About Me

header ads

[RESENHA #280] ENTRE CABRAS E OVELHAS - JOANNA CANNON


Título: Entre Cabras e Ovelhas
Autora: Joanna Cannon
Editora: Morro Branco
Páginas: 472

Ano: 2017
ISBN: 9788592795009

Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse:
 Inglaterra, verão de 1976. A sra. Creasy está desaparecida e a Vila borbulha com fofocas. Os vizinhos culpam a sufocante onda de calor por seu repentino sumiço, mas as pequenas Grace e Tilly não estão convencidas disso. Com o sol brilhando incansável no céu, as meninas decidem tomar o assunto em suas próprias mãos e, batendo de porta em porta atrás de pistas, percebem que todos na Vila têm algo a esconder. Enquanto a rua começa a revelar seus segredos, as pequenas detetives vão perceber que nem tudo é o que parece. 

Resenha: Joanna Cannon nos leva para uma calma vila na Inglaterra do ano de 1976, mas essa calmaria é abalada, pois a Sra. Creasy, uma mulher casada, simpática e que conversava com todos na vila, acaba desaparecendo, com isso paira no ar um clima de incerteza, temor e desconfiança na vila. Aos poucos, surgem suspeitas e teorias sobre o desaparecimento da Sra. Creasy, alguns acreditam que ela tenha se matado e outros, acreditam que o marido dela a tenha assassinado. A Sra. Creasy antes de sumir, acabou descobrindo que algo trágico aconteceu dez anos antes, em 1967. Um crime foi cometido e um grupo de moradores resolveu acobertar tudo, deixar tudo no mais absoluto sigilo e essa descoberta pode ser uma ameaça. 

"- O que há com ele? - Meu pai inclinou a cabeça na direção da cortina de renda na janela da cozinha. O sr. Creasy, em mangas de camisa, ia de um lado para o outro na calçada. A todo instante, parava de andar e ficava imóvel, examinando seu automóvel Hillman Hunter e sondando o ar como se ouvisse algo." p. 7.

A grande maioria dos moradores da vila acredita que o estranho morador da casa 11, Walter Bishop, está relacionado cofm o desaparecimento da Sra. Creasy. Nessa vila onde todos se conhecem, parar para conversar na rua é algo comum e todos sabem da vida de todos, mas Bishop, é um vizinho excluído, pois ele é considerado esquisito e é mantido afastado por todos. Walter Bishop acaba sendo julgado por todos pelo desaparecimento da Sra. Creasy e sendo visto como o responsável pelo sumiço.

"Ela desejou que tivesse sabido naquela época, que voltaria a olhar para si mesma desejando que a escolha que fizeram tivesse sido outra. Virou a foto. Não havia nomes. Depois de tudo que havia acontecido, ela tinha certeza de que nenhum deles gostaria de ser lembrado." p. 51.

Em meios aos mistérios e teorias que são apresentados para o caso, surge duas meninas que moram na Vila, são as garotas Grace e Tilly de apenas dez anos cada. As meninas estão de férias e sabendo do desaparecimento da Sra. Creasy, além de ouvir do pároco que Deus está em todos os lugares, as duas meninas acreditam que Deus está sumido, por isso a Sra. Creasy sumiu, então, a dupla resolve procurar e encontrar ELE, pois acreditam que a Vila vai estar em segurança caso o achem e desta forma, nada de mal poderá ter acontecido com a Sra. Creasy.

Em meio à essa investigação e busca pelo o Criador, as garotas começam a interagir com os moradores da pacata Vila e em meio às buscas, elas acabam descobrindo diversos segredos dos moradores, precisando lidar com respostas sinceras, mas também duras dos adultos e principalmente que as coisas não são como parecem nesse pequeno lugar.

