About Me

header ads

[ARTIGO #13] QUAL A SUA DESCULPA PARA NÃO LER?

Em 2005 uma pesquisa realizada em 30 países analisou o tempo médio gasto pelas pessoas lendo livros. O Brasil participou dessa pesquisa e obteve a 27ª colocação, com uma média de 5,2 horas semanais. Em outra pesquisa realizada, as pessoas alegaram passar cerca de 6 minutos exclusivamente lendo por dia, enquanto passavam pouco mais de 2,5 horas vendo TV. Nesse tempo de 6 minutos estavam inclusos revistas e jornais também (isso porque em 2005 as pessoas não perdiam tempo no Facebook - acho que ficavam um pouco menos no Orkut). Qual é o nosso problema? A pessoa chega do trabalho e fica na internet até a hora de dormir, depois pergunta: onde você arruma tempo para ler tanto?

Particularmente eu encaro o Facebook como algo positivo em certos momentos: muitas pessoas que não se dão o trabalho de ler um jornal costumam acessar diariamente as notícias através da rede social. Embora ficar na frente do computador não queira exatamente dizer que estamos agregando qualquer tipo de conhecimento, ainda significa que estamos sim, lendo. Por que perdemos nosso tempo lendo bobagens e alegamos não ter tempo para ler um livro? Boa parcela desses "leitores" de Facebook nem ao menos terminam de ler as notícias, simplesmente ficam satisfeitos em ler a manchete e tiram suas próprias conclusões sobre o desfecho. Aqui eu excluo as pessoas que afirmam não gostar de ler (embora passem o dia inteiro lendo bobagens também), vamos ficar só com os que supostamente gostam, mas “não têm tempo”.

Segundo dados divulgados pelo próprio Facebook, o brasileiro passa cerca de 12 horas por mês apenas olhando a tela e fazendo scrolling: ficar deslizando a rodinha do mouse e vendo as publicações alheias. Com 12 horas em um mês é perfeitamente possível concluir um livro de 400 páginas. Isso porque a atividade mais realizada no facebook não é nem a leitura, mas sim os cliques de "like" em fotos. É perturbador porque esse tempo é referente apenas ao uso da rede social, sem contar outros sites como google, YouTube, etc. Não digo que deveríamos parar de usar as redes sociais, assistir vídeos e tudo mais, mas me pergunto se realmente é necessário todo esse tempo na frente do computador. Eu tenho certeza que muitos de vocês já tiveram um momento em que olharam para a tela do computador e pensaram: que tédio, nada para fazer, já rodei toda a minha “timeline” e vi todos os vídeos que queria. E mesmo assim continuaram rolando a tela, esperando algo aparecer.

Eu não vou ser hipócrita ao ponto de dizer que todos os dias leio e aprendo uma coisa nova, mas eu tento pelo menos ler de 1 a 2 horas por dia, sejam livros didáticos ou de literatura, pois o hábito de leitura, no mínimo, amplia o vocabulário, ainda mais quando nos forçamos a ler livros em inglês, por exemplo, onde aprendemos até um novo idioma. A falta de leitura influencia também em coisas fundamentais na nossa vida: estudo e trabalho. No vestibular, existe um número alarmante de erros de ortografia e concordância, questões respondidas de forma incorreta não por falta de conhecimento, mas por erro de interpretação. Nos processos seletivos de empresas também existem provas de redação, que são afetadas diretamente pelos maus hábitos
de ficar somente na linguagem de internet. Alguns tiveram a cara de pau de dizer que as empresas exigem demais do candidato, como se falar corretamente sua língua nativa fosse um absurdo. Talvez, se as pessoas criassem hábitos melhores de leitura, não haveria tanta gente compartilhando tanta bobeira por aí, notícias falsas, os famosos bebês doentes que vão ser curados com "likes", os erros de português...

Eu trabalho demais, tenho dor de cabeça, fico com sono, preciso cozinhar, preciso limpar a casa, meu quarto está uma bagunça, não tenho um lugar confortável e calmo para fazer isso, minha família não me deixa em paz, tenho coisas demais pra fazer, não tenho dinheiro para comprar livros, não tenho interesse por nenhuma história, vou esperar sair o filme... E você, qual a sua desculpa para não ler?
Fontes: BBC - GLOBO - OLHAR DIGITAL - G1 GLOBO

Postar um comentário

20 Comentários

  1. Que reportagem maravilhosa, já vou compartilhar na página. Eu não gostava muito de ler pois não tinha encontrado algo bom e que me chamasse a atenção, também, porque quando eu tentei, não estava nessa vibe. Mas sempre admirei, então, com uma promessa pessoal, decidi ler todos os dias e, por isso, já fazem 3 anos que leio praticamente todos os dias, nem que seja somente 10 páginas.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você lê o rótulo do condicionador, já é uma leitura diária hahaha

      Excluir
  2. "Não digo que deveríamos parar de usar as redes sociais, assistir vídeos e tudo mais, mas me pergunto se realmente é necessário todo esse tempo na frente do computador". Exatamente o que eu penso. Quando alertamos pela falta de leitura, mostramos que as pessoas preenchem o dia com coisas que não as levará a lugar nenhum e ao final do dia, quando não fazem nada de produtivo exclamam "fiz nada hoje". É, isso é realmente complicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Chegar no fim do dia pra falar que não fez nada... De quem é realmente a culpa disso? Nossa.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo post. Amei a sua ideia.
    Não vou negar que curto muito as redes sociais. Facebook, whats, instagran, skoob. Mas já passei dias sem usar porque estava muito envolvida em uma leitura e não senti falta. Adoro ler e adoro conversar e conhecer pessoas, mas se tivesse que escolher, uma boa leitura sempre estaria em primeiro lugar para mim. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros são melhores que pessoas haha e são um ótimo assunto para começar uma conversa!

      Excluir
  4. Eu estava conversando exatamente isso com o meu namorado! Com a internet, todo e qualquer conhecimento está fácil, a um "clique" de distância, mas ao invés de usarem isso, as pessoas estão ficando cada vez mais preguiçosas e burras.
    Acho o cúmulo alguém que nunca sai do whatsapp, facebook e afins falar que não tem tempo, e ainda riem, de nós, leitores, dizendo que passamos tanto tempo lendo que não fazemos mais nada da vida. É perfeitamente possível namorar, viajar, se divertir E ler e adquirir conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido que não dê pra ler um livro pelo menos uma horinha por dia. A gente perde mais tempo tentando acompanhar o "grupo da família" hahaha.

      Excluir
  5. Eu não uso nenhuma desculpa para não ler, até porque, tenho o hábito de ler todos os dias à noite, e quando não faço isso, sinto falta. Não sou viciada nas redes sociais, chego a desligar meu celular todas as noites para não ter mais que ouvir notificação chegando. Infelizmente no Brasil a leitura é vista como um enfardo, em vez de conhecimento. As pessoas nem absorvem mesmo o que leem. Uma postagem muito importante e verdadeira.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que somos forçados a ler coisas que não gostamos duranta a época de escola e acabamos criando um bloqueio... Precisamos tentar mudar isso.

      Excluir
  6. Adorei essas verdade! Muita gente tem que ele esse texto e ver que está perdendo muito tempo da vida passando o dia inteiro nas redes sociais.
    Concordo muito com você. Ler só acrescenta coisas boas na vida a gente. Acho que se mais pessoas procurassem ler mais, o mundo não estaria como está.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! Mas cabe a nós, leitores, trazer esse povão pro nosso lado!

      Excluir
  7. Excelente reportagem, mostra de forma clara o motivo de muitos não terem o hábito da leitura no Brasil. Eu particularmente uso muito o Facebook, mais para nível de informação em sua maioria, mas também para passatempo. O ideal é dosar seu tempo e suas prioridades. Não sou de ler todos os dias, mas sempre leio, ou tento ler pelo menos um livro por semana, até porque tudo o que é excessivo não faz bem, e tem dias que assim como não quero entrar no face, também não quero ler, mas aí vai da prioridade de cada um em procurar outra atividade que acrescente algo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jeito é ter vários hobbies, sempre ter o que fazer. Só não pode reclamar de falta de tempo.

      Excluir
  8. Olá Felipe, perfeita tua postagem!
    Comentários do tipo que você colocou aí, escuto quase que diariamente. Faço faculdade de Design de Interiores e isso ocupa muito do meu tempo (além das aulas, provas, ainda temos muitos trabalhos práticos) e em uma turma de quase 40 alunos, sou a única que ler com frequência, mais umas duas pessoas que leem no máximo 3 livros por ano. E muitos me perguntam se não vivo, não durmo... Porque mesmo com tantas tarefas diárias (ainda tenho dois filhos), consegui ler 48 livros esse ano. Não alcancei a minha meta (60), mas me considero satisfeita e ainda vou aumentar o número, já que as férias chegaram. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Minha desculpa ler é quase unanime de qualquer estudante: faculdade. Faço curso que toma meu tempo integral (e mais em casa porque né, temos que revisar) então meu ritmo de leitura fica bem lento. Porém para mim isso não é desculpa. Quem quer consegue, afinal temos transporte público, temos aquele tempo ocioso na internet que poderia muito bem ser substituido entre outros. Gostei bastante da sua reflexão e seu post!
    Beijos,
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Acho que algumas pessoas não conseguem ler diariamente por serem muito atarefadas e chegarem em casa muito cansadas, sem bem disso porque quando trabalhava e estudava eu só queria dormir todo o tempo livre que tinha, porque fica extremamente cansada o tempo todo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Gostei do post! Eu leio bastante, em todo tempo livre que tenho, mas também assisto minhas séries e fico deslizando o dedo na tela do celular vendo as publicações do facebook e instagram. Acho que as pessoas fazem o que quiser com o tempo delas, e por mais que ame MUITO ler, sei que existem pessoas que não gostam, por motivos diversos, e respeito isso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Opa! Eu não tenho desculpa... Gosto mesmo! Leio blogues nas horas vagas e leio pelo menos um capítulo do meu livro favorito toda noite! Ler faz bem... Ler enriquece a alma! E o teu post enriquece a consciência de futuros leitores!

    Gratidão!

    ResponderExcluir
  13. Tapa na cara da sociedade. Eu sempre gostei de ler e, todo dia, separo algumas horas para me dedicar a leitura. Sem ser leitura na internet. Porque se contar na internet leio muito mais. Todo dia eu leio vários blogs e sites. Ontem aconteceu o que você falou no texto. Eu estava no noot, respondendo comentários do blog. terminei isso e fui escrever os posts que faltavam. Acabei, vi o Facebook e ai não tinha mais nada pra fazer, mas eu nao tinha coragem de desligar o noot. No momento tenho bastante coisa pra fazer aqui na internet, mas quando eu acabar, vou me desconectar um pouco e quem sabe, concluir mais uma leitura.
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir