About Me

header ads

[RESENHA #35] À PRIMEIRA VISTA - NICHOLAS SPARKS

Título: À Primeira Vista
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Ano: 2012

Sinopse: Jeremy Marsh tinha três certezas: jamais se mudaria de Nova York, não se apaixonaria novamente e nunca teria filhos. Mas agora ele está prestes a se casar com Lexie Darnell e aguarda a chegada da primeira filha, enquanto conduz a reforma de sua nova casa na pequena cidade de Boone Creek, na Carolina do Norte.

Em meio a tantas mudanças, Jeremy luta para reencontrar o equilíbrio pessoal e profissional ao lado da mulher que o fez mudar todos os seus planos. Quando tudo parece estar entrando nos eixos, Jeremy recebe um misterioso e-mail que dá início a uma série de acontecimentos que irão testar a força dessa paixão.

Atormentado pela ideia de estar sendo traído, vivendo uma crise criativa que o impede de trabalhar e angustiado com a gestação complicada de Lexie, ele não poderia imaginar que o pior – e o melhor – ainda estava por vir. À primeira vista captura toda a incerteza, a tensão e a angústia da vida desse jovem casal, mas também retrata o romantismo, o companheirismo, a descoberta e o amadurecimento que só o verdadeiro amor pode proporcionar.

Resenha: Em "À Primeira Vista" temos o personagem principal Jeremy Marsh, natural de Nova York, de trine e poucos anos, divorciado, escritor de casos sobrenaturais, que desiste de viver em Nova York e parte para Boone Creek, no estado da Carolina do Norte, onde pretende encontrar a advinha Doris para tentar desvendar uma dúvida.

Durante a viagem, Jeremy encontra com Lexie Darnell em Boone Creek, apaixona-se repentinamente, rapidamente e perdidamente, ambos tem o sentimento que foram feitos um para o outro, trata-se de um sentimento forte, um amor à primeira vista. Isso reforça a sua decisão de mudar de cidade e viver com Lexie. Jeremy nunca acreditou em "milagres" e acaba presenciando um no decorrer da trama.

"Por mais que tentasse, Jeremy tinha certeza de que nunca entenderia as mulheres. Houve algumas vezes, quando estava namorando, que ele achou que estivesse quase conseguindo, que seria capaz de ler as expressões sutis e os maneirismos femininos e usá-los a seu favor. Mas esse jantar com Lexie demonstrava que ele ainda tinha um longo caminho a percorrer." p. 77.

Mesmo após pouco tempo se conhecendo, o casal decidem se casar e aguardam a chegada do fruto desse amor. Jeremy larga tudo em Nova York, muda-se para Boone Creek, diversas mudanças na vida deles ocorrem e o casal enfrenta diversas provações, dilemas, brigas, mentiras e dificuldades que se apresentam, causando um estremecimento na relação entre Jeremy e Lexie.

"- Fica triste? Alguma vez você parou para pensar sobre os meus sentimentos quando viu o diário? Que eu posso ter sofrido? Que talvez eu não tenha contado por não querer me lembrar do que aconteceu? Que foi um período terrível da minha vida e que eu nunca mais queria revivê-lo? Não tem nenhuma relação de confiança. Não tem nada a ver com você....." p. 133.

Com toda a pressão que enfrenta, Jeremy sofre um bloqueio literário, acarretando em um bloqueio temporario, não conseguindo escrever em sua coluna, sobre casos sobrenaturais. Por outro lado Lexie traz consigo uma avalanche de emoções, com diversos segredos que podem culminar o término da relação. Além de tudo isso, tem o bebê, que demanda e coloca ainda mais pressão no relacionamento e ao mesmo tempo serve aproximar, tentar unir o casal.

"Jeremy sorriu, sentindo um nó na garganta. No silêncio da noite, era como se eles fossem os dois únicos seres vivos do mundo todo." p. 256

Opinião: Esse livro é a continuação do livro "O Milagre", temos nessa obra uma narrativa feita em terceira pessoa, cheia de reviravoltas, que nos traz diversos problemas que o cotidiano pode apresentar para um casal. Sparks trabalhou bem na construções do personagens. Esta é uma leitura que recomendo para todos que gostam de uma história de amor.O autor nos proporciona uma trama cativante, emocionante e com diversas surpresas. A Editora Arqueiro está de parabéns, boa diagramação. folhas amarelas e ainda possui orelhas.

Por Mayara Frossard.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Oi, confesso que tenho uma implicancia com Nicholas Sparks, acho a premissa dos livros dele muito parecidos um com o outro e não consigo gostar dele, acho ele repetitivo, e mesmo gostando de romance e até gostando de algumas adaptações para cinema, eu não consigo ler, mesmo a sua resenha trazendo pontos positivos e agradaveis, quando lembro que é ele, já me sinto desmotivada. Mas acho que o problema sou eu. Adorei a resenha.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é um bom livro e a sua resenha esta boa, mas não aguento mais ler nada do Sparks,enjoei da escrita dele e por isso eu passo a leitura.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii, eu li primeiramente O Milagre e depois li este, admito que é uma narrativa meio diferente da que a agente tá acostumado a ver nos livros do autor, mas considero isto uma coisa boa, sinal de que ele não está preso à uma única maneira de escrever... Eu gostei dos dois livros, mas ainda mais do segundo (A Primeira Vista), achei que eles focam bastante no drama e consegui me conectar com a história.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Bom, até agora eu li apenas duas obra de Nicholas Sparks, O Guardião e Uma Carta de Amor, eu realmente ameio enredo do primeiro, a escrita, os detalhes, mas quando li o segundo percebi que faltava uma certa 'magia'. Tentei ler os outros livros dele, mas simplestmente não consegui. Por isso até me senti desanimada ao ver que esse livro era dele, mas quem sabe se eu tentar de novo, não é?

    Beijinhos da Mady.
    http://mdl-magodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu já tive minha época viciada no tio Nick, mas, agora eu ando meio afastada dos seus livros.

    Esse é um livro que fiquei LOUCA pra ler assim que lançou e, depois, a vontade foi esfriando.

    Confesso que lendo a resenha, a vontade voltou. Quem sabe eu o leia ainda esse ano?

    Beijos e até!

    dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Yvens,
    Esse eu já li também e tem resenha :) Gostei bastante, apesar das lágrimas... Nicholas Sparks sempre mexe com a gente hehe
    beijos
    http://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/a-primeira-vista

    ResponderExcluir
  7. Oi Mayara! Acredita que nunca li nada do autor, assisti a todos os filmes e até tenho uns livros dele aqui,mas nunca engrenei em nenhum, adorei a dica, quem não gosta de romance né?! Ótima resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Nunca li nada do autor e olha que tenho livro dele na estante, o que percebe é que a opinião que as pessoas tem sobre ele são bem divididas, a premissa desse livro chamou minha atenção, mas eu provavelmente leria logo ele, sem ler o outro antes acho que mesmo sendo continuação não teria problema.

    Bjss

    ResponderExcluir