About Me

header ads

[RESENHA #277] TRONOS & OSSOS 02: O ENIGMA DO CHIFRE - LOU ANDERS


Título: Tronos e Ossos: O Enigma do Chifre
Autor: Lou Anders
Editora: Jangada [Grupo Pensamento]
Páginas: 376
Ano: 2017
ISBN: 9788555390838
Onde comprar: Amazon

Sinopse: Depois de atravessar florestas e desertos gelados para salvar Thianna, Karn precisará viajar montado num réptil voador até Castelurze, aprender a jogar um novo jogo chamado Aurigas, decifrar o Enigma do Chifre e enfrentar misteriosos elfos. Todos estão atrás do Chifre de Osius, um antigo artefato com poder suficiente para mudar o mundo. Mas com facções rivais de elfos, anões rebeldes, exércitos em guerra e mantícoras devoradoras de gente no caminho, Karn não sabe em quem confiar. Até onde ele será capaz de chegar em nome da amizade? A solução deste enigma pode ser fatal.

Resenha: Karn Korlundsson gosta de jogar, isso é inegável e Tronos & Ossos é um jogo de estratégia em que ele se dá muito bem. Quando seu pai o encarregou de fazer as negociações no mercado de Bense, logo tratou de desafiar os mercadores no jogo em troca de barganhas melhores. E, para felicidade dos Korlundsson, ele sempre ganhava. Ele teve que aprender os macetes do comércio para poder, um dia, ser digno de tomar o lugar de seu pai, e tudo indicava que ele estava no caminho certo. Karn, gostava muito da vida em Norrongard, mas sentia falta de sua amiga Thianna, a menina gigante. Foi pensando em sua amiga e rumo ao mercado de peles que Karn, se viu sendo levado para o céu por fortes garras que o prenderam firmemente.

"Perdido em pensamentos, Karn não notou a sombra que pairava sobre ele até que o bater de asas levantou muvens de poeira e as pessoas começaram a gritar, a apontar e a fugir." p. 25.

Karn tinha sido levado por um Wyvern [vi-VERN], e também tinha quase certeza que era a mesma que havia ajudado Thianna antes. Enquando Karn balançava no frio por quilômetros e mais quilômetros, logo percebeu que estava sendo levado para as ruínas de Sardeth, lar do grande dragão Orm. A primeira coisa que Karn pensou foi que o velho dragão queria sua espada, Clarão Cintilante, de volta. A outra coisa, foi que ele iria assá-lo vivo pela cidade toda estar contando a história do último encontro entre Karn e Orm. De certa forma, nenhuma das alternativas eram boas, mas a primeira era muito melhor que a segunda.
Para a surpresa de Karn, Orn queria a ajuda dele para ir na busca do chifre de Osius. Mas, ele não entendeu muito bem o porquê de Orm tê-lo chamado e não Thianna, já que a menina gigante era um guerreira muito melhor do que Karn. Foi então que foi novamente surpreendido, pois Orm já havia chamado Thianna para essa busca e ela estava desaparecida.

"Karn começou a tremer e pensou em brandir a Clarão Cintilante na cara do dragão. Estava furioso que Orm tivesse enviado sua amiga para uma situação de risco tão óbvio. Então se deu conta do perigo que seria insultar o maior dragão daquela parte do mundo. Paralisou no meu do gesto e do insulto." p. 42.

Depois de ter conversado com Orm e ter conseguido algumas "melhorias" dele, através da mágica dos dragões, Karn teria que partir para a cidade de Castelurze, munido de sua espada e de um enigma. Mas antes, teria de contar as novidades ao pessoal da cidade que ele teria que se ausentar por uns tempos. Então, na Taberna do Stolki, depois de contar a conversa com Orm, estavam discutindo a possibilidade dele ir ou não nessa busca quando alguns Elfos negros entraram a procura de um "garoto". Karn, logo percebeu que esse garoto era ele mesmo, mas não entendeu e por precaução tratou logo de sair dali sem ser notado.
Assim que conseguiu sair da taberna e se desvencilhar de uma Elfa, Karn foi direto para a cidade de Castelurze montado no Wivern. Chegando lá, ficou maravilhado com a cidade enorme em comparação com Bense. Acabou topando com um Gnomo que deu uma pista de onde Thianna poderia estar. E, conhecendo-a tão bem como a conhecia, Karn descobriu onde ela havia ficado: Folias do Fosco, uma hospedaria que atende principalmente gnomos e outros povos de baixa estatura.

"Karn apanhou a mochila. Desfazendo as amarras, ele a abriu. Viu alguns dos equipamentos de Thianna - utensílios de cozinha e suprimentos, um saco de dormir, uma muda de roupa, bem como a pedra fosforescente que ela mantinha pendurada num cordão. Ele estava à procura de qualquer pista que pudesse ajudá-lo a descobrir para onde ela tinha ido. Então encontrou um pedaço de pergaminho dobrado." p. 75.

A próxima pista que Karn encontra é um nome: Leflin Raiz Verde [LÉF-lin], um elfo da floresta que parece ter sido o último a ter visto Thianna antes dela desaparecer. Então, Karn vai em busca desse elfo e no caminho, ele acaba descobrindo um novo jogo chamado Aurigas, onde, após um aprendizado rápido, Karn consegue algumas informações sobre esse tal de Leflin Raiz Verde durante uma partida de Aurigas. Depois de deixar a estalagem, Karn ouve uma briga e percebe que uma elfa da floresta está sendo ataca por dois estranhos que mais pareciam dois ratos enormes. Sem pensar duas vezes, Karn desembainha Clarão Cintilante e vai ajudar a pequena elfa de pele dourada, seu nome: Nesstra.

"Nesstra deslizou o braço de Karn sobre os seus ombros magros. A perna dele não parecia ruim, e ele se sentiu bobo por colocar seu peso sobre uma menina tão pequena, mas a elfa da floresta era supreendentemente forte." p. 92.

Opinião: Lou Anders em "Tronos & Ossos: O Enigma do Chifre", nos traz de volta a dupla Karn e Thianna em mais uma aventura eletrizante. Dessa vez, Karn vai ter que sair em busca de sua amiga gigante que acabou entrando numa grande confusão, só pra variar, bem como precisa ir atrás do Chifre de Osius, que tem o poder de controlar os dragões. Mas Karn, na verdade quer mesmo é encontrar sua amiga e voltar para casa.

Nos vemos outra vez em uma aventura que não tem um momento sequer de calma. Em O Enigma do Chifre temos outros personagens inseridos nesse universo criado por Lou Anders, além de um novo jogo também, chamado Aurigas. Nessa nova aventura Karn vai ter que lidar com diversos novas espécies como os Elfos negros e da floresta, animais violentos como os Mantícoras, os morcegões que são os transportes dos Elfos negros e muitos outros mais, além é claro, de tentar desvendar o Enigma que leva até o chifre perdido.
A escrita de Lou Anders continua excelente e arrebatadora, pois eu duvido que alguém comece a ler "O Enigma do Chifre" e consiga parar. É muito bacana ver toda a trama se desenrolando e mostrando a evolução dos personagens principais, em especial a do fazendeiro Karn. Apesar de ser um livro voltado para o pública infanto-juvenil, essa série pode e deve ser lida pelos leitores que gostam de uma boa aventura medieval, pois tem tudo o que uma boa história precisa: Aventura, seres estranhos, magia, dragões, mais animais estranhos e muita briga. A parte onde aparecem os Mantícoras é especialmente divertida, mas isso eu deixo para vocês descobrirem. Em resumo, a segunda parte da trilogia de Tronos & Ossos manteve e até superou sua primeira largamente. Realmente uma ótima continuação.

