendo a leitura de "Bem Atrás de Você".
Sobre a Edição: A capa ficou muito bonita e tem a ver com o conteúdo do livro. A diagramação segue o padrão apresentado pela Editora Gutenberg em outros livros. As folhas são amareladas e as fontes estão confortáveis. Deixo meus parabéns pelo zelo e capricho da editora.
Sobre a Autora: Lisa Gardner natural do Estado do Oregon, nos EUA, começou sua carreira na área de alimentos, mas depois de incendiar o próprio cabelo várias vezes, ela pegou a deixa e focou na escrita, publicando sob o pseudônimo de Alicia Scott. Com mais 22 milhões de livros impressos, os livros de Lisa foram publicados em 30 países. Seu sucesso passou para a televisão com quatro de seus romances, tornando-se filmes (At the Midnight Hour; Minha até à Morte (The Perfect Husband); The Survivors Club (O Clube das Sobreviventes); e Hide (Esconda-se) e aparições em programas de televisão (TruTV; CNN).

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Tudo bem? Já li e amei esse livro.

    É um livro que como muitos outros de autoria dela me deixou sem fala. A autora tem uma desenvoltura para desenvolver enredos com pegada psicológica que mesmo que eu imagine quem cometeu crimes ou motivações, ela sempre dá um jeito de me dar uma "rasteira" kkk.. Posso chegar até perto da finalização, mas com Lisa Gardner isso nunca é simples.. Ela sempre tem algo a mais para misturar no pacote e isso me faz amar suas histórias!

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Oiieee

    Eu adoro narrativas que intercalam diferentes espaços de tempo (presente- passado), acho que fica sempre interessante quando bem escrito. Nunca li nada da Gardner e não sabia se dava pra ler esse sem ter lido os anteriores da série. Pelo visto dá sim sem problemas e isso me super anima pois achei o livro fascinante. Vai pra lista.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Caramba, que livro! Fiquei de boca aberta com a rotina destas crianças e o fim da mãe delas. Um temática forte.
    Gosto de personagens reais e de quebra a autora adotou bons temas para tratar nesse livro e amando thriller como amo eu anoto a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Yvens!
    Esse livro tem me chamado atenção a cada resenha que leio dele, parece ser emocionante e nos prender a cada instante e, pela sua resenha, parece que é isso mesmo, né? Adorei a trama e a dica tá super anotada! Mega curiosa para descobrir mais sobre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é demais! Eu li faz pouco tempo e adorei a leitura, gostei muito de ver a sua opinião sobre ele. Eu fiquei curiosa para ler outros livros da autora.

    ResponderExcluir
  6. Oi Yvens, eu nunca li nada da Lisa, mas já estou de olho neste livro faz um tempo, adoro trillers e tua resenha me deixou com mais vontade ainda ler.
    Bjos
    Vivi
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem? Já ouvi falar muito desse livro, sempre coisas positivas, parabéns pela resenha, dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Nunca li nada da autora, na verdade não é um gênero que curta muito, mas já vi várias resenhas além da sua elogiando. Vou deixar como dica para amigos que curtam! Ótima resenha e fotos <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada da autora, e fiquei curiosa para conhecer esse livro. Eu adoro o gênero, e sempre gosto do que leio. As resenhas dessa obra são sempre positivas, então sei que vou gostar também.
    Que pena saber que é o sétimo livro. :(
    beijos

    ResponderExcluir
  10. A ansiedade por essa leitura só aumenta.
    Nunca tive contato com a autora e quando encontro uma resenha (como a sua) me sinto culpada por não conhecer a escrita dela rs..
    Espero conseguir ler em breve *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Cada vez que leio uma resenha falando desse livro eu fico cada vez mais empolgada para iniciar a leitura dele, apesar de nunca ter lido nada da autora a sinopse dele chamou a minha atenção! Eu amo esse genero literário e tenho muito livros dele me esperando na estante, infelizmente não tenho tempo para ler todos mas, em breve irei comprar minha edição desse livro.
    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  12. Olá, estou querendo ler mais thrillers, esse é um que tenho muita curiosidade para realizar a leitura e desvendar o desfecho dessa trama. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  13. Eu já sou fã dela, li 3 livros e gostei de todos. Estou com grandes expectativas com este, que espero ler em breve.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Oi Yvens, como está?
    Já li outras resenhas sobre esse livro e inclusive acho, no momento não lembro com exatidão, mas creio que também li textos críticos sobre outros livros dessa autora e dessa mesma série. A proposta desse livro é realmente muito boa e pela maneira como tu fala dele, nada é o que parece à primeira vista.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir