About Me

header ads

[RESENHA #159] MAX - SARAH COHEN-SCALI


Título: Max
Autor: Sarah Cohen-Scali
Editora: Jangada (Grupo Editorial Pensamento)
Páginas: 391
Ano: 2016
ISBN: 9788555390395
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Max é o protótipo perfeito do programa "Lebensborn". Criado para ser o primogênito da nova raça ariana, ele cresce sem mãe e sem nenhum sentimento até iniciar seus estudos aos 6 anos de idade. Na escola Max faz amizade com Lukas, um judeu polonês com todas as características físicas de um ariano. A partir dessa amizade, as crenças nazistas de Max começam a desmoronar e o menino passa a ver o mundo de uma forma diferente. O livro se desdobra entre as descobertas de Max e o fim da Segunda Guerra Mundial.

Resenha: A presente obra a história é narrada por Max, um protótipo perfeito do programa conhecido como "Lebensborn", inciado por Himmler, o comandante da temível SS. Nesse época, o líder supremo da Alemanha, Adolf Hitler, disseminava sua mensagem, no qual acreditava que a sociedade alemã deveria ser constituída por uma raça ariana totalmente pura, após a ocupação da Europa, dessa forma surgiu o programa "Lebensborn".

"Não sei ainda como vou me chamar. Estão na dúvida entre Max e Heinrich. Max, como Max Sollmann, o diretor administrativo da casa que em breve vai me acolher. Ou Heinrich, em homenagem a Heinrich Himmler, o idealizador da minha concepção e a dos meus camaradas que virão a seguir." p. 7.

Entra a figura de Max, que é o primeiro representante da pura raça ariana, o qual foram selecionadas mulheres alemãs que deveriam dormir com soldados da SS. Max nasce e assim é nomeado pela sua mãe, ele cresce em um ambiente sem mãe, amor ou carinho, porém repleto das malezas da guerra, em meio ao ódio.

Em certo momento, Max é rebatizado pelos nazistas omo Konrad von Kebnersol. A edução do jovem ariano é conduzida através dos preceitos educacionais da política nazista e desde pequeno ele é obrigado a realizar missões, como auxiliar no rapto de crianças polonesas.

"Mamãe permanece silenciosa, sonhadora, a me olhar, acariciando a ponta do meu nariz, as bochechas, me abraçando. Em alguns momentos me aperta bem forte contra o seu corpo, como se tivesse medo que fossem me arrancar dela." p. 43.

Muito fiel ao nazismo pela educação que recebeu, devido também as leis do seu país, Max começa lentamente a questionar suas crenças e aquilo tudo que aprendeu quando conhece Lukas, um polonês e judeu, que tem as características físicas de um ariano. É nesse cenário que nosso protagonista começará mudar o seu comportamento, tendo como agravante para isso os horrores da Segunda Grande Guerra Mundial.

Opinião: A autora nos apresenta uma livro que fluí muito bem, é um livro que aborda um período histórico, traz de volta a Segunda Guerra Mundial, embasando assim, a trama em um contexto histórico, apresentando ao leitor de forma natural e com muita intensidade.
A leitura me surpreendeu bastante. Sarah nos apresenta o protagonista que leva o nome ao título da obra, ele é Max, inteligente, perspicaz e engraçado. A autora ainda conseguiu balancear, dar um equilíbrio nas características positivas e negativas do personagem, despertando no leitor sentimentos de amor e ódio por Max.
São diversos personagens apresentados ao leitor, alguns reais e outros fictícios, porém todos bem trabalhados. Um que se destaca é Lukas, que consegue nos cativar e impressionar. Lukas representa um judeu polonês que de fato existiu e se passou por alemão durante a Segunda Guerra Mundial. 
Recomendo Max, é uma leitura que tira da zona do conforto e ao mesmo tempo não é um livro denso, porém é reflexivo, nos leva ao passado, demonstrando as barbáries humanas.
A edição é forte, chama atenção, tem um feto com a suástica nazista no braço, as cores vermelhas da capa e preta da lombada são atrativas. Não vi erros de revisão, as folhas são amarelas e possuem fontes em tamanhos confortáveis. A Editora Jangada (Grupo Editorial Pensamento) está de parabéns pela edição. O livro foi recebido em parceria com o Grupo.

Postar um comentário

16 Comentários

  1. Tô de olho nesse livro desde o lançamento. Uma premissa maid do que interessante. Valeu pela resenha que só confirmou meu desejo de adquirir o livro.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Aí está mais um livro interessante para ler, meu deus, eu preciso por em dia minhas leituras, rsrsrs.

    A princípio, gostei muito da resenha, falou sem falar muito - se é que me entende. Ah, e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. "Max" me lembrou "A menina que roubava livros", parece ser interessante essa história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Esse livro é no mínimo curioso, pra ser honesta, não conhecia e vi muito potencial com base em sua resenha. Bom, com o momento neonazista que vivenciamos, toda leitura é válida.

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia o livro, mas não tinha lido resenha a respeito dele.
    Recentemente li um enredo deste período negro da história e refleti sobre questões que vão além da pureza de raças. Bom saber que a leitura trás algumas reflexões para o leitor, ainda mais no mundo intolerante que vivemos. Gostei do enredo e vou anotar sua dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Yvens, tudo bem?
    Além das resenhas maravilhosas que você faz, as obras que você lê são sempre um espetaculo a parte não é? Amei a sua dica de leitura, fiquei super curiosa e pretendo ler o quanto antes. Parabéns mais uma vez. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Que ótima resenha, mas confesso que livros da Segunda Guerra Mundial eu estou evitando para não me massacrar do assunto. Surgiu muitos agora e estou lendo aos poucos. Dica anotada para o futuro.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Yvens,
    Adorei sua resenha e o livro. A capa é maravilhosa e a história também! Adoro personagens que nos despertam amor e ódio ao mesmo tempo. Além disso livros que retratam a segunda guerra são sempre boas pedidas. rsrs
    Vou anotar a dica no skoob para não esquecer!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  9. Olá! O livro tem uma temática muito boa e que me chama atenção.
    A leitura, com certeza, vale super a pena. Vou anotar e tentar conseguir o livro.
    sucesso, bjoooooo

    ResponderExcluir
  10. Este livro chamou minha atenção inicialmente pela capa marcante, impossível olhá-la ao menos uma vez e não ficar com ela na cabeça.

    A história é mais ou menos como eu imaginava que seria, a capa deu uma ótima dica.
    Gosto de livros que giram em torno da segunda guerra, então com certeza lerei este!

    ResponderExcluir
  11. Que ótima resenha.
    Gosto muito de livros que retratam essa época. Colocarei na minha lista.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  12. Não sei o que é melhor, a resenha ou o livro! Eu não conhecia essa obra, mas eu já preciso. Obrigada por me mostrá-la ahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu amo, amo muito esse cenário da guerra fria, pois muita coisa não foi revelada. Como essa questão do homem ir para lua ou não. Maz parece ser um cara bem robusto, assim o imaginei. e, nossa rebatizado pelos nazistas? Quero muito ler essa obra.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Puxa, fiquei bastante curiosa! Gosto muito desse tema (II G.M. e nazismo) e, com certeza, leria o livro! Pelo fato de ter um protagonista mirim é ainda mais atraente, pois creio que acontece com ele o contrário do que acontece no mundo real (a meu ver, as crianças são ensinadas ao ódio com o tempo - mas Max regride em relação a este ódio, espero!). A capa é legal, embora bastante óbvia.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Apesar de gostar muito de livros que abordem essa época, faz tempo que não leio nada desse gênero. Se não me engano, já tinha visto esse livro, mas nunca tinha parado para ler mais informações sobre ele. Vou adicionar a minha estante no Skoob e tentar ler algum dia.

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros que abordam a epoca da segunda guerra, seja eles ficticios ou relatos reais, achei que esse livro traz uma proposta nova para o tema e quero muito ler

    ResponderExcluir