About Me

header ads

[VÍDEOS] A FÁBRICA DE VESPAS - PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Considerado um clássico moderno, eleito entre os cem romances mais importantes do século XX, nunca antes editado no Brasil. Essa obra é A Fábrica de Vespas.

"Dois anos depois de matar Blyth, matei meu irmãozinho Paulo, por motivos muito mais sérios e diferentes daqueles que eu tivera para acabar com o primeiro. Daí, um ano depois, foi a vez da minha priminha Esmeralda, por puro capricho. Esse é o placar até agora. Três. Não mato ninguém há anos, e não pretendo matar de novo. Foi só uma fase pela qual passei."
Abandonado à própria sorte para observar a natureza e inventar sua própria teologia - a maneira do Robinson Crusoé de Daniel Defoe -, Frank desconhece a escola e o serviço social, já que seu pai acredita na edução "natural", recomendada pelo filósofo do século XVIII Jean-Jacques Rousseau e apresentada em seu romance Emílio, ou da Educação (1762), que sugere que as crianças devam crescer