About Me

header ads

[RESENHA #143] OS PÁSSAROS - FRANK BAKER


Título: Os Pássaros
Autor: Frank Baker
Editora: Darkside Books
Páginas: 304
Ano: 2016
ISBN: 9788566636437
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: Você conhece o filme. É um dos maiores clássicos de Alfred Hitchcock, de 1963. Nos créditos, consta que a história é baseada no conto “Os Pássaros”, de Daphne du Marier, escritora que o mestre do suspense já havia adaptado antes. Quase trinta anos após seu lançamento, o romance de Frank Baker ganharia repercussão quando o autor ameaçou processar Hitchcock e Daphne Du Maurier. Para deixar essa estranha coincidência com ares de plano macabro: Daphne era prima do antigo editor de Frank Baker, o inglês Peter Davies, e chegou a trabalhar com o parente. Pássaros. Milhares, talvez milhões, sobrevoam Londres, de forma aparentemente inexplicável e sem sentido, onde parecem observar os habitantes da capital, que os consideram divertidos, se tanto um pouco estranhos. Enquanto as pessoas ainda tentavam entender o que faziam ali, eles começam a atacar, ferindo e até mesmo matando com tremenda brutalidade e violência. Seriam eles uma força da natureza ou uma manifestação sobrenatural? Ninguém sabe. A única certeza é que o objetivo dos pássaros é a destruição da humanidade e ninguém tem ideia de como impedi-los... No ano em que se celebra os 80 anos da primeira edição, a DarkSide® Books orgulhosamente apresenta o livro Os Pássaros para todos os leitores e cinéfilos brasileiros apaixonados por um bom susto, um retrato sombrio e acurado de uma Londres pré-Guerra, como se Baker conseguisse vislumbrar o futuro próximo de terror e feitos inomináveis apresentado pela Segunda Guerra Mundial. A edição da DarkSide® Books, em Limited Edition (capa dura) é fiel à versão definitiva, revisada à mão pelo próprio autor, em 1964. “Os Pássaros” conta ainda com uma introdução feita por Ken Mogg, respeitado estudioso da obra de Hitchcock. Mais um livro imperdível da DarkSide®, editora responsável pelo primeiro relançamento de Psicose (2013), de Robert Bloch, no Brasil, depois de quase 50 anos.

Resenha: Em 1963 estreou nos cinemas o filme Os Pássaros, dirigido por ninguém menos que Alfred Hitchcock e, segundo ele, o filme foi baseado no conto de Daphne du Maurier. Porém, assim que a película foi anunciada, o escritor inglês Frank Baker enviou uma carta ao diretor, alegando ser de sua autoria e reivindicando uma compensação financeira, algo que nunca veio. Após o filme, o livro de Baker foi reeditado e vendeu mais do que as trezentas cópias da primeira edição.

A história é tem como protagonista um homem que não conhecemos o seu nome. Acompanhamos sua fase jovem quando era jovem e sua fase idosa quando conta os relatos de sua vida para a sua filha. Tudo começa em um belo dia na cidade de Londres nos anos de 1930, quando um jovem corretor e uma multidão de londrinos ficam curiosos com uma situação inusitada, um bando de pássaros (estorninhos) parados na principal praça de Londres e outros tantos pousavam na cidade. 

"Talvez eu seja o único homem vivo nesta ilha que se lembre dos pássaros. Muitos morreram naquela época; dos poucos que restaram, a maioria deve ter falecido desde então." p. 35.

As pessoas com esse evento ficaram em uma euforia jamais vista, pois tudo aquilo era novo, acreditavam ser alguma encenação de um circo, Em pouco tempo porém, começaram a perceber que esses pássaros não eram qualquer tipo, pois em dado momento eles começaram a perseguir algumas pessoas. Não somente perseguir, mas também zombar a população, fazendo cocô em um líder alemão, perseguindo as pessoas em diversos locais, perturbando o papa, matando um executivo e muito mais.

"Eu estava oprimido, oprimido por algo inominável. Até mesmo o profundo azul do céu daquela noite, onde uma meia-lua se estendia como uma nuvem cortada, me parecia sem vida, com uma apreensão passiva de mudança." p. 62.

