About Me

header ads

[RESENHA #409] CRIATURAS E CRIADORES - VÁRIOS AUTORES



Título: Criaturas e Criadores - Histórias Para Noites de Terror
Autor: Vários Autores
Editora: Record
Páginas: 248
Ano: 2017
ISBN: 9788501112255
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: 
Quatro dos mais populares autores contemporâneas brasileiros, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes se uniram para reinventar os contos de terror clássicos. Frankenstein vive, e está numa favela do Rio. Rumores indicam que Drácula pode ser o dono de uma nova e badalada boate. Numa faculdade de artes, há uma lenda que diz que um fantasma ajuda belas jovens a cantar num teatro abandonado. Um mistério ronda a vida de um dentista e pai de família que está prestes a descobrir seu lado mais monstruoso. Quatro clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros para noites de sustos, terror e gritos. 

Resenha: Criaturas e Criadores: Histórias para dias de Terror é uma coletânea organizada pela Editora Record e conta com releituras de quatro contos clássicos de terror. Os contos foram escritos por quatro autores brasileiros, são eles: Raphael Draccon (ficou com Frankenstein), Carolina Munhóz (com Drácula), Frini Georgakopoulos (Fantasma da Ópera) e Raphael Montes (O Médico e O Monstro). Os contos presente no livro são respectivamente: A Criatura; Conde de Ville; Por Trás da Máscara e O Sorriso do Homem Mau.

A Criatura - Raphael Draccon: Na releitura do clássico de Mary Shelley, acompanhamos a vida de Elizabeth, uma repórter que está louca para ganhar o mundo. Acostumada a publicar entrevistas em seu canal no Youtube, Elizabeth não tem medo de enfrentar o desconhecido ou mesmo visitar lugares considerados perigosos. A repórter vai em um barraco no meio da favela, cercada de homens fortemente armados para conseguir um furo de reportagem. Seu objetivo é bem claro: ela quer desvendar todos os mistérios de Dr. Victor, um médico cirurgião procurado pela polícia. Elizabeth quer extrair do médico toda a verdade por trás de suas aterrorizantes experiências sobre reviver os mortos e sobre um monstro em especial que coloca medo até mesmo nos temidos soldados do BOPE.

"Elizabeth balançava a cabeça, estimulando o médico a continuar. Victor vestia uma camisa polo com a gola aberta, o que já o tornava a pessoa mais bem-vestida ao redor. Em meio à escuridão, feito obsessores, homens magros de camisetas em farrapos, bermudas de tactel e chinelos de borracha conversavam com outros fora de forma, sem camisa e de tênis Nike." p. 8

Conde de Ville - Carolina Munhõz: Uma casa noturna é inaugurada na cidade e seu nome logo é sinal de sucesso. A casa noturna apresenta um ar soturno e macabro, algo que atrai diversos visitantes. Seu dono veio do continente europeu e é conhecido como Vlad. Em paralelo temos Elis, uma escritora de histórias de terror que está enfrentando um grave bloqueio criativo. O seu namorado trabalha na casa noturna de Vlad e lá ela conhece esse misterioso homem que acaba despertando nela uma imensa curiosidade. Após ela conhecer Vlad sua inspiração acaba voltando. Mas a sua imaginação acaba criando uma confusão nela, pois ela não sabe o que é real ou não. Será que Vlad é realmente um vampiro?

"Havia horror e sangue. Um show bizarro diante dos olhos dela, que ardiam de tanto chorar. Ela sabia que ele causara dor e morte. Tinha medo das consequências daquele ato, pois tudo acabaria refletindo nela. Cada vida tirada de forma cruel e traiçoeira roubava um pedaço de sua alma já condenada ao inferno." p. 53.
Por Trás da Máscara - Frini Georgakopoulos: Inspirado em O Fantasma da Ópera, Frini nos traz a história de Cristine Daaé, uma jovem cantora que está realizando um sonho que fora construído por ela e seu pai, ela conseguiu entrar no maior instituo de música do seu país. Mas após conseguir alcançar o seu sonho, a jovem não consegue dar prosseguimento no mesmo, pois ela perdeu o seu pai e por isso vê o seu sonho ruir. Ela precisa cantar o quanto antes e se não conseguir deverá ir embora do instituto muito antes do previsto. Precisando correr contra o tempo para voltar a ser uma aluna exemplar, Cristine acaba recebendo uma ajuda inesperada, um misterioso fantasma de uma lenda oferece ajuda para ser seu professor em busca da voz perfeita.

"Enquanto caminho em direção ao teatro, me pergunto se por dentro ele continua o mesmo, com suas passagens secretas e cadeiras de veludo vermelhas; alunos e professores passam por mim, seguindo com as tarefas do dia. A expectativa pelo fim de semana e pelo show está no ar, e é contagiante. Posso dizer que a melhor parte em estar de volta é exatamente esta: ver jovens buscando seus sonhos, aperfeiçoando a sua arte, isso me traz esperança." p. 101.
O Sorriso do Homem Mau - Raphael Montes: Pablo sempre sonhou em cursar medicina, mas foi com a odontologia que uma nova paixão surgiu. Pablo é um homem de família, pai e um profissional respeitado, ele é na verdade um homem feliz. Mas em certa altura da sua vida ele começa a criar hábitos estranhos, algumas partes do seu dia são misteriosamente apagadas da sua memória. O que ele faz nesses momentos é um mistério para ele, é algo que ninguém teria orgulho.

