About Me

header ads

[RESENHA #12] A CASA DE AVIS - MARCELO MÚSSURI


Título: A Casa de Avis - Calicute
Autor: Marcelo Mússuri
Editora: Novo Século/Novos Talentos
Ano: 2013
Páginas: 376

Sinopse: Jaime, filho do Duque de Bragança, o homem mais rico e influente de Portugal, tem apenas seis anos quando o pai é condenado à morte e degolado na praça de Évora. Após ser obrigado a assistir a execução, é enviado ao estaleiro da cidade de Lagos, para ser esquecido e desaparecer definitivamente. O menino resiste e se junta a um pequeno a um pequeno grupo de carpinteiros naquela extenuante rotina de trabalho. Até que uma doença devastadora aniquila a tripulação das caravelas destinadas a cruzar o extremo sul do mundo em busca do caminho para as Índias. O ano era 1488 de Nosso Senhor Jesus Cristo, e Jaime não poderia imaginar que sua vida estaria intrinsecamente ligada à maior aventura de sua nação. Apoiado em verdades históricas, esse romance de tirar o fôlego, desvenda os segredos das intrincadas relações de poder na Corte portuguesa no final do século XV, as sangrentas batalhas medievais, as ordens religiosas e seu extraordinário poderia militar, as fantásticas viagens oceânicas, seus perigos, desastres e a promessa de fortunas inimagináveis".


Resenha: A Casa de Avis é o primeiro volume de uma "possível" trilogia sobre as navegações e o estado de Portugal. A história é ambientada em Portugal, durante o fim da idade média. O livro é uma epopeia do período das grandes navegações,  mostrando todo o trabalho de construção das embarcações, caravelas.

A trama criada por Mússuri impressiona e prende nossa atenção, relata de forma clara as navegações, as dificuldades das viagens, os comportamentos dos marinheiros no período que estão em mar aberto, bem como as dificuldades inerentes dessa atividade de navegação.

A obra possui como personagens principais Dias, o seu irmão Diogo, o amigo Lupo e a criança Jaime criada por Dias. O autor trabalhou bem os personagens, sendo eles bem carismáticos, cabe ressaltar que foi feita uma pesquisa histórica sobre os diversos personagens presentes na trama, tentando deixar os mesmos o mais próximo da realidade.

Figuras históricas e importantes como D. Pedro, D. Afonso, D. Duarte entre outros, fazem parte da trama. A obra possuí intrigas políticas, guerra civil, humor, tragédia e aventura, consegue aliar a parte fictícia aos fatos reais de forma magistral.

Uma passagem que chorei de rir, no sentido literal, eu deixo abaixo para vocês e é logo no início do livro:

Os cenários são detalhados, principalmente no que tange ao começo de algumas cenas. Todavia no decorrer do livro essas descrições vão se tornando mais simples. Mússuri nos traz uma linguagem simples. Por vezes existe o uso de linguagem pejorativas, mas me diverti com essas, nada que comprometa a obra, mas sim faz uma ligação entre os personagens.

Marcelo Mússuri consegue impor um ritmo muito legal em sua obra, fazendo com que a leitura flua de forma ágil e rápida. Algo que pode confundir o leitor que talvez não está acostumado, são as voltas ao passado durante a leitura.

A Casa de Avis é um livro que considero como ficção histórica, retrata muito bem Portugal e Espanha, bem com os modos, usos e costumes da época, além disso nos traz informações sobre as moradias, alimentações e vestuário. Essa é uma obra nacional, muito boa, com capítulos relativamente curtos. É uma bela obra!


Publicada no dia 17/10/2015 em nossa fanpage, confira: Saga Literária

Por Yvens Castro 

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Ainda não conhecia a obra ou o autor, mas a dica está anotada. Sempre gostei muito de história, então amo livros que se passam em outras épocas e, como ainda não li nada sobre o período das navegações fiquei muito interessada. Fico feliz em saber que o autor fez uma pesquisa sobre os costumes da época para nos relatar de forma mais fiel possível. Adorei a resenha!

    Mari

    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Saga Literária, esse parece ser um livro muito bom, conseguindo aliar ficção com fatos históricos, adorei!

    ResponderExcluir
  3. Yvens, socorroooo!!! Você deve ter algum superpoder, porque eu estava ainda ontem procurando um livro para dar de presente para a minha tia. Cara, esse livro é perfeito!!! Eu particularmente não me interesso muito por ele, mas eu tenho certeza de que a minha tia vai adorar. É a cara dela!
    Sua resenha está muito boa, dosando muito bem a parte de resumo com a parte crítica. Parabéns!
    Beijinho,
    Monalisa
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee, tudo bem?

    Acho bacana estes livros que se passam em locais que saem do eixo Estados Unidos/Londres. Ia adorar ler sobre Portugal porque tenho muita vontade de conhecer o país. Gosto dessa pegada histórica, apesar da idade média não ser minha época preferida. Leia o livro mais para frente. Adorei sua resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivens, tudo bem
    Adoro históira, era a minha matéria preferida na escola, e percebi que o autor trabalhou bem essa parte. Ao abordar a época de navegações, acho que o enredo deve ter muita aventura também. Não conhecia o livro e fiquei muito interessada. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.


    http://www.sagaliteraria.com.br/2016/02/resenha-casa-de-avis-calicute-marcelo.html

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro e acredito que ele deva ser bem interessante. Eu adoro livros com contextos históricos, ainda mais se tratando de Portugal de onde vem parte de minha descendência. Mas não sei se leria por conta dos detalhes que você citou, isso pode tornar a leitura mais lenta em alguns momentos. Mas livros históricos são assim mesmo né!? Quem sabe me anime futuramente.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Yvens, tudo bem?

    O livro não faz muito meu estilo, mas gosto dessa mistura de ficção e realidade. Que bom que é bem desenvolvido, e a leitura seja fluída. Eu não ligo muito para linguagem mais pejorativa, pelo contrário, gosto de um humor um pouco mais ácido, mas muita gente não gosta.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. oi, tudo bem?
    eu não conhecia o livro ou o autor. Acho que para quem curte uma obra mais história, essa é uma ótima dica. Pessoalmente, eu não curto ficções históricas, se for pra ler algo de época, pego romances de época 100% ficção mesmo, kkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi oi!
    Antes de tudo, devo lhe parabenizar pelo blog lindo. Eu adoro seu trabalho, acompanho desde o começo do blog. Tanto que ele me inspirou a começar meu próprio blog com minhas amigas. Será que você poderia dar uma olhada pra dizer como estamos nos saindo? Seria uma honra ter você nos seguindo. <3
    http://particulasinfinitas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Yvens sua resenha está boa destacando os pontos importantes do livro, olhando para ele não teria tanta vontade de ler. A premissa histórica com o cenário Portugal parece diferente. Mas história nunca foi o meu forte. :P

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Sou fissurada em história e já fiquei interessada nesses livro. Não o conhecia, mas parece uma obra bastante rica.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir