A bibliomania é um desordem, de caráter obsessiva-compulsiva, no qual afeta as pessoas que colecionam livros de forma desenfreada, todavia não são todos colecionadores que enquadram nessa característica.
O diagnóstico do distúrbio, está ligado à socialização e deterioração das relações pessoais. Em diversos casos de bibliomania, as pessoas consomem aquilo que vai além do seu interesse. É uma compulsão tamanha, que acabam colecionando diversas unidades do mesmo livro e por vezes obras de determinados assuntos que não acham interessantes.
Abaixo temos alguns sintomas de uma pessoa viciada em livros:
1. Compra semanal de livros: É um sintoma comum dos viciados em livros. Praticamente visitam diariamente as páginas das livrarias online em busca de oportunidades e acabam adquirindo exemplares.
2. Pausa para leitura: Um viciado em livros aproveita a hora do almoço para ler mais um pouquinho, pode ocorrer de comer mais depressa para que assim tenha mais tempo para ler.
3. Presentes: É algo comum presentearmos obras de acordo com a preferência de quem vai receber. Normalmente antes de presentear, o viciado em livros dá uma olhadinha e, por vezes acaba lendo um pouco do livro.
4. Mais livros do que vamos ler: Um sintoma e grande problema dos viciados em livros está diretamente ligado ao volume das compras. A quantidade de obras interessantes não acaba e diversas vezes acaba comprando mais livros do que realmente pode ler. Outro detalhe é a compra de livros em línguas estrangeiras, que às vezes não domina e compra por achar bonito ou interessante.
5. Os livros tornam-se o único assunto: Falar apenas de livros com seus amigos, namorada ou familiares é um sinal de que está se tornando viciado. Deixando de lado assim outros assuntos relevantes e interessantes.
6. Desligando do mundo: Quando a concentração na leitura é grande, acabamos por esquecer de responder uma mensagem ou atrasamos para tarefas básicas como jantar. Essa situação demonstra o quanto você gosta de livros e o leva a esquecer do resto do mundo.
7. Uma pequena mentira para ler mais: O sintoma crucial que confirma o vício por livros é quando arranjamos pequenas mentiras - inofensivas, claro - para que possamos ler mais uma página ou acabar um livro, como por exemplo justificar algum atraso por um motivo aceitável, mas falso.
Venha conhecer nossa fanpage: Saga Literária
Gostou inscreva-se no blog.
Por Yvens Castro.
7. Uma pequena mentira para ler mais: O sintoma crucial que confirma o vício por livros é quando arranjamos pequenas mentiras - inofensivas, claro - para que possamos ler mais uma página ou acabar um livro, como por exemplo justificar algum atraso por um motivo aceitável, mas falso.
Venha conhecer nossa fanpage: Saga Literária
Gostou inscreva-se no blog.
Por Yvens Castro.
34 Comentários
Não sou viciada em livros.
ResponderExcluirPorque nenhum desses itens me representa. Eu sou uma boa leitora, mas fazer essas coisas da lista eu já acho demais.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Eu me enquadro no item um. Rssssss
ExcluirOlá,tudo bom?
ResponderExcluirFaço algumas coisas da lista mas não me considero viciada em livros. Por exemplo, ano passado aproveitava muito meu horário de almoço pra ler, mas, não comia mais rápido por isso. Na verdade, só aproveitava o horário por ser o único que tinha pra ler rs As vezes me desligo do mundo enquanto leio, mas, só quando o livro é muito interessante. Não considero isso um vício porque não acontece sempre rs Post muito interessante!
Beijos!
Entre Livros e Personagens
Amo ler.... mas ainda não estou nesse nivel ...kkkkk falta pouco acredito :D
ResponderExcluirMe identifiquei de leve com alguns itens, mas acho que minha saúde literária anda bem, haha. Adorei o post, até a próxima!
ResponderExcluirRaquel,
digaileitoresblog.blogspot.com
Gosto de livros, livros são bons, aprendemos muito com eles, mas não sou viciada neles, Yvens abraços.
ResponderExcluirOlá Yvens, bem eu já fui mais fanática por livros, do tipo que comprava a qualquer oferta que aparecia. Depois de contabilizar os gastos e a falta de espaço em casa, coloquei a mão na consciência e dei uma pausa, comecei a doar, trocar livros que não queria mais, vender e maneirar nas compras! Com certeza hoje sou bem mais consciente.
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirGosto muito de ler,mas não sou viciada. Se a Saga for muito boa e leio todos os livros e fico por dentro das novidades,mas só isso mesmo 😉
Bjo
Me enquadro muito bem no item 4 e preciso me curar disso, pois tem me falido (obs. não chego ao nível do item 1...rs).
ResponderExcluirMe considero uma bibliófila...rs..
bibliófilo:
adjetivo substantivo masculino
que ou aquele que ama os livros.
amante ou colecionador de livros raros e preciosos, ou de boas edições.
bem longe de ter os raros...rs...
Adorei a lista,eu ñ façonada de sua lista,mas a minha neta sim.
ResponderExcluirVou prestar mais atenção nela.
Bjsss
Oii, não sou viciada em livros! ! Tem gente assim mesmo kkk ótimo post.
ResponderExcluirViciadas em livros kkk acabei de comprovar <3 adorei o blog
ResponderExcluirVou te falar que gosto muito de livros, tanto para dá uma pausa para ler quanto para comprar. Dos estilos gosto mais jurídico, Auto Ajuda e Moda.
ResponderExcluirAmei o seu post.
Um Grande Beijo.
Gente, tem distúrbios para tudo. Essa é novidade para mim, já fui viciada em livros, atualmente leio raramente, o tempo para cuidar de duas crianças pequenase consome demais.
ResponderExcluirwww.universomacherie.com
Gente, tem distúrbios para tudo. Essa é novidade para mim, já fui viciada em livros, atualmente leio raramente, o tempo para cuidar de duas crianças pequenase consome demais.
ResponderExcluirwww.universomacherie.com
Oie! Adorei a ideia da publicação! Fiquei feliz em saber que não sou viciada, apesar de ter me reconhecido bastante no item 4 - menos nas compras de exemplares estrangeiros -, hahah. Sobre o primeiro sintoma, eu confesso que dou uma olhada nos sites de lojas para procurar promoções dos meus desejados, mas sempre saio sem realizar compra. A postagem ficou incrível e adorei saber um pouco mais sobre a bibliomania. :3
ResponderExcluirBeijos,
Fernanda F. Goulart,
Império Imaginário.
Não chego ainda a esse extremo, mas adoro livros e tenho alguns ainda esperando para serem lindos. Adoro as capas, o cheiro de livro novo, cheiro de livro de sebo. Amo!!! rs Beijos
ResponderExcluirSou uma viciada em livros, estudante de história, só não tenho mais por falta de tempo, mas sempre que vejo uma resenha ou uma lista na net já penso em comprar mais alguns.
ResponderExcluirOi Yvens, tudo bem
ResponderExcluirGostei muito da sua postagem, acho super importante discutirmos o assunto que acho que vai tocar fundo em algumas pessoas. Nada em excesso é bom, é justamente o excesso que pode ser caracterizado como doença. No meu caso, estou sempre olhando as lojas on line a procura de promoções para os livros que eu tanto quero e já sofro da falta de espaço, risos...
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Olá!!
ResponderExcluirMuito interessante o post, me identifiquei com alguns pontos de alguns tópicos, como me desligar do mundo, olhar as lojas online, mesmo não comprando, kkkkkk.
http://viajandoentrecitacoes.blogspot.com.br/
Ufa, passei no texto, não sofro de bibliomania, estou no máximo para uma apreciadora de livros, apesar de ter muitos, quando sei que não dá, faço bastante doação.
ResponderExcluirque legal
ResponderExcluirnnca tinha parado para pensar nisso
mas acho que não sou viciada não
bjs
http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/
Conheço muita gente assim, eu amo lê, mas não chega a esse ponto. Eu conheço um pessoa que tem tanto livro, que ela teve que começar a fazer doações porque não cabia mais nada na casa dela kkkkkkkkkk. Beijos!
ResponderExcluirConfesso Yvens que já tive esse vício, hoje não mais, após ser mãe meu vício teve de ser curado na marra rsrs, acho até que hoje em dia estou o oposto, não acho tempo pra sentar e ler um bom livro ....
ResponderExcluirBjos
Minda =D
Menina que post mais interessante...eu sempre soube que tinha os viciados em livros, mas não sabia que era uma síndrome mesmo. Bom de qq forma, melhor viciados em livros que em coisas mais pesadas né (tipo, drogas, comida, roer unhas...).
ResponderExcluirTa certo que pode afetar financeiramente a vida da pessoa tb né...quase que acaba virando um toc.
Gostei de saber disso!! Bjinhos.
Eu não viciada em livros mas adoro amo de paixão ler um blog livro com uma bela historia que mim emocione e mim faça sonhar também com a historia.
ResponderExcluirMuito bom este post! Confesso que faço algumas coisinhas dessa lista, mas não me considero viciada. Tudo o que é demais acaba se tornando prejudicial à saúde, com certeza não desejo isso para mim nem para os outros!
ResponderExcluirBjs
www.livrosdabeta.blogspot.com.br
Achei super interessante o post! Não sabia da Bibliomania! Ainda bem que nào sofro disso! Amo livros , gosto de presentear e leio aquilo que é do meu interesse! ótima reflexão!
ResponderExcluirBlog Mulher Virtuosa By Vany
Olá,amiga!!
ResponderExcluirEu não sou uma viciada em livros, mas eu já li muitos.
Devido as circunstâncias da vida, até deixamos de ler um pouco e isso prejudica o nosso ser.Enriquecer o nosso conhecimento e o nosso entender é muito importante!! Bjss!!
Agenda dos Blogs
Percebi que não sou tão viciado quanto imaginava rsrsr Compro muito livros por mês, as vezes torro meu salario. Mas ainda tenho espaço pra outros vícios ( vídeo game e filmes). mas só de ver esse Alice com essa capa perfeita já estou pensando em comprar também!!!
ResponderExcluirNão sou viciada =( mas queria ser, uma meta neste ano é me habituar a leitura, beeijos
ResponderExcluirUltimamente não tenho lido muito, preciso ler mais! já li muito mas a falta de tempo faz com que a gente deixe um pouco de lado! bjo
ResponderExcluirOi Yvens!
ResponderExcluirEu gosto muito, muito, muito, muito de ler, mas definitivamente eu não sou viciada em livros. Para você ter uma noção, não compro livros há uns seis meses, e até estou conseguindo emprestar alguns, rsrs
Bjs!
Quem Lê, Sabe Porquê
Ah droga, eu tenho 6 dos 7 sintomas.. só não compro livro toda semana, embora não passo um mês sem comprar alguma coisa...
ResponderExcluirA matéria é interessante, é bom pra ficar de olho com algo que se chama fanatismo e não faz nada bem. Uma coisa é ler por prazer, outra é ser obrigado a isso ou querer aparecer...
bjs
umavidaliteraria1.blogspot.com.br