"O Enigma do Chifre" foi lançado pela editora Jangada e seguiu o mesmo tratamento do primeiro livro. Tem uma belíssima capa [os Mantícoras em ação], papel amarelado e fonte bem agradável. Contém os mapas do continente da Katérnia, da cidade de Castelurze e de Thica, Supremacia Sagrada de Górdio e Império de Uskir e as ilustrações no início de cada capítulo como no primeiro livro. Além de tudo isso, temos também um glossário com a pronúncia dos nomes usados na história e as regras para você jogar e montar seu próprio jogo de Aurigas. Um livro bem completo, devo dizer. Mais uma vez, quero agradecer imensamente a editora Jangada por ter me enviado esse livro, pois realmente me tornei fã dessa trilogia.
Leitores, não preciso nem dizer que "Tronos & Ossos: O Enigma do Chifre" de Lou Anders e lançado pela Editora Jangada é mais uma obra IMPERDÍVEL.
____________________________________
Clique aqui para ler a resenha de Tronos & Ossos: Jornada no Gelo.

Postar um comentário

32 Comentários

  1. Ola
    Confesso que fiquei um pouco dividida a respeito dessa premissa, nao sei dizer ao certo se ela chamou a minha atenção. Ainda assim, adorei poder conferir suas impressões a respeito. Acho que irei ler a resenha do primeiro livro para ver ser se compreendo melhor. Adorei a capa e o gênero chama a minha atenção, quanto a isso nao tenho dúvidas.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. F, muito obrigado. Tronos e ossos é bem bacana e muito divertido. Você vai gostar. Obrigado novamente.

      Excluir
  2. Não tô muito na vibe de ler livros desse gênero, mas sua resenha foi tão positiva que é impossível não querer dar uma chance pra história, haha.
    Bom saber que não dá pra largar o livro, então vou colocar na wishlist e vou tentar ler em breve.
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, muito obrigado. Marque sim e leia, pois vai gostar. Beijos.

      Excluir
  3. Boa tarde!
    Amo histórias cheias de seres e mundos fantásticos, batalhas e muita aventura, com certeza fiquei interessadíssimo nesse livro a partir de sua resenha.
    Eu já tinha visto as capas dos dois primeiros livros antes e, meu Deus, são perfeitas!
    Abraços.

    Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan, muito obrigado. Olha eu sou suspeito, pois gosto demais desses livros. Vale a pena, viu. Divertidos demais...e não dá pra parar mesmo não. Abraços e obrigado novamente.

      Excluir
  4. Oi,
    adorei ler sua resenha, que está bem construída e rica, no entanto apesar de todos os elementos interessantes e da sua empolgação em descrevê-los, essa não é uma obra que me atraia. Não curto muito livros do gênero e por isso vou deixar essa dica passar por hora, já que tenho um número consideravelmente grande de livros na minha lista de de leitura, talvez futuramente isso mude, mas isso só o tempo dirá. Por agora não descarto a leitura em definitivo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Po.
    Eu ainda não conhecia a trilogia, mas adoro fantasias, e acho que gosto ainda mais das voltadas ao publico juvenil,acho que não são tão apelativas.
    Gostei de vários elementos do enredo e pretendo ler o primeiro livro da série assim que tiver uma chance.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Nossa você realmente se empolgou na resenha! Isso mostra que o livro foi legal, apesar de ter gostado do seu texto não é um gênero que eu leio. Mas sempre tem e muitos leitores que amam livros de fantasia.
    Abraços
    Dicas Literárias

    ResponderExcluir
  7. Hey, tudo bem?
    Ainda não conhecia a autora, mas fiquei muito curiosa para fazer a leitura, pois adoro livros do gênero e estou sempre em busca de outros títulos.
    Muito legal a autora ter trabalhado a evolução dos personagens, gosto muito disso em obras do gênero. A edição parece estar um primor e vou anotar a dica para ontem!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, muito obrigado. Mas olha, Lou Anders é um autor. ....um carequinha danado de bom....kkkkkk....beijos e obrigado novamente.

      Excluir
  8. Olá!

    Que resenha meu amigo, está de parabéns e deixou claro o quanto gostou do livro. Eu gosto bastante de fantasia, mas no momento estou dando um tempo no gênero para deixar a cabecinha respirar um pouco, mas logo volto a me aventurar em novos reinos e vou lembrar da sua dica com certeza.

    Beijos e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Eu realmente gostei e espero que você também goste. Beijos e obrigado novamente.

      Excluir
  9. Oie!!
    Nossa como eu não conhecia esse livro? Que história eletrizante!
    Confesso que não sou uma pessoa que é muito adepta a fantasia, mas a adrenalina que senti ao imaginar o livro me empolgou bastante! Não sei precisar se esse livro seria um que eu leria no momento, mas futuramente com certeza.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiieeee. Muito obrigado. Leia sim que vale a pena. Beijos.

      Excluir
  10. Oiii,

    Eu tinha lido a resenha do primeiro livro e fiquei com um pouco de receio da sequencia não ser tão boa assim, mas parece que é a inserção de novas criaturas e de um novo jogo parece manter o ritmo empolgante da leitura. Acho a capa dele bem interessante, daquelas que deixa a gente curioso pra poder saber o que tem la dentro rs. Vou anotar a dica e assim que tiver a oportunidade irei ler.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, leia sim, pois tenho certeza que irá gostar. Muito obrigado e muito obrigado.

      Excluir
  11. Oii, tudo bem? Gostei da resenha! Que bom que curtiu tanto essa sequência! Eu fiquei bem empolgada quando li a sinopse do primeiro e quero muuuito realizar essa leitura. Não queria começar nenhuma série agora, mas como resistir? :) Parece uma leitura mega envolvente.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, muito obrigado. Leia que vai gostar, tenho cetenho. Muito obrigado pela visita. Beijos.

      Excluir
  12. Olá!
    A premissa do livro realmente não é algo que me atraia. Adoro livros de fantasia, mas não acho que esse seja um que eu vá gostar,ainda mais por ser voltado a um público infanto-juvenil. Fico feliz que você gostou e ache a premissa do livro excelente, mas por agora eu vou deixar a dica passar. A resenha está maravilhosa ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    O que mais chamou a atenção na narrativa deste livro é que têm dragões, e isso ´´e muito legal. Sou apaixonada por eles, principalmente quando são inteligentes.
    Os tipos de personagens desse livro, me lembraram bastante Senhor dos anéis e até um pouco do HP. E isso também é um ponto bastante positivo.
    Mas além desses pontos, outra coisa que me chamou a atenção, foi que podemos acompanhar a evolução dos personagens do decorrer dos dois livros.
    Muito bom!
    Parabéns pela resenha. E a dica está anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felicity, agradeço muito. Leia sim, vai adorar. Beijos.

      Excluir
    2. Felicity, agradeço muito. Leia sim, vai adorar. Beijos.

      Excluir
  14. Olá tudo bem? então eu li sua resenha e pelo o que vi o livro trata-se de uma história de fantasia com aventura, me pareceu bem infanto-juvenil a qual eu não curto muito, mas pra quem gosta me parece ser uma boa opção de livro, que bom que você gostou da leitura, é sempre bom quando um livro nos toca e nos fascina assim, parabéns pela resenha! beijos

    https://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/2017/07/resenha-papai-comedia.html?showComment=1499883903679#c7529596826214509368

    ResponderExcluir
  15. Oláa!!
    Não conhecia essa trilogia, mas gosto bastante de fantasia e aventuras medievais.
    Pela sua resenha, pude perceber que a trama é bastante elaborada, assim como os personagens e o ambiente como um todo.
    Vou procurar conhecer melhor!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, os livros são muito bacanas e garantem a diversão sim. Muito obrigado, viu, pela visita. Beijos.

      Excluir
  16. Essa capa é magnífica, hein! Eu sou uma apreciadora de belas capas. Também aprecio boas fantasias e, por isso, já estou de olho na série. Principalmente porque tenho um sócio nesse tipo de leitura, meu sobrinho adora. Pela sua resenha, percebi que a obra é bastante dinâmica e envolvente, o que é muito bom, sobretudo para atingir o público juvenil. Adorei a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, muito obrigado. A série é muito boa e a diversão é garantida, sim. Mais uma vez, muito obrigado. Beijos.

      Excluir