About Me

header ads

[CRÍTICA] PRÓXIMA PARADA: APOCALIPSE

Essa semana (13/07/2018) a Netflix trouxe aos telespectadores um novo filme para o seu serviço de streaming, trata-se de a Próxima Parada: Apocalipse que conta em seu elenco com Forest Whitaker (Tom Sutherland) e Theo James (Will Younger). Tudo começa com Will Younger que está em Chicago a negócios, ele aproveita essa viagem para visitar e jantar com os pais de sua namorada Samantha Sutherland (Kat Graham) e pedir a mão da filah de Tom e Paula Sutherland em casamento, mas também para informar que ela está grávida. Contudo, essa visita que era para ser alegre acaba se tornando um pesadelo, pois Tom é um ex-militar linha dura e super protetor, ele não acredita que Will é capaz de cuidar dos dois.

Após o desastroso jantar Will vai dormir no que parece ser um hotel e na manhã seguinte ele é acordado ao receber uma ligação de Samantha para não perder o horário de sua viagem de Chicago até Seattle do outro lado do país, porém algo acontece em Seattle, Samantha fica desesperada e a ligação é abruptamente finalizada. Desesperado e sem conseguir falar com Samantha, Tom vai desesperadamente até o aeroporto para tentar retornar o quanto antes para os braços da sua mulher, mas todos os voos são cancelados, sem saber o que fazer ele vai até o apartamento do seus sogros para saber se eles tem alguma notícia de Samantha, mas é em vão, eles também não conseguem falar com ela. Eles sabem que algo gravíssimo ocorreu na costa Oeste, mas não há informações precisas sobre o que ocorreu.

Sem notícias e com as comunicações cortadas, Tom e Will resolvem cruzar o Estados Unidos e percorrer cerca de 3200 km de carro até Seattle para resgatarem Samantha que está grávida, mas para isso eles precisam enfrentar um caos, a desinformação é total e não há qualquer tipo de comunicação funcionando, tudo está fora do ar. Para piorar a situação as estradas são fechadas e os trechos por ondem passam até Seattle são repletos de perigos, inclusive há outros seres humanos que buscam roubar todo o tipo de suprimento possível, além disso eles precisam enfrentar outras dificuldades como encontrar água e combustível.
Opinião: Próxima Parada conta com uma premissa interessante e que provavelmente vai captar muitos telespectadores, mas na verdade esse não é um filme apocalíptico ou pós-apocalíptico propriamente dito como: Mad Max, O Livro de Eli ou A Estrada que exploram muito bem esses tipos de cenários e até mesmo o funcionamento da sociedade após algum tipo de cataclismo ou mesmo uma guerra de grandes proporções que afetou o globo. Próxima Parada na verdade apresenta-se mais como um thirller road trip. Ainda que há cenários, cidades ou pessoas lidando com o caos do apocalipse, isso não é bem explorado, são apenas mostrados de forma rasa, ou seja, o apocalipse é apenas um pano de fundo. Isso nos leva a um problema, o diretor acaba não retratando com fidelidade o que é esperado do título da película.

O ponto legal de ser um road trip é que conhecemos cenários e paisagens diversas e o fato da dupla estar constantemente na estrada eles acabam tendo que lidar com o desconhecido e imprevisto. Existe um clima de tensão no ar e isso ganha corpo pelas dificuldades que precisam enfrentar na jornada até Seattle, como a dificuldade de obterem combustíveis, água ou até mesmo o perigo proporcionado por outros seres humanos, já que nesse cenário apocalíptico o caos e a anarquia acabam reinando. 


Em se tratando de elenco temos como grande nome Forest Whitaker, mas o vencedor do Oscar (O último rei da Escócia) é subaproveitado por um roteiro razoável, a interpretação dele é correta, ele se entrega ao papel e se sobressai em seu papel demonstrando ser um homem quieto, durão e fechado, além é claro de ser um pai preocupado, o personagem interpretado por Whitaker é o que apresenta mais profundidade. Theo com o seu personagem Will Younger deixou a desejar, falta carisma e liderança, é um personagem raso na verdade.
Resumindo, a direção cumpriu o papel de entregar um bom filme, eu fiquei com a sensação que poderia ser bem melhor pela premissa apresentada, mas levando em conta o baixo orçamento ficou aceitável. É interessante acompanhar a relação entre Will e Tom que vai sendo construída aos poucos, eles superam as diferenças em prol do amor, do amor que possuem como pai e namorado/marido por Samantha, ou seja, o filme é focado nos dramas pessoais. Se você espera assistir uma grande produção com efeitos visuais e eventos grandiosos de destruição pode esquecer. Esse é um bom filme e nada mais.

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Achei um filme extremamente chato, faltou basicamente tudo, foi raso e sem um bom final ou que explicasse algo. Assisti tudo acreditando que em algum momento algo legal fosse rolar.

    ResponderExcluir
  2. Amo filme,esse ainda não tinha visto mas já vou anotar pra assistir.Sua resenha ficou muito boa.bj

    ResponderExcluir
  3. Eu vi esse filme, mas não me despertou o interesse de assistir! 🤷 Quem sabe um dia eu assisto né? 😊 Amei seu post 💙

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da resenha. Me parece um filme ideal para curtir sem maiores pretensões, num sábado de tarde.

    ResponderExcluir
  5. Oi Yvens, tudo bem?

    A premissa desse filme é realmente muito boa e me deixou bem curiosa, mas como você alertou que não é tudo isso, apenas um bom filme, já me deixou mais receosa. Eu vou colocar na minha lista, pois gosto bastante do gênero, espero gostar. Obrigada pela dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. É um filme interessante, mas como foi dito muito bem na resenha, não se pode esperar muito, apenas um filme que podemos classificar como regular.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não consegui ver este filme e tenho muito interesse. Realmente esta parte de ter baixo custo complica na produção do filme. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia esse filme mas pela forma que você resenhou parece ser um filme bem fraquinho mesmo...Vou anotar a sugestão bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu coloquei nos meus favoritos da Netflix pra olhar quando eu conseguir, mas pela tua resenha eu vou demorar a olhar ainda kkkk....mas o elenco é ótimo né?! Assim que der eu vou ver. Bjus

    ResponderExcluir