Título: The Kiss of Deception - Crônicas de Amor e Ódio
Autor: Mary E. Pearson
Editora: Darkside
Páginas: 406
Ano: 2016
ISBN: 9788566636864
Onde Comprar: Americanas - Saraiva

Sinopse: Tudo parecia perfeito, um verdadeiro conto de fadas menos para a protagonista dessa história. Morrighan é um reino imerso em tradições, histórias e deveres, e a Primeira Filha da Casa Real, uma garota de 17 anos chamada Lia, decidiu fugir de um casamento arranjado que supostamente selaria a paz entre dois reinos através de uma aliança política. O jovem príncipe escolhido se vê então obrigado a atravessar o continente para encontrá-la a qualquer custo. Mas essa se torna também a missão de um temido assassino. Quem a encontrará primeiro? 

Quando se vê refugiada em um pequeno vilarejo distante o lugar perfeito para recomeçar ela procura ser uma pessoa comum, se estabelecendo como garçonete, e escondendo sua vida de realeza. O que Lia não sabe, ao conhecer dois misteriosos rapazes recém-chegados ao vilarejo, é que um deles é o príncipe que fora abandonado e está desesperadamente à sua procura, e o outro, um assassino frio e sedutor enviado para dar um fim à sua breve vida. Lia se encontrará perante traições e segredos que vão desvendar um novo mundo ao seu redor.

O romance de Mary E. Pearson evoca culturas do nosso mundo e as transpõe para a história de forma magnífica. Através de uma escrita apaixonante e uma convincente narrativa, o primeiro volume das Crônicas de Amor e Ódio é capaz de mudar a nossa concepção entre o bem e o mal e nos fazer repensar todos os estereótipos aos quais estamos condicionados. É um livro sobre a importância da autodescoberta, do amor, e como ele pode nos enganar. Às vezes, nossas mais belas lembranças são histórias distorcidas pelo tempo.

Resenha: Em The Kiss of Deception somos levados pela autora ao mundo da princesa Arabella Celestine Idris Jezelia, conhecida como Lia, é a primeira filha da casa real do reino chamado Morrighan. A história tem início minutos antes do seu casamento que fora arranjado com o príncipe de Dalbreck, um reino próximo do seu.

"Para o bem ou para o mal, as horas estavam avançando. Cerrei os olhos diante do pensamento, sabendo que logo o dia seria dividido em dois, criando para sempre o antes e o depois da minha vida, o que deveria acontecer em um ato tão rápido que não haveria praticamente nada que eu pudesse fazer." p. 13.

Nessa união vemos que ambos os reinos "lucrariam" com esse arranjo, pois a paz com os demais reinos vizinhos está abalada. Todavia Lia não se conforma, não aceita casar se amor, ainda mais com alguém que ela não conhece. Em dado momento, com a sua da sua amiga e criada Pauline, Lia resolve fugir desse casamento. Durante a fuga, as amigas passam dias na estrada, enfrentam a fome, o frio e também ficam com medo. 

Lia e Pauline após a fuga, decidem ir para uma pequena cidade chamada Terrivan e lá começam a trabalhar em uma taverna. Porém, nem tudo são flores, o príncipe com quem iria casar ficou intrigado e curioso a respeito de Lia, os dois não se conheciam, mas com ele não tinha ideia de como ela era, resolver ir em busca de Lia.

"Prendi a respiração quando Pauline bateu à pequena porta dos fundos da estalagem. Ela foi aberta de imediato, mas apenas pelo tempo curto de um acenar do braço de uma mulher que nos cumprimentou enquanto se afastava apressada e gritava por cima do ombro: "Coloque aqui! No balcão de cortar carne!". Ela já estava de volta a um imenso forno de pedra, usando uma espátula de madeira para puxar o pão ázimo para fora." p. 54.

Vemos em certo momento da trama que não é apenas o príncipe que parte em busca da localização de Lia, um perigoso assassino do reino de Venda, terra dos bárbaros, que viviam em guerra com o reino de Morrighan. Esse assassino que está cassando a garota, tem um objetivo bastante cruel, assassinar Lia para que a união entre os reinos não aconteça, além disso, se Lia caísse nas mãos de outro reino, poderia ser ruim para Venda.

Em um dia de trabalho, Lia percebe que dois clientes distintos, assemelhando com turistas, estão na taverna, talvez estão para o festival de Terravin, possivelmente estão apenas passando pela cidadezinha, porém ela mal sabe o que a espera.

"E se a gente não pode confiar em uma pessoa no amor, acrescentei, não se pode confiar nela para nada." p. 152.

Durante a trama a narração é alternada entre o ponto de vista do Assassino, de Lia e do Príncipe. Em princípio os personagens são referidos assim, pois não sabemos de cara os nomes do príncipe e do assassino, somente em um momento chave, extremamente importante na história que conhecemos seus nomes.

Opinião: A história em The Kiss of Deception é bem interessante, a leitura fluiu muito bem e o livro nos acaba levando ao campo da reflexão como por exemplo questões que se referem a igualdade entre gêneros. Sobre os personagens a autora os trabalhou muito bem, foram bem construídos e vastamente descritos. Lia que é a personagem principal, cofiante, forte e muito humana, sabe dos seus limites.
A ambientação criada pela autora é incrível, somos levados para um reino e uma época distante, a narrativa é feita principalmente pela ótica de Lia, mas há também capítulos onde a narrativa são feitas pelo príncipe e pelo assassino, isso foi muito bom para o desenvolvimento e entendimento da trama.
Mary E. Pearson conduz muito bem a história até o clímax da trama, o desfecho é muito bom. Esse é o primeiro volume da série Crônicas de Amor e Ódio, como gostei bastante, pretendo ler as continuações.
Se você gosta de leituras que reúnem aventuras, ação, amizade, romance, perigos e grandes relevações, a obra de Mary E. Pearson, The Kiss of Deception, é certamente uma leitura que compensa, pois tem muita qualidade.
Eu recebi essa edição da Darkside, que por sinal está muito linda, como sempre outro belo trabalho da editora, pois o livro é edição de capa dura, além disso veio com marcador, poster e cheio de flores secas e perfumadas. Dentro do livro temos o mapa desse universo criado por Mary E. Pearson.

Por Yvens Castro