Diversas tentativas foram feitas para refrear o ímpeto dos pássaros, um nobre ambicioso coronel com o seu batalhão tentou combater os pássaros, assim como os kamikazes japoneses, caçadores de elite, porém tudo em vão, aliás, tais condutas para matar Os Pássaros, só os tornam ainda mais agressivos e cruéis.

Mas não é só a relação entre homens e pássaros que é abordada pelo autor, pois Frank Baker nos tece um panorama sobre a sociedade de sua época, descrevendo a vida de Londres, abordando o cinema que era utilizado como uma fuga da realidade pela sociedade, a crescente utilização dos rádios, o fomento do capitalismo, aspectos que afetavam as pessoas. Os problemas não era somente esses, pois cada pessoa tinha um pássaro para segui-lá, algo que levou ao pânico da população, com algumas se suicidando.

Opinião: Primeiramente as obras Os Pássaros de Frank Baker e o filme de Alfred Hitchcock possuem algumas semelhanças, mas eu cometi um erro no vídeo unboxing de Os Pássaros ao comentar que o filme foi baseado na obra de Baker, na verdade foi baseada na obra de Daphne  du Maurier.
Voltando ao livro, Frank Baker nos traz uma narrativa mais pessoal, sendo interrompida algumas vezes pelos devaneios do protagonista e abusando de saltos cronológicos. O autor insere de forma clara e nítida o horror, muito no campo psicológico, pois existe todo um clima de impotência do ser humano diante da ameaça que o circunda, que se mostra em níveis de um apocalipse.
Algumas cenas de ataques são fortes e bem descritas. Baker cria todo um clima reflexivo, nos arrancando com unhas e dentas da zona de conforto, nos inserindo em uma zona permeada de angústia, terror e por vezes melancolia.

Frank Baker demonstrou uma visão crítica sobre a sociedade do seu tempo, descrevendo os usos e costumes, apimentando com doses de sarcasmos em relação ao modo fútil de vida adotado pelo europeu moderno, principalmente os britânicos. Baker desdenha das convenções sociais e religiosas impostas, bem como demonstra acidez em face aos avanços tecnológicos, o consumismo que se expandia já naquela época, além é claro de tratar sobre o tema sexualidade.
Eu particularmente gostei do livro, não posso dizer que é uma obra sensacional, mas é de fato uma obra muito boa, só não é sensacional pois eu esperava um tom mais macabro, por outro lado gostei muito das reflexões inseridas pelo autor. Baker nos conduz com primor em uma viagem através da alma do protagonista, que por sinal foi bem construído.

A edição é rica em detalhes, pois tem uma introdução em que faz análises sobre as obras de Baker, de Daphne e do filme do Hitchcock, ainda vem com notas da editora original e introdução do autor. Ao terminar a leitura da obra, temos ainda algumas informações sobre o autor.

O livro é edição em capa dura, com ilustrações marcantes. O livro tem uma marcador em fita de cetim na cor preta, assim como as laterais das folhas também são na cor preta. As fontes estão em tamanho confortáveis, existem notas explicativas no rodapé, as folhas são levemente amareladas. Essa edição está entre as mais belas na minha opinião. Deixo meus agradecimentos para a Darkside Books e sua equipe por ter me cedido gentilmente Os Pássaros de Frank Baker. 

Postar um comentário

20 Comentários

  1. Olá,
    só tenho a dizer que a Darkside definitivamente arrasa com as edições. Esse livro é maravilhoso!
    Já tinha visto a capa em outros blogs, mas é a primeira resenha que eu leio. Agora estou morrendo de vontade de comprar! Ai meu Bolso!!! hahaha
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Dark dá show em suas edições! O livro é de fato muito bom e sobre o bolso, compre os livros nas constantes promoções que aparecem na Amazon e Submarino!
      Bjus

      Excluir
  2. du Maurier e o plágio.... kkkkkkkkkkkkkk tem uma história interessante sobre ela com relação a isso... não nesse caso,mas lembrei de Rebecca...
    cara, eu tô doida pra ler Os pássaros... gosto demais do filme [Hitch é dos meus diretores queridinhos]... e essa edição da Darkside tá linda demais...

    interessante as críticas feitas ao longo do livro, só me deixa mais a fim de fazer a leitura...
    Bj,Yvens ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Essa é a primeira resenha que leio que esclareceu minhas dúvidas sobre a obra se baseada na obra de quem? rs
    Eu quero muito ler esse livro e é claro ter mais um fã,DarkSide para minha coleção. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, fico feliz que a resenha tenha esclarecido suas dúvidas!
      Bjus

      Excluir
  4. eu estou apaixonada por tudo nesse livro! a capa me fisgou na hora, e esse enredo? esse já está na minha wishlist, só estou aguardando o famoso e desconhecido $$$ chegar para poder adquirir! sua resenha só refutou meu pensamento: vou amar esse livro!

    adorei!
    beijos, Isa
    http://isaloucaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    A Dark sempre arrasa em suas edições né?
    Eu tenho alguns dos livros deles e só as edições já são um sucesso a parte =D
    Esse livro eu ainda não li e nem tenho :P Mas para dizer a verdade, não sei se eu compraria. Acho que se tiver a oportunidade, até lerei. Mas comprar, acho difícil. A proposta dele até que é legal, mas não é nada que me deixe mega curiosa, sabe?
    Mas curti a resenha.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa mais sobre a obra, leia outras opiniões, talvez mude de ideia!
      Bjus

      Excluir
  6. Olá pessoal. A Capa desse livro já nos instiga a querer ler. Realmente é um trabalho interessante ao qual terei que incluir na minha lista. rsrsrsrsrsr mais de 20 livros aqui me esperando, agora haverá mais 1. Com calma chego lá. Boa resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Sidnei, devagar vai conquistando os livros que quer e lendo também. A edição está linda!

      Excluir
  7. Olá Yvens =)
    Eu não cheguei a assistir o filme e nem ler o livro, nem conhecia para falar a verdade. O livro parece ser bem aterrorizante. Acho bom quando o autor em algumas cenas descreve bem. Que pena que você esperava por um tom mais macabro. Mas que bom que você gostou das reflexões. Realmente a edição parece está rica em detalhes. Nunca li um livro da Darkside, mas pelo o que vejo a editora capricha na edição. Gostei de conhece a obra, saber de quem realmente o filme foi inspirado. Sua resenha ficou sensacional! Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dayane,

      está na hora de ler as obras da Darkside, que por sinal tem um catálogo excelente, fantasia, terror, suspense, ficção científica, documentário e etc!

      Excluir
  8. Oi!
    Pra ser sincera até o lançamento dessa nova edição eu jamais ouvi falar do filme ou do livro e o meu primeiro interesse na obra foi por conta da capa e de todo o trabalho maravilhoso que a Darkside mais uma vez fez com um livro, mas pra minha surpresa eu adorei a premissa da trama pois adoro histórias em que a humanidade é ameaçada de alguma forma. Geralmente a escolha de ameaça são zumbis, algum tipo de vírus ou guerra e por isso achei a ideia de pássaros bastante diferente e fiquei muito curiosa pra saber como tudo ocorre. É uma pena que o livro não tenha te agradado da forma que você esperava, mas aparentemente ainda assim foi uma boa leitura pra você e particularmente fiquei bastante animada com o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário Larissa,

      o livro me agradou muito, talvez eu tenha criado uma super expectativa, mas não fiquei decepcionado, a obra é muito boa!

      Excluir
  9. Olá! Gostei muito da sua resenha. Já ouvi muito falar dessa obra e você me trouxe algumas informações que eu ainda não sabia. Confesso que estou em cima do muro. Analisando se compro ou não.

    Parabéns pela escrita!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, posso te dizer que a obra é muito boa, reflexiva e um belo trabalho da Darkside, que trouxe uma linda edição! Sai do muro rssss!
      Bjus

      Excluir
  10. Está realmente incrível essa edição e a história super interessante.
    Já conhecia a versão par ao cinema. Ótima sua resenha.
    Será uma das minhas próximas aquisições !!!
    super bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena!
      Eu achei essa uma das mais belas edições da Darkside, está entre minhas três favoritas da editora!
      Bjus!

      Excluir