About Me

header ads

[RESENHA #24] ÁGUA PARA ELEFANTES - SARA GRUEN

Título: Água para Elefantes
Autor: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2011
ISBN: 9788599296158
Onde Comprar:
 Amazon - Americanas

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas e fantasmas do passado. Durante 70 anos ele guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofre nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Resenha: Água para Elefantes é um famoso best-seller, muitas pessoas amam esse livro, que por sinal foi adaptado para os cinemas em 2011. O livro é narrado pelo protagonista Jacob Jankowski, quando por volta de 90 anos.

"Tenho 90 anos. Ou 93. Uma coisa ou outra." p. 9.

Jacob com seus 23 anos, cursava veterinária e tudo estava indo bem, ao término da faculdade iria trabalhar com o pai, até que em determinado momento recebe uma triste notícia sobre seus pais, estes morreram em um acidente, diante disto ele fica sem rumo. Estando completamento sozinho no mundo, ele acaba por conseguir um emprego no circo com o diretor August, como cuidador dos animais, tornando-se o veterinário de lá.


A história no livro é intercalada por capítulos passados dentro do asilo. Esses trechos mostram um Jacob mais próximo da realidade do que o jovem das lembranças, desta forma consegue deixar o leitor mais próximo e íntimo dele.

"A idade é um ladrão terrível. Justamente quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas. Ela lhe traz dores, lhe confunde a cabeça e silenciosamente espalha o câncer em sua esposa." p. 15.


A história do jovem Jacob começa na Grande Depressão, o protagonista quando começa a trabalhar no circo, divide um vagão com o anão Walter e com sua cadela. Jacob passa a dividir seus sentimentos entre Marlena esposa do direitor August e Rosie. Nosso protagonista vai passando por experiências únicas e inesquecíveis, descobrindo como é o mundo do circo, a magia inerente a este. 

Eu sinceramente não consigo falar mais sobre o livro sem dar spoilers!

Opinião: Água para Elefantes é um livro para uma leitura agradável e leve, além de ser rico em detalhes. Os personagens são bem construídos e trabalhados. A capa do livro é muito bonita, um tanto quando impactante. Essa obra consegue trabalhar minhas emoções, como paixão e raiva. Fiquei torcendo para Jacob em diversos momentos da narração. Trata-se de um livro contagiante, com personagens envolventes e que nos surpreendem.

Sara consegue retratar a rotina do circo de forma muito dinâmica, não consegue nos deixar entendiado com a sua escrita. Ao final do livro, detalhes, histórias verdadeiras e fatos importantes que compõem a narrativa nos é mostrado pela autora.

Por Mayara Frossard.

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Olá tudo bem ?
    Não li o livro,mas assisti o filme que na época que foi lançado foi uma febre gostei muito e pretendo ler o livro !

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?
    Eu sempre quis comprar o livro, mas sempre fugi dessa tentação. É a primeira resenha que vejo sobre, e posso dizer que me arrependi de não ter realizado a compra, sua resenha ficou incrível. Quero realmente ler.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana, tudo bem?
      Não fuja dessa tentação, aproveite o livro, é muito bom!

      Excluir
  3. eu amei esse livro, é simplesmente incrível... minha edição é dessa que vc postou a imagem, tenho vontade de ver o filme, mas até agora não tive oportunidade...
    senti muita raiva em várias passagens dele, em outras me emocionei... só o final que me deixou um pouco insatisfeita, mas nada que comprometesse a obra como um todo...
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Oi *--*

    tenho esse livro na minha estante e tanto tempo que nem lembro mais quando ganhei. Por nunca ter lido também nunca vi o filme. Depois da sua resenha fiquei com vontade de lê-lo, não sabia que ele era mais leva, pensava quera uma leitura densa.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu acho esse livro muito legal, romance não é meu gênero favorito, mas acho que nesse a dosagem de romance é perfeita. O filme é bom, mas como sempre o livro é muito melhor. Ótima resenha ;)

    www.pegueumaxicarablog.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Não tenho vontade de ler nem de ver o filme, a premissa não me chamou a atenção,ainda mais tendo R. Pattinson como protagonista. Mas que bom que gostou da história.

    ResponderExcluir
  7. Mayara, não sei se leria o livro, pois não gosto de livro com muitos detalhes e também não achei a história tão interessante assim.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Olá, nunca havia lido nenhuma resenha desse livro, e adorei a forma como você retratou toda a história. Eu ainda não li, mas pretendo. Assiti a adaptação e gostei bastante.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  9. Ooi!
    Da para acreditar que nunca li o livro e nem assisti o filme?! Haha
    Sempre via comentários negativos sobre ele mas sua resenha me animou, quem sabe dou uma chance agora. :)
    Beijoos!

    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Vi sobre o filme na época de estreia nos cinemas, mas não sabia que também tinha o livro. Quando você mencionou história rica em detalhes, me fez lembrar Garota Exemplar, pois é um livro muito denso e os personagens ricos em sua construção. Ótima resenha. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Lembro de ter assistido o filme já faz um bom tempo, mas pela sinopse e sua resenha percebi que os dois diferem bastante, posso estar enganada, mas ainda pretendo lê-lo para tirar minha dúvida.

    Juliana
    claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Fico com medo de livros ricos em detalhes pois comigo a leitura flui bem devagar. De qualquer forma Água Para elefantes não tem uma premissa que me agrade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu li o livro acho que em 2011/2012 e adorei! Foi uma experiência bem emocionante. Mas não assisti ao filme.
    E você disse tudo, a autora não nos deixa entediados em momento algum, eu adorei a escrita dela.
    É um livro que indico.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir