About Me

header ads

[ARTIGO #06] LIVROS SOBRE MERLIN

São diversos os livros sobre o "Mago" Merlin, alguns começam a retratar sua vida desde a fase da infância, outros abordam a vida adulta, alguns são focados na magia e outros romances abordam o lado humano. 

A Saga Literária fez uma lista com alguns livros que focam na figura lendária de Merlin, alguns específicos que o tem como personagem principal e outros que possuem o mesmo como personagem secundário, mas de grande importância na trama. Segue abaixo uma seleção para a sua estante:

1. Merlin - A Profecia: Obra da escritora australiana M. K. Hume, com base em pesquisas históricas, buscou retratar o homem, abordando desde antes sua concepção, mostrando para nós sua infância e adolescência, a busca incessante pelo conhecimento nas artes da cura. A Profecia é um livro que foco na britânia pós domínio Império Romano, com guerras civis desolando a ilha, focando no jovem Myrddion. É o primeiro livro da trilogia escrita por Hume.

2. Merlin - A Caverna De Cristal: Este é um clássico, escrito por Mary Stewart e relançado pela editora Hunter Books aqui no Brasil, retrata o jovem Myrddin Emrys ou seja, Merlin em sua fase jovem. A Caverna de Cristal inicia uma trilogia, lançada na década de 70, foca em aspectos de magia, com uma narrativa "autobiográfica", é uma literatura do gênero fantástica.

3. O Mago De Camelot: Escrito pelo brasileiro Marcelo Hipólito, aborda um Merlin confidente do Rei Arthur, conselheiro da corte de Camelot, passando por Uther e a britânia do século V, é um livro que não aprofunda nos mistérios e vida de Merlin, todavia tem uma leitura tranquila, fácil e indicado para quem quer começar a ler livros e temas sobre lendas arturianas.

4. As Crônicas De Artur: Bela obra de Bernard Cornwell que retrata o lendário Rei Artur, todavia dá destaque ao Merlin, que nas três obras possui relevante e importante papel no desenrolar das lutas contra os invasores saxões. Nessa trilogia, conhecemos um Merlin já em idade avançada, que utiliza dos recursos da natureza e dos seus conhecimentos adquiridos ao longo da vida para aterrorizar os inimigos, curar os aliados e fazer engôdos para favorecer os que o cercam, retrata o homem e o mago, as angústias e o desejos do mesmo.

5. O Filho Do Dragão: É o volume um da trilogia do Rei Artur, escrito pela professora e historiadora australiana M. K. Hume, apesar de focar na vida de Artur, temos o conselheiro e instrutor Merlin, que nessa trilogia tem importante papel no destino da britânia, assim como na vida do Rei Artur, livre de misticismo, Myrddion é retratado como um homem de grande sabedoria.

Postar um comentário

41 Comentários

  1. Oie, interessante você sobre Merlin, poucas pessoas que conheço se interessam pelo Mago.
    As Crônicas de Arthur já li e gostei muito dele.
    Parabéns, o post ficou ótimo.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já conheço várias pessoas que gostam das lendas arturianas!

      Excluir
  2. Olá!

    Não conhecia todos os livros porque não leio muito esse gênero. Seguindo de volta :)

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Quero me aventurar nesse gênero, mas sempre fico com um pézinho atras! Quem sabe um outro momento. Parabéns pelo post.

    Beijos, Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está perdendo uma grande oportunidade, pois tem dois gêneros nessa lista, ficção histórica e fantasia!

      Excluir
  4. Não sabia que tantos livros contam a história do Merlin! Vou procurar saber mais e esse post super vai ajudar! :)

    ResponderExcluir
  5. Eu estou louca no livro do Bernard, mas sabe eu perdi uma promoção maravilhosa no submarino e nem sei mais quando será que vou conseguir comprar mas espero quem em breve. O pouco que sei do Merlin vem na base de Once Upon a Time

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitas obras sobre Merlin e o Rei Artur, eu não coloquei a metade!

      Excluir
  6. Olá,
    Eu conheço pouco da história do Merlin, há não aquilo que já foi citado em alguns filmes. É um gosto bem interessante e um mago muito importante na minha opinião, não sei se leria qualquer um dos livros, mas tenho um interesse especial pela série que passa no Netflix, vou colocar ela na minha agenda, estou pra fazer isso desde o ano passado.

    Beijokas e parabéns pelo post criativo.

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Vou confessa que não conhecia Merlin, já vi poucos posts sobre o tema, porém nunca cheguei a me interessar, mas gostei bastante dos seus argumentos! Parabéns pelo blog ,é muito bom!

    http://garotareading.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    As Crônicas de Arthur, me parece interessante, nunca li nada que falasse no mago Merlin.
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei saber de mais livros sobre Merlin, desses só conheço o mago de Camelot.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Gosto de postagem com esse perfil, informativa. Não conhecia todos esses livros sobre o mago e adorei. :)

    ResponderExcluir
  11. Oiiie,

    Acredita que não conhecia os livro sobre o Merlin? Acho que sou um alien né? E pela descrição que colocou em cada um, não faz o meu gênero preferido, mas quem sabe eu consiga ler algum dia.
    Obrigada pelas informações

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  12. Olááá!

    Confesso que não sou fã desse estilo literário >< Acho que eles são sempre muito ricos, mas não me conquistam, não sei o motivo. A leitura não flui.
    Mas eu acho que esse post é ótimo para quem quer conhecer mais do genero :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada sobre o mago e não conheço sua história, mas você selecionou títulos muito interessantes, obrigada pelas dicas.

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi! Adorei o post! Tenho As Crônicas de Artur, mas ainda não li. Depois do seu post me deu uma vontade de ler! Beijos!

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Já li O Mago de Camelot e foi minha única experiência com as lendas do rei Arthur. Merlin é um personagem enigmático e bastante interessante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Gosto muito dos livro que se passam no universo de Camelot, mas esse eu não conhecia. Parece ser bem interessante.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho um livro nacional que fala sobre Merlin, eu simplesmente amo histórias de fantasia, com certeza é a melhor genero.

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Já vi Merlin ser mencionado em alguns livros, mas nunca parei para saber realmente sobre o mago. Quem sabe eu não venha a ler algum desses as da sua lista.

    Beijo
    Lovesbooksandcupcakea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi,nunca li nada sobre esse tema, apesar de gostar de literatura fantástica. Gostei da listas de fazem referência ao mago e espero poder ler algum depois, não é? :)

    HTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  20. Amei a Lista, colocando alguns na linha lista de compras em 321 :D

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Sou apaixonada pelo Rei Arthur e praticamente compro qualquer livro que menor que seja a referência ao Rei Arthur ou Mago Merlin já me desperta a vontade de ler.

    Merlin é um personagem completo que desperta uma curiosidade intensa e insana de muitos escritores em estudá-lo profundamente e apresentá-lo de forma diferente a cada abordagem.

    Alguns livros listados não conhecia e me chamaram minha atenção haha.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Muito bom! Amo as lendas arturianas. São lindas, emocionantes e cheias de aventura. Minha predileta!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi,n conheço os livros,mas achei interessante,o post ficou ótimo!!!parabéns!!!bjsss

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Ainda não li nenhum livro sobre Merlin, em parte porque acho que nunca me aventurei de mais no universo dele, quando leio fantasias procuro coisas mais novas e inovadoras, e nunca li a história original do rei arthur.
    Mas foi bacana saber que tem vários livros focados no feiticeiro, pois caso um dia queira ler sobre ele já sei o que procurar.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  25. Apesar de ler alguns livros de fantasia que mencionavam o mago Merlin, não são livros que leio com frequência. Por isso não me interesse por nenhum deles. Mas para quem goste é uma ótima dica. ;)

    ResponderExcluir
  26. Oieeee!

    Acho que nunca li nenhum livro com referência a este personagem O.O
    Gosto de livros de fantasia ma estes citados ai em cima não chamam muito minha atenção!

    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  27. Legal, alguns eu já conhecia, acho interessante esse tipo de leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curto bastante, o bom que tem ficção histórica (M. K. Hume) e fantasia!

      Excluir
  28. Oi sou uma entusiasta quando o assunto é Merlin, mas principalmente quando uma história retrata Arthur. Dos livros que você citou só li a trilogia de Bernard Cornwell que é um dos meus autores preferidos e que escreveu uma obra sensacional. De todas as outras a que mais me chamou atenção foi O Filho do Dragão, não conhecia a trilogia, mas já entrou para lista de leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou um entusiasta sobre as lendas arturianas e principalmente quando o assunto é o Merlin!

      Excluir
  29. Caracas, eu não sabia que tinha isso tudo...
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  30. Uma grande variedade de livros sobre Merlin! Excelentes opções, como os livros da escritora australiana M. K. Hume!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem várias opções ainda que não coloquei. São diversos livros sobre Merlin, sobre as lendas Arturianas!

      Excluir