"O homem abre o alçapão e desce as escadas, mas o prisioneiro não se move. A luz do dia entra pelo quadrado do teto e deixa entrever a sombra deitada no colchão fino e embolorado, como um graveto retorcido. O lençol fede a urina. O homem não fala nada sobre o cheiro ou sobre o silêncio. Deixa a bandeja diante do prisioneiro e acende a lanterna, o feixe de luz nos olhos do outro." p. 207.
Opinião: O livro conta com bons contos, meu conto favorito e que me deixou mais envolvida foi Por Trás da Máscara da autora Frini Georgakopoulos. A autora me cativou e emocionou, ela traz elementos como amizade, perda, sonhos e paixão. A autora ainda realiza menções à obra original, Frini simplesmente me deixou extremamente curiosa com o desenrolar dos acontecimentos. Esse é sem sombra de dúvidas o conto mais assustador e arrebatador. O Sorriso do Homem Mau conta com uma narrativa fluida e descritiva, foi o segundo conto que eu mais gostei e é um pouco perturbador. A Criatura é um conto que me surpreendeu positivamente. Já o conto Conde de Ville eu achei apenas razoável e achei um pouco confuso em alguns momentos.

Criaturas e Criadores - Histórias Para Dias de Terror foi uma boa leitura, gostei dessa coletânea de contos, teve mais pontos positivos que negativos. Apesar de ser um livro com histórias de terror, eu não achei as histórias pesadas, pode ser tranquilamente lido por pessoas que não são fãs do gênero. Os quatro autores conseguiram encontrar um equilíbrio entre os clássicos com suas releituras. Fiquei com uma sensação nostálgica por nos remeter aquelas histórias dos originais, mas eles conseguiram dar um toque de originalidade nas releituras. Recomendo a leitura de Criaturas e Criadores, não pense duas vezes para ler esse livro. Livro recebido em parceria com o Grupo Editorial Record!
Sobre a Edição: Essa edição ficou maravilhosa, eu fiquei simplesmente encantada. O livro é uma edição em capa dura, a capa ficou muito bonita e conta com detalhes em dourado. A diagramação ficou simples, mas está elegante. A fonte e o espaçamento estão confortáveis. Essa edição está um verdadeiro luxo!

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Eu achei essa edição linda demais, e apesar de não ser um livro que eu vá ler um dia eu amaria ter na minha estante só por conta da beleza. Mas gostei de conferir suas impressões, estão ótimas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa já me amarrei e a edição parece estar excelente, principalmente para mim que adoro fazer coleçao.
    Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  3. Adorei. Acabei de ler um livro de Raphael Montes e descobrir que ele tem um outro do qual participa me deixa muito animada. Adoro contos e tenho certeza que amarei estes. Adorei a descoberta. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Caraaaaamba. Não sabia dessa. Já sou um fã do Draccon e a premissa da obra me ganhou. Essas releituras de personagens icônicos trazidos para os dias atuais, quando bem escritos rendem ótimas histórias pelos contrastes. Li a uns anos "Ele Está de Volta", que trás Hitler de volta ao mundo moderno e foi muito engraçado. Já vou anotar esse livro pra procurar nas próximas compras. Valeu dms!

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu confesso que não estou acostumado a ler contos, mas esta coletânea parece uma ótima dica! Nunca tinha ouvido falar!

    A parte exterior esta muito bonito e acho ótimo que tenhas gostado! Que bom que os pontos positivos se sobrepõem aos negativos!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gostei bastante da proposta e realmente essa edição está um luxo. O que me deixa mais animada é ver autores nacionais em um trabalho bem bacana e com contos bem escritos e de fácil compreensão.
    Me agradaria a leitura com certeza.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Eu vi este livro, e estou namorando ele para uma futura leitura. Gostei do gênero dos contos e dos autores escolhidos para o livro. Achei legal que apesar de terror, as histórias não são tão pesadas
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu amei esse livro, principalmente por ter o meu casal favorito da vida, o Raphael e a Carolina, sempre vou aos eventos deles quando eles aparece em minha cidade - bem raramente - e sei o quanto sao talentosos!

    ResponderExcluir
  9. Olá meu amigo,

    Adorei a edição desse livro, porque a cor combinou com os contos da edição.
    Gostei dessa ideia de releitura de clássicos e também pela escolha dos autores que são impecáveis em suas escritas e trabalhos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Já quero esse livro na minha estante só por essa capa incrível! Linda demais essa edição, e como sou apaixonada em contos já quero ler!

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu amo contos, e pelo que vi na sua resenha, eu acho que ia gostar bastante de todas as histórias presentes nessa obra.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é realmente lindo né? Eu li ele a um tempo atrás e fiquei bem decepcionada, nem a beleza dele serviu pra eu mantê-lo na estante :(

    ResponderExcluir
  13. Estou louca para ler esse livro.
    Além de a edição ser maravilhosa achei incrível as histórias serem moderninhas com os clássicos incríveis que conhecemos.
    Espero ler esse ano esse livro, doida pra ler o conto da Frini e do Raphael

    ResponderExcluir
  14. Olha, essa coletânea é feita de dois times. os que gostaram e os que odiaram. huahuauha
    Eu já li umas 300 resenhas e nunca me convenço a comprar. Na verdade eu só queria por causa do Raphael Montes mesmo, mas, permaneço na duvida!
    Gostei da sua resenha! Mais uma opinião favorável! :D

    Beijinho!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir