About Me

header ads

[RESENHA #442] TORMENTA DE FOGO - BRANDON SANDERSON



Título: Tormenta de Fogo (Executores #2)
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Aleph
Páginas: 376
Ano: 2017
ISBN: 9788576573791
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: 
Ao enfrentar o maior supervilão que já existiu, David ficou famoso. Mas sua tão sonhada vingança foi só o passo inicial de uma jornada bem mais difícil, e agora ele vai acompanhar os Executores em uma missão misteriosa à cidade de Babilar, governada por uma Épica bondosa, mas com segundas intenções. Enquanto ajuda sua equipe a desvendar os planos dessa mulher, David enfrenta suas próprias dúvidas. Desde os acontecimentos na luta contra Coração de Aço, seu ódio cego aos Épicos foi abalado, e o garoto se pergunta: será que não é possível haver, entre os super-humanos, algum herói?

Resenha: Escrito por Brandon Sanderson, Tormenta de Fogo é o segundo livro da trilogia "Os Executores" e a trama inicia após os eventos de "Coração de Aço". Logo de cara temos um ideia de como está Nova Chicago após os últimos eventos no livro anterior. Agora os Executores trabalham em conjunto patrulhando a cidade, eles ficaram famosos por causa de David Charsleton e são visto como um sinal de segurança e esperança para a humanidade. Os Executores conquistam uma frágil "paz" para a Nova Chicago, porém a cidade é constantemente ameaçada e atacada pelos Épicos.

"Acordei do meu devaneio. Estivera encarando Calamidade de novo, mas quase treze anos haviam se passado desde a sua ascensão. Eu não era mais uma criança em casa com meu pai; não era nem um órfão trabalhando na fábrica de munição nas sub-ruas." p. 12

Os Épicos buscam tomar o lugar do Coração de Aço como tirano em Nova Chicago e querem tomar controle da cidade. Essas constantes ameaças à cidade não é algo do acaso, não é uma mera coincidência, pois os ataques foram arquitetados e elaborados por Regalia, a poderosa e temida Épica que possui poderes aquáticos, Regalia inclusive é a soberana da cidade de Babilar que por volta de 12 anos antes era conhecida como a ilha de Manhatthan. Querendo descobrir os objetivos de Regalia, David parte na companhia de Jon Phaedrus (Prof) e Tia para Babilar.
Chegando em Babilar, David acaba sabendo da existência de outros grupos, de outras unidades de Executores que estão espalhadas pelo país e todas são lideradas pelo Prof, mas cada uma delas tem o seu próprio comandante. Em Babilar existe uma equipe de Executores infiltrada, agindo nas sombras e David acaba conhecendo esse grupo que é formado por Exel, um ex-agente da CIA; Mizzy, uma adolescente bem alegre e Val, uma mulher extremamente focada, porém amarga. Essa equipe arquiteta um plano para acabar com Obliteração e Regalia, contudo, David tem muitas dificuldades em acatar ordens e discorda de alguns objetivos da missão.

"Meu estômago se revirou. Atirar na cabeça de alguém enquanto a pessoa dormia? Não parecia muito heroico Mas eu não disse nada, e mais ninguém disse também. No fundo, éramos assassinos, e fim de história." p. 125

Em paralelo vemos que David enfrenta um período de reflexão, ele questiona internamente os assassinatos dos Épicos, ainda que estes sejam inimigos, ainda que ele carregue todo o ódio no coração contra eles, tirar as suas vidas não é algo fácil para David. O jovem em suas reflexões acredita ter descoberto uma maneira de não matá-los, mas transformá-los nas pessoas que eram antes de virarem os temidos épicos. Mas David precisa correr contra o tempo para colocar a sua teoria em pratica, pois quanto mais os épicos utilizam dos seus poderes, mais insensíveis eles ficam e David quer salvar Megan, a Épica conhecida como Tormenta de Fogo e quem ele tanto ama.

"Senti um nó no estômago quando ela caiu de cara no chão coberto de raízes. Mas, no meu cerne, eu era um assassino. Sim, matava em nome da justiça, eliminando apenas aqueles que mereciam, mas no final do dia eu era um assassino. Eu atiraria em alguém pelas costas. Faria o que fosse preciso." p. 337

Opinião: A narrativa empregada por Sanderson é viciante e envolvente, a história segue com um ritmo mais lento em alguns momentos e temos em Tormenta de Fogo uma atmosfera mais madura e séria, além disso temos menos momentos de ação em relação ao livro anterior. Nesse segundo volume da trilogia Sanderson optou por focar nos questionamentos sobre a transformação que os Épicos são submetidos ao utilizarem os seus poderes, ele também optou em explorar as ideias e reflexões de David. Ainda que tenha menos cenas de ação, essas são repletas de adrenalina, são bem construídas e apresentam um ritmo acelerado.

É interessante acompanhar ao longo dos livros o amadurecimento e evolução de David que enfrenta diversas lutas internas. Acompanhamos também o relacionamento entre David e Megan, o romance entre eles foi bem desenrolado e está na medida certa, já que não é o foco principal. Os outros personagens foram bem trabalhados por Sanderson e existe uma química entre eles, cada personagem em Tormenta de Fogo é único, eles apresentam personalidades distintas e às vezes antagônicas, cada um tem suas próprias peculiaridades. Essa é uma trama inteligente e bem amarrada, o autor conseguiu prender a minha atenção, o final é épico e apresenta os melhores acontecimentos da trilogia até o momento. Agora é aguardar a publicação do último volume Calamity (Calamidade). Quero agradecer a Editora Aleph por me enviar esse livro sensacional!
Sobre a Edição: O projeto gráfico apresentado pela Editora Aleph ficou muito bom, a capa ficou muito bonita e contém diversos detalhes, além disso retrata bem o clima da trama. As folhas são amareladas, a revisão ficou muito boa,  a fonte e espaçamento estão confortáveis, a edição conta com orelhas e a tradução ficou sob a responsabilidade de Isadora Prospero.
Sobre o Autor: Brandon Sanderson nasceu em 19 de dezembro de 1975 na cidade de Lincoln, Estados Unidos. Ele é um escritor de fantasia e ficção científica norte-americano. Brandon concluiu o mestrado em Escrita Criativa no ano de 2005 na Brigham Young University, onde hoje leciona a mesma matéria. Ele foi indicado duas vezes ao prêmio John W. Campbell, ganhou o prêmio Hugo e duas vezes o prêmio David Gemmell, entre outros. Sanderson é conhecido pelos seus mundos, narrativas e sistemas de magias originais, em livros como Elantris, a série Mistborn, a série Executores, The Stormlight Archives, Warbreaker, Alcatraz, dentre outros. Também é conhecido por ter finalizado a épica saga A Roda do Tempo, de Robert Jordan, após a morte do autor em 2007.

Postar um comentário

16 Comentários

  1. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar dessa trilogia e fiquei meio confusa por ler a resenha do segundo volume, o que não me deixou muito inclinada a lê-la, mas a premissa da história é bem interessante e surpreendente. Vou procurar pelo primeiro livro =)

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu gostei muito da premissa, mas por não ter lido o primeiro, fiquei confusa sobre o que é executores e épicos, etc. Isso me atrapalhou um pouco, mas sou fã de super-heróis, então, essa palavra em particular me chamou muita atenção!

    Eu vou procurar porque curiosei bastante ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu fiquei muito curiosa para ler O Gigante de Aço, mas ainda não realizei a leitura espero que esse escritor seja uma boa pedida para mim porque as resenhas me deixam muito instigada a ler. Porém quero ler em fisico pois os livros são lindos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Yvens, eu não conhecia essa trilogia, por isso adoro seu blog, você sempre traz resenha de obras diferentes e desconhecidas. Apesar de fugir um pouquinho do gênero que tenho o hábito de ler, sua resenha me conquistou completamente, espero poder realizar essa leitura em breve!

    ResponderExcluir
  5. Olá Yvens!
    Adoro suas resenhas pois sempre fico com a impressão de que estou deixando passar uma super leitura, mesmo não sendo minha preferência quando escolho uma leitura, me agrada ver a qualidade com que a editora imprimiu no projeto gráfico.
    Ahh ficou bem bacana o blog com tons em azul.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa série - e estou me perguntando até agora como ela passou despercebia por mim quando meus gêneros favoritos são distopia e fantasia. Fica até difícil de dar um feedback sobre sua resenha quando não conheço nada da resenha. De qualquer forma, fiquei realmente curiosa quanto a série e a coloquei na minha lista. Assim que eu conseguir lê-la, volto aqui e a gente discute sobre ela heheh

    Beijos,

    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Fiquei interessa nessa série, apesar de não conhecê-la. Não leio muito sci-fi, mas gosto muito de distopias. Ainda não li nada da editora, mas ela parece ter um catálogo sensacional, pelo que acompanho. Gostei muito da sua resenha, me fez querer ler :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii!! Não conhecia essa série. Mas tenho um fraquinho por distopias hahaha Só que infelizmente estou sem tempo para ler qualquer livro que já não esteja na lista haha, mas vou anotar a obra, adorei a premissa e mais ainda sua escrita ^^

    Bjs, Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  9. NO conhecia a trilogia é apesar de ter ficado interessada, fiquei também com um pé atrás por conta da narrativa mais lenta.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  10. Oii!

    Eu não conhecia a obra por não ser muito o genero que eu tenha afinidade. Gostei muito da sua resenha, não sei se é só comigo, mas eu tenho a impressão de que livros de distopia e trillers acabam sendo mais lentos mesmo. Pelo menos comigo.

    Não leria no momento, mas gostei da resenha.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  11. Olá, preciso ler algo do autor logo! Pela sua resenha, esse livro me pareceu ser um daqueles que cativa o leitor com sua história e personagens super interessantes.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei um pouquinho confusa ao ler a resenha, mas isso pq não sabia que se tratava de uma trilogia. Vou ver a resenha do primeiro pq fiquei super interessada <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  13. Olá Yvens,
    Ainda não conhecia esse título, mas amei a capa e título, então, já quero ler o livro. Fiquei muito contente por ler sua resenha e contente por saber que a narrativa é viciante, apesar de ter sido um pouco lenta para o desenrolar da história. Com certeza, vou pesquisar sobre o primeiro livro e vou anotar a dica desse volume!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Pela quantidade de informações, me pareceu ser uma leitura eletrizante, mesmo em sua opinião você tendo dito 'a história segue com um ritmo mais lento em alguns momentos ' o que é absurdamente natural, eu particularmente, gostei da proposta e não conhecia o autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu não li o primeiro livro mais confesso que quero ler tanto o primeiro livro e tanto esse sua resenha me deixou extremamente curiosa e animada para ler

    ResponderExcluir
  16. Olá
    não li o livro mas o colunista do blog leu e super adorou então imagino que deva ser mesmo uma leitura forte e interessante, gostei da sua resenha e de saber um pouco mais sobre apesar de não sei meu gênero de leitura

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir