About Me

header ads

[RESENHA #32] EU SOU A LENDA - RICHARD MATHESON

Título: Eu Sou A Lenda
Autor: Richard Matheson
Editora: Aleph
Páginas: 384
Ano: 2015
ISBN: 9788576572718
Onde Comprar: Amazon - Saraiva


Sinopse: Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes.

Resenha: Richard Matheson nesse livro nos transporta para um mundo onde o apocalipse chegou, trata-se de um apocalipse vampiresco. Nessa história conhecemos e acompanhamos a trajetória de Robert Neville, um cidadão comum que perde sua esposa para uma bactéria poderosa, esta bactéria afeta tanto humanos como animais, transformando-os em um tipo de vampiro. Digo isto pois em dado momento o próprio governo difundiu a ideia de que os contagiados tornavam-se uma espécie de vampiro.
"Nesses dias nublados, Robert Neville nunca sabia ao certo quando veria o pôr do sol e, às vezes, eles já estavam nas ruas antes que ele pudesse voltar." p. 1.

O personagem tem um rotina clara, busca sobreviver dia após dia. Diariamente faz reparos em sua casa, durante o dia é o predador na história, vai em busca de suprimentos explorando alguns locais da cidade e em busca de vampiros adormecidos. Ele em princípio é o único ser humano sobrevivente, pois de alguma forma viu-se imune à bactéria que aflige e afeta os humanos.

"O principal ponto do preconceito contra as minorias é este: elas são odiadas porque são temidas. Portanto..." p. 57.

O dia-a-dia de Neville é repleto de momentos com flashbacks, aos quais conhecemos alguns eventos que precedem a história presente do livro. Ficamos sabendo sobre o alastramento da doença e a ruptura da sociedade. Vemos também de que forma tais lembranças afetam Neville, quais são os desdobramentos destas.
"Correndo pela sala escura, arrancou a barra que trespassava a porta, jogando-a ruidosamente no chão. Lá fora, eles uivaram assim que o ouviram abrindo a porta. Eu vou sair, seus desgraçados!, sua mente berrava." p. 87.

Neville enfrenta duas linhas de combate, de um lado os vampiros e de outro a que considera ser pior, a solidão, o seu psicológico, os sentimentos como esperança e desesperança, a depressão e a rotina. Para Neville é preferível aceitar que ele está sozinho no mundo, que não existe nenhum outro ser humano, todavia procura respostas para esse fato, procura motivos para continuar vivo, para sobreviver e seguir em frente.
Em dado momento Neville começa a procurar respostas científicas para o acontecimento, estudando e lendo obras científicas, largando de lado as supertições, deixando de procurar respostas no campo do sobrenatural.

Richard Matheson nessa história aborda um período de três anos, indo de janeiro do ano de 1976 até janeiro do ano de 1979 para explicar os acontecimentos, para demonstrar e criar esse cenário de apocalipse vampiro.

Opinião: Eu Sou A Lenda vai retratar o terror, o horror, principalmente psicológico pelo qual o protagonista passa, isso por ser considerado o último ser humano existente no mundo, ao menos no mundo que ele conhece.

A obra de Richard Matheson é repleta de monólogos e em nenhum momento consegue ser enfadonha ou cansativa, pelo contrário, nos traz a instabilidade emocional que Neville enfrenta, derivada principalmente pelo fato de não ter mais nenhum convívio em sociedade, de não conversar e relacionar-se com nenhum ser humano.
Matheson consegue ainda nos levar e inserir para história, ao menos esse foi o meu sentimento, por diversas vezes me via na história, conseguia sentir a solidão e o desespero de Neville. O autor consegue abrir para nós uma porta que traz agonia, desespero, tensão, curiosidade e suspense. O ponto positivo da história foi focar no ser humano Neville e todas as emoções e pensamentos aos quais enfrentou.

Esse livro é uma obra prima de Matheson, uma obra primorosa de terror e ficção científica, além disso para mim, é uma dos mais belos livros publicados pela editora Aleph, pois possui capa dura, papel pólen soft, diversas ilustrações, uma crítica sobre o apocalipse vampiro por Mathias Clasen, uma conversa entrevista com Richard Matheson, além de um prefácio elaborado por Stephen King. Recomendo fortemente.

Adaptações Cinematográficas:

The Last Man on Earth (Mortos que matam) 1964, com Vicent Price.
The Omega Man (A última esperança da terra) 1971, com Charlton Heston.
I Am Legend (Eu sou a lenda) 2007, com Will Smith.

Por Yvens Castro.

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Gosto de filmes sobre o apocalipse, gosto de documentários sobre o tema, mas não sei se gosto de livros. Na verdade, não li nada que aborde exatamente isso, que não seja fantasia. Amei a dica! Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  2. UOU! Fico triste sempre que lembro que ainda não li a obra em que os filmes são baseados. Adoro a versão com o Will, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Poxa, agora fiquei com maaais vontade ainda... E agora? Heheh
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sou doida pra ler esse livro!!! Até hoje não assisti o filme pois quero ler o livro antes, ele me parece demais, só vejo opiniões positivas. E isso sem falar que eu adoro cenários pós-apocalípticos hahaha

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  4. Eu quero esse livro faz um tempo, pois sempre escuto criticas boas e ando meio triste, pois ainda não li, mas pretendo fazer a leitura logo.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Yves, tudo bem contigo?
    Realmente não sabia que tinha este livro e preciso para ontem! Sou fã de carteirinha do filme e sempre me encanto, e com essa sua resenha foi o mesmo. Acredito que quando eu ler o livro irei me sentir mais dentro da história, além da do filme.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. quero muito ler Eu sou a lenda, das adaptações só vi a que tem Will Smith... a editora sempre traz titulos maravilhosos e esse é só mais um dos que pretendo ter na estante :D
    fico pensando se fosse eu no lugar do personagem... acho que eu surtaria, enlouquecia mesmo... a solidão como companheira... e ainda tendo que se proteger da 'noite'... foda =/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia esse livro, e confesso que não sou acostuma a ler livros desse gênero, porém fiquei muito curiosa pois existem muitas adaptações cinematográficas, vou anotá-las.
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Yvens
    Eu só assisti a adapataçao de 2007 e adorei. Uma pena que eu ainda não tenha lido o livro, mas vontade não me falta. Essa edição da Aleph parece estar incrível mesmo, aliais essa editora arrasa. Adorei a resenha e espero ler a obra ainda.

    livrosvamosdevoralos.bogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie
    eu já tenho o livro aqui e adoro a edição, haha nunca vi o filme mas quero super ler o livro, parece ser bem interessante apesar de não ser o que costumo ler, boa resenha e dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Essa edição é maravilhosa mesmo. A Aleph traz sempre belas edições. Bom, sobre o narrativa, eu adoro. Confesso que ainda não li o livro. Só conheço o filme. Que me chama atenção é essa questão da soidão. O terror psicológico sempre me choca mais do que os vampiros feiosos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. AMEI sua resenha. Preciso ler esse livro. Está na minha lista e quero essa edição. Adorei o filme com Will Smith, mas lendo sua resenha percebo que nessa adaptação os monstros em questão eram mais parecidos com zumbis do que com vampiros. Fiquei ainda mais interessada no livro, pois tenho certeza de que vou entrar na mente desse personagem.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Yvens, adoro livros e filmes sobre o apocalipse, mas confesso que ainda não parei para assistir a essa adaptação e nem li o livro. Outro dia estava passando pela livraria e me deparei com essa linda edição capa dura...certamente irei adquirir logo mais.

    Adorei a resenha, assim como tudo que você escreve aqui no blog. Dá pra ver que você gosta bastante de ficção científica, ao contrário de mim, que não costumo ler muito esse gênero, e é justamente por isso que eu goste de acompanhar o blog...ver as resenhas de obras para selecionar as que mais me interessariam.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  13. Eu assisti a adaptação com Will Smith, achei super bacana. Não tive o prazer de ler o livro, mesmo assim, acredito que deva ser bem mais intenso que o filme. Certamente, é um livro que se ganhasse de presente, ficaria feliz da vida.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ver filmes, então nunca vi a adaptação desse e nem ao menos sabia que tinham três, acredita? kkkk Confesso que esse não é um gênero que costumo ler, mas fiquei curiosa com a história.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Tenho o livro aqui, já comecei a ler,mas não continuei, inclusive na época que eu parei procurei alguma resenha pra ver se me interessava e nenhuma me animou muito. A sua deu um empurraozinho, gosto dessa pegada psicológica da leitura. Nem ouso ver o filme, é tanto comentário ruim hahah
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Eu lembro que eu fiquei com medo quando assisti o filme no cinema a primeira vez, e agora acho até meio bobo. O livro, no caso, não é um genero que eu goste de ler, então não é uma leitura que faria.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?

    Não vi o filme e também não li o livro. Não é um gênero que me chame a atenção, então eu não leria. Mas que bom que a história é interessante e a escrita do autor, envolvente. Isso ajuda muito na leitura.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. eu não cheguei a ler o livro, ele não me interessa muito, apesar da história ser bem interessante, mas eu assisti o filme e realmente gostei bastante.

    ResponderExcluir