About Me

header ads

[RESENHA #67] GUERRA DO VELHO - JOHN SCALZI

Título: Guerra do Velho
Autor: John Scalzi
Editora: Aleph
Páginas: 368
Ano: 2016
ISBN: 9788576572992
Onde Comprar: Saraiva - Submarino

Sinopse: John Perry fez duas coisas no seu aniversário de 75 anos: visitou o túmulo da esposa e alistou-se no exército. As Forças Coloniais de Defesa, misteriosamente, estão recrutando idosos para conquistar novos territórios interestelares. Detentores de uma tecnologia inovadora, as FCD são capazes de criar supersoldados com habilidades jamais vistas, e um exército disposto a arriscar tudo.

Resenha: A história de Guerra do Velho é ambientada em um futuro no qual a humanidade está apta a realizar viagens interestelares, o que levou o ser humano descobrir e colonizar novos planetas. Na obra vamos acompanhar John Perry que ao completar setenta e cinco anos se alista nas forças armadas, conhecida como FDC e é encaminhado com diversos outros voluntários para uma estrutura conhecida como Pé de Feijão, que os levará em direção ao espaço.

"No meu aniversário de 75 anos fiz duas coisas: visitei o túmulo da minha esposa, depois entrei para o exército." p. 13.

John e seus companheiros de forças armadas, todos idosos, ficam especulando como a promessa do rejuvenescimento será cumprida. Todavia algo será feito em seus corpos, só que eles desconhecem o que possa ser. Os voluntários dão os seus palpites sobre o que os aguarda. Porém, não estavam preparados para o que iria acontecer.

"O problema de envelhecer não é acontecer uma desgraça após a outra – é toda a desgraça acontecer de uma vez e o tempo todo." p. 20.

Em seguida tomamos conhecimento de como um homem idoso com 75 anos consegue ter o vigor de um jovem soldado. Cada soldado terá o corpo tecnologicamente rejuvenescido.

"As pessoas se alistam porque não estão prontas para morrer e não querem envelhecer. Alistam-se porque a vida na Terra não é interessante depois de uma certa idade. Ou se alistam para ver um lugar novo antes de morrer." p. 36.
Perry parte então para o seu treinamento como recruta das FCD, durante esse período ele conhece diversos companheiros de armas entre eles, Alan, Harry, Jesse, Maggie entre outros. Perry e seus novos amigos formam um time conhecido como Velharias. 

Nesse treinamento notamos a existência do clássico instrutor linha dura, comumente encontrado em livros e filmes nesse estilo sci-fi. Perry demonstra o seu valor nos treinamentos, se destacando diante dos outros soldados. Durante a trama tomamos conhecimento das guerras interplanetárias em que os humanos se envolveram. 

No decorrer da narrativa vamos tomar conhecimento de debates envolvendo temas na áreas política, militar, família e sobre a sociedade de um modo geral, de outro lado a necessidade de conquista e conflitos entre espécies.

Opinião: John Scalzi nos traz uma obra space opera contemporânea, que destaca-se pela narrativa em primeira pessoa, que é bastante ágil, intensa e muito divertida, fatores esses que acabaram por me seduzir, tornando a leitura bastante agradável e prazerosa.
Em Guerra do Velho o autor nos leva para o campo de questionamentos acerca da sociedade, colocando em pauta temas como a sexualidade, maturidade e outros assuntos como a discussão sobre o campo militar. Esses debates são tratados de forma leve.

Scalzi nos apresenta um universo repleto de alienígenas, com batalhas ocorrendo entre estes e os seres humanos, onde as viagens interestelares e novas tecnologias são colocadas ao conhecimento do leitor de forma bem dinâmica. Outro fato que destaco é a simplicidade com que o autor nos apresenta os nomes de equipamentos e termos utilizados no decorrer da trama.

No geral Guerra do Velho é um prato cheio para os fãs de ficção científica, que demonstra diversas ideias intrigantes, aspectos militares e tecnológicos, além é claro da possibilidade de conhecer seres alienígenas.
Como pontos negativos, destaco que a obra poderia ser um pouco maior e também o fato de ter que esperar os lançamentos das outras obras, pois vou ficar ansioso para ler os outros livros,  ressaltando que a saga é composta de seis livros.

A Editora Aleph fez uma linda edição, preservando o alto padrão de qualidade que sempre demonstra em outros livros por ela publicados. A capa é muito bonita e deixa claro que se trata de uma obra de ficção científica. Em relação a diagramação, posso dizer que está muito boa, contribuindo e deixando a leitura bem agradável.

Por Yvens Castro

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Oii amigo, como vai?
    Fico tão contente com teu sucesso e cada obra que você traz é fascinante. Com isso, por mais que sua resenha tenha ficado muito incrível, eu pularei a dica dessa vez porque não é o gênero que realmente me agrada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Yvens, tudo bem?
    Adoro sci-fi, logo percebo que vou gostar de Guerra do Velho. Estou super curiosa para saber exatamente como são feitas essas modificações tecnológicas que permitem o rejuvenescimento. Gostei dos quotes que selecionou também, pois possibilitam ter uma ideia boa de como é a escrita do autor. Eu nem li o primeiro e já estou ansiosa pelos próximos, imagino você que já leu (rsrs), espero que sejam lançados em breve.
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Yvens, eu ganhei este livro no encontro da Aleph, e só não li ainda justamente para não ficar sofrendo esperando pelos próximos volumes :)
    Bjs"

    ResponderExcluir
  4. poxa, seis livros??? :o
    danosse... até que tava animada pra ler, mas sabendo desse detalhe... não que eu tenha desistido, mas como to com muita série pra concluir... pelo jeito vou demorar horrores pra ler Guerra do Velho... =T e ele tem uma premissa que me intrigou, ainda mais pelos temas que ele aborda, mesmo que de maneira não tão densa... mas vou manter o título na wishlist...
    bjs...

    ResponderExcluir
  5. Olá Yvens,
    Olha achei muito boa a sua resenha, mas não sou muito fã desse gênero. Acredito que para apaixonados da ficção científica, esse livro deve ser muito bom, mas deixo para quem realmente gosta.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Yvens.

    A capa do livro conseguiu chamar atenção antes de ler sua resenha.Não sou fã de ficção científica, mas se tivesse uma oportunidade é uma história que gostaria de ler. Ótima resenha sua e vou deixar anotada sua dica para ter mais informações e quem sabe eu animo em ler.

    Bjos
    Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
  7. Eu jurava que era um livro único! :OO
    Estou com o livro na estante e sua resenha me deixou bastante empolgada para ler. Adoro ficção científica e essa me pegou de jeito. É a primeira resenha que eu leio, e aliás, você escreveu muito bem!
    Espero que no próximo mês eu consiga incluir nas minhas leituras.
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Yvens!
    Poxa, fiquei SUPER interessada no livro mas saber que é uma série composta por 6 volumes me desanima pra caramba, to um pouco saturada de séries.
    É primeira resenha que vejo desse livro e fiquei bem curiosa, parece ser uma história muito legal de se ler e bem diferente do que eu leio usualmente.
    A capa do livro é linda demais! Uma beleza de se ter na estante.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante. Gosto de livros com alienígenas e essa parte futurística. Mas saber que são seis livros dar uma desanimada, pois tenho evitado começar novas séries, porém em todo caso a dica está anotada.
    Também acho a capa um arraso, a editora está de parabéns.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, caramba eu já tinha visto esse livro em algum lugar mas confesso que pela capa eu não tinha me aminado. E tinha achado o título estranho também. Mas após ler sua resenha fiquei bem curioso com a história ainda mais para saber qual modificação esses velhinhis sofrem bk corpo para ficar rejuvenescido e também adoro uma boa ficcao científica.
    Dica anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Olá, parabéns pela resenha sempre são ótimas e deixam aquele ar intelectual do blogueiro, parabéns mesmo. Eu comprei Guerra do Velho graças as recomendações dos meus amigos, foi um dos lançamentos que mais receberam criticas positivas e vejo o porque, o livro é ótimo. Vou começar a minha leitura essa semana.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Ficção Cientifica não bem meu estilo favorito de leitura. Gostei bastante da forma como você se sentiu durante a leitura. Acho que é bom quando uma obra consegue agradar o publico dessa forma.
    Uma pena que o livro é curtinho :(

    Beijinhos

    ResponderExcluir