Opinião: Entre Cabras e Ovelhas é um livro que tem um ritmo lento, a narrativa é envolvente, alternando sob os pontos de vistas de Grace e Tilly. A autora consegue prender nossa atenção, pois o livro apresenta uma história repleta de mistérios e ao longo da leitura vamos deparando com diversas informações e pistas que aparecem ao longo de descrições e diálogos.
A autora aborda em seu livro sobre preconceitos, mostrando que o quanto o ser humano pode ser ruim em seu comportamento e atitudes, mesmo acreditando que o que está fazendo é o bem. A autora nos mostra como o ser humano pode ser cruel e utilizar de mentiras para afetar a vida do próximo. Joanna Cannon nos demonstra que o passado pode voltar à tona, por mais que queiramos esconder algo, ele pode voltar para nos assombrar.
Os personagens são bem desenvolvidos, possuem profundidade, principalmente Grace e Tilly, que nos conquista. Entre Cabras e Ovelhas é um grande livro, fala sobre Deus sem adentrar no campo da religião, mas também fala sobre amor, amizade, lealdade e traição em um enredo onde as histórias são interligadas. A autora também utiliza alguns flashbacks, para demonstrar algumas coisas que aconteceram no passado.
A Morro Branco Editora fez um belo trabalho, a capa está linda, a revisão e diagramação ficaram perfeitas. O livro tem um ótimo espaçamento e a fonte está em tamanho confortável. O projeto gráfico demonstra toda a competência da editora, que por sinal é algo padrão, tendo em vista a qualidade gráfica dos outros livros da editora que tive a oportunidade de conhecer. Entre Cabras e Ovelhas foi uma das melhores leituras do ano, super recomendo. Quero deixar meu agradecimento à editora por ter enviado esse belo livro.

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Oi, Yvens!
    Nossa, não conhecia essa editora, nem tinha ouvido falar desse livro. Caramba, só pela sinopse, ele parece ser muito bom, inclusive, sua resenha foi muito esclarecedora e explicativa. Imagino como foi a abordagem do texto, já que se trata de duas crianças como protagonista. Fiquei curiosa e vou atrás desse livro.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da história desse livro e achei a capa linda! Amo livros que tragam crianças como protagonistas, então acho que iria curtir a leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu não conhecia o livro e gostei da premissa. Eu acho que por ser envolvente, o fato de possuir um ritmo mais lento não me incomodaria. Fiquei curiosa para realizar a leitura e gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  4. Olá, adoro autores que apostam em narrativas lentas, mas que conseguem envolver o leitor, trazem assuntos relevantes e abordam preconceitos e os defeitos humanos. Achei a premissa muito boa. E os lançamentos desse editora me chamam atenção.

    Beijos!
    Livros que Li

    ResponderExcluir
  5. Oi Yvens, tudo bem?

    Adorei a sua resenha. Confesso que o título do livro e a capa não me chamaram muito a atenção, mas pelo que você contou a história parece ser incrível, cheia de mistérios que prendem a atenção do leitor, aticando a sua curiosidade.

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
  6. Olá Yves!
    Fiquei encantada com a forma como trouxe os pontos referente a leitura sem entregar tanto dela, aguçou minha vontade em conhecer mais dos personagens, refletir sobre os questionamentos da autora.
    Certamente daria bons embates.
    Vou pesquisar pra ler em breve!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! Adorei a capa e o tiulo!

    Bem, acho ótimo que as personagens são tao bem desenvolvidas e com personalidade!! Espero vir a ler em breve!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Fiquei encantada com o enredo do livro. E pelos os aspectos pontuados por você, o livo é mesmo muito bom. Gosto de livro que explicitam o quanto o ser humano pode ser malvado, mesquino e preconceituoso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Yvens, tudo bem?
    Achei esse título muito curioso. Estou aqui tentando criar uma teoria que justifique a vila inteira acobertar um crime, será que o assassino os chantageou? Todos dependiam dele de alguma forma, ou tinha algo a perder? Não vejo a hora de desvendar esse mistério. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem.
    Achei a premissa boa, gosto de livros que falam de amor , amizade, de relações. Muito bom acompanhar e se emocionar com os personagens. A capa é simples, mas bonita. Gostei da dica de leitura.
    Abraços. :)

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Uma capa tão simples, mas que abrange tantas críticas, não é mesmo? Por isso que adoro a Morro Branco e seus livros sempre são fantásticos! Estou esperando essa belezura chegar por aqui para eu logo me aventurar na história. Acho que após essa sua resenha eu fiquei extremamente satisfeito com que eu irei encontrar neste livro.

    www.cluaz.tk

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu fiquei bem curiosa com esse livro desde que fiquei sabendo do seu lançamento, mas confesso que essa narrativa lenta me desanima um pouco em realizar a leitura porque tenho a sensação que a obra não irá render. Mas adorei poder conferir a sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir