About Me

header ads

[ARTIGO #09] VOCÊ É UM VICIADO EM LIVROS?

Os livros se acumulam na estante, uns em cima dos outros, as listas de prioridades para leituras vão surgindo, por vezes não estamos satisfeitos. Talvez você seja apenas um viciado em livros ou sofra de bibliomania.


A bibliomania é um desordem, de caráter obsessiva-compulsiva, no qual afeta as pessoas que colecionam livros de forma desenfreada, todavia não são todos colecionadores que enquadram nessa característica.
O diagnóstico do distúrbio, está ligado à socialização e deterioração das relações pessoais. Em diversos casos de bibliomania, as pessoas consomem aquilo que vai além do seu interesse. É uma compulsão tamanha, que acabam colecionando diversas unidades do mesmo livro e por vezes obras de determinados assuntos que não acham interessantes.

Abaixo temos alguns sintomas de uma pessoa viciada em livros:

1. Compra semanal de livros: É um sintoma comum dos viciados em livros. Praticamente visitam diariamente as páginas das livrarias online em busca de oportunidades e acabam adquirindo exemplares.

2. Pausa para leitura: Um viciado em livros aproveita a hora do almoço para ler mais um pouquinho, pode ocorrer de comer mais depressa para que assim tenha mais tempo para ler.

3. Presentes: É algo comum presentearmos obras de acordo com a preferência de quem vai receber. Normalmente antes de presentear, o viciado em livros dá uma olhadinha e, por vezes acaba lendo um pouco do livro.

4. Mais livros do que vamos ler: Um sintoma e grande problema dos viciados em livros está diretamente ligado ao volume das compras. A quantidade de obras interessantes não acaba e diversas vezes acaba comprando mais livros do que realmente pode ler. Outro detalhe é a compra de livros em línguas estrangeiras, que às vezes não domina e compra por achar bonito ou interessante.
5. Os livros tornam-se o único assunto: Falar apenas de livros com seus amigos, namorada ou familiares é um sinal de que está se tornando viciado.  Deixando de lado assim outros assuntos relevantes e interessantes.

6. Desligando do mundo: Quando a concentração na leitura é grande, acabamos por esquecer de responder uma mensagem ou atrasamos para tarefas básicas como jantar. Essa situação demonstra o quanto você gosta de livros e o leva a esquecer do resto do mundo.

7. Uma pequena mentira para ler mais: O sintoma crucial que confirma o vício por livros é quando arranjamos pequenas mentiras - inofensivas, claro - para que possamos ler mais uma página ou acabar um livro, como por exemplo justificar algum atraso por um motivo aceitável, mas falso.

Venha conhecer nossa fanpage: Saga Literária

Gostou inscreva-se no blog.

Por Yvens Castro.

Postar um comentário

34 Comentários

  1. Não sou viciada em livros.
    Porque nenhum desses itens me representa. Eu sou uma boa leitora, mas fazer essas coisas da lista eu já acho demais.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá,tudo bom?
    Faço algumas coisas da lista mas não me considero viciada em livros. Por exemplo, ano passado aproveitava muito meu horário de almoço pra ler, mas, não comia mais rápido por isso. Na verdade, só aproveitava o horário por ser o único que tinha pra ler rs As vezes me desligo do mundo enquanto leio, mas, só quando o livro é muito interessante. Não considero isso um vício porque não acontece sempre rs Post muito interessante!


    Beijos!
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  3. Amo ler.... mas ainda não estou nesse nivel ...kkkkk falta pouco acredito :D

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei de leve com alguns itens, mas acho que minha saúde literária anda bem, haha. Adorei o post, até a próxima!

    Raquel,
    digaileitoresblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros, livros são bons, aprendemos muito com eles, mas não sou viciada neles, Yvens abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá Yvens, bem eu já fui mais fanática por livros, do tipo que comprava a qualquer oferta que aparecia. Depois de contabilizar os gastos e a falta de espaço em casa, coloquei a mão na consciência e dei uma pausa, comecei a doar, trocar livros que não queria mais, vender e maneirar nas compras! Com certeza hoje sou bem mais consciente.

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Gosto muito de ler,mas não sou viciada. Se a Saga for muito boa e leio todos os livros e fico por dentro das novidades,mas só isso mesmo 😉
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Me enquadro muito bem no item 4 e preciso me curar disso, pois tem me falido (obs. não chego ao nível do item 1...rs).
    Me considero uma bibliófila...rs..

    bibliófilo:
    adjetivo substantivo masculino
    que ou aquele que ama os livros.
    amante ou colecionador de livros raros e preciosos, ou de boas edições.

    bem longe de ter os raros...rs...

    ResponderExcluir
  9. Adorei a lista,eu ñ façonada de sua lista,mas a minha neta sim.
    Vou prestar mais atenção nela.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Oii, não sou viciada em livros! ! Tem gente assim mesmo kkk ótimo post.

    ResponderExcluir
  11. Viciadas em livros kkk acabei de comprovar <3 adorei o blog

    ResponderExcluir
  12. Vou te falar que gosto muito de livros, tanto para dá uma pausa para ler quanto para comprar. Dos estilos gosto mais jurídico, Auto Ajuda e Moda.

    Amei o seu post.

    Um Grande Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Gente, tem distúrbios para tudo. Essa é novidade para mim, já fui viciada em livros, atualmente leio raramente, o tempo para cuidar de duas crianças pequenase consome demais.
    www.universomacherie.com

    ResponderExcluir
  14. Gente, tem distúrbios para tudo. Essa é novidade para mim, já fui viciada em livros, atualmente leio raramente, o tempo para cuidar de duas crianças pequenase consome demais.
    www.universomacherie.com

    ResponderExcluir
  15. Oie! Adorei a ideia da publicação! Fiquei feliz em saber que não sou viciada, apesar de ter me reconhecido bastante no item 4 - menos nas compras de exemplares estrangeiros -, hahah. Sobre o primeiro sintoma, eu confesso que dou uma olhada nos sites de lojas para procurar promoções dos meus desejados, mas sempre saio sem realizar compra. A postagem ficou incrível e adorei saber um pouco mais sobre a bibliomania. :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  16. Não chego ainda a esse extremo, mas adoro livros e tenho alguns ainda esperando para serem lindos. Adoro as capas, o cheiro de livro novo, cheiro de livro de sebo. Amo!!! rs Beijos

    ResponderExcluir
  17. Sou uma viciada em livros, estudante de história, só não tenho mais por falta de tempo, mas sempre que vejo uma resenha ou uma lista na net já penso em comprar mais alguns.

    ResponderExcluir
  18. Oi Yvens, tudo bem
    Gostei muito da sua postagem, acho super importante discutirmos o assunto que acho que vai tocar fundo em algumas pessoas. Nada em excesso é bom, é justamente o excesso que pode ser caracterizado como doença. No meu caso, estou sempre olhando as lojas on line a procura de promoções para os livros que eu tanto quero e já sofro da falta de espaço, risos...
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!!
    Muito interessante o post, me identifiquei com alguns pontos de alguns tópicos, como me desligar do mundo, olhar as lojas online, mesmo não comprando, kkkkkk.

    http://viajandoentrecitacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ufa, passei no texto, não sofro de bibliomania, estou no máximo para uma apreciadora de livros, apesar de ter muitos, quando sei que não dá, faço bastante doação.

    ResponderExcluir
  21. que legal
    nnca tinha parado para pensar nisso
    mas acho que não sou viciada não
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Conheço muita gente assim, eu amo lê, mas não chega a esse ponto. Eu conheço um pessoa que tem tanto livro, que ela teve que começar a fazer doações porque não cabia mais nada na casa dela kkkkkkkkkk. Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Confesso Yvens que já tive esse vício, hoje não mais, após ser mãe meu vício teve de ser curado na marra rsrs, acho até que hoje em dia estou o oposto, não acho tempo pra sentar e ler um bom livro ....

    Bjos
    Minda =D

    ResponderExcluir
  24. Menina que post mais interessante...eu sempre soube que tinha os viciados em livros, mas não sabia que era uma síndrome mesmo. Bom de qq forma, melhor viciados em livros que em coisas mais pesadas né (tipo, drogas, comida, roer unhas...).
    Ta certo que pode afetar financeiramente a vida da pessoa tb né...quase que acaba virando um toc.
    Gostei de saber disso!! Bjinhos.

    ResponderExcluir
  25. Eu não viciada em livros mas adoro amo de paixão ler um blog livro com uma bela historia que mim emocione e mim faça sonhar também com a historia.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom este post! Confesso que faço algumas coisinhas dessa lista, mas não me considero viciada. Tudo o que é demais acaba se tornando prejudicial à saúde, com certeza não desejo isso para mim nem para os outros!


    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Achei super interessante o post! Não sabia da Bibliomania! Ainda bem que nào sofro disso! Amo livros , gosto de presentear e leio aquilo que é do meu interesse! ótima reflexão!
    Blog Mulher Virtuosa By Vany

    ResponderExcluir
  28. Olá,amiga!!
    Eu não sou uma viciada em livros, mas eu já li muitos.
    Devido as circunstâncias da vida, até deixamos de ler um pouco e isso prejudica o nosso ser.Enriquecer o nosso conhecimento e o nosso entender é muito importante!! Bjss!!

    Agenda dos Blogs

    ResponderExcluir
  29. Percebi que não sou tão viciado quanto imaginava rsrsr Compro muito livros por mês, as vezes torro meu salario. Mas ainda tenho espaço pra outros vícios ( vídeo game e filmes). mas só de ver esse Alice com essa capa perfeita já estou pensando em comprar também!!!

    ResponderExcluir
  30. Não sou viciada =( mas queria ser, uma meta neste ano é me habituar a leitura, beeijos

    ResponderExcluir
  31. Ultimamente não tenho lido muito, preciso ler mais! já li muito mas a falta de tempo faz com que a gente deixe um pouco de lado! bjo

    ResponderExcluir
  32. Oi Yvens!
    Eu gosto muito, muito, muito, muito de ler, mas definitivamente eu não sou viciada em livros. Para você ter uma noção, não compro livros há uns seis meses, e até estou conseguindo emprestar alguns, rsrs
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  33. Ah droga, eu tenho 6 dos 7 sintomas.. só não compro livro toda semana, embora não passo um mês sem comprar alguma coisa...
    A matéria é interessante, é bom pra ficar de olho com algo que se chama fanatismo e não faz nada bem. Uma coisa é ler por prazer, outra é ser obrigado a isso ou querer aparecer...
    bjs
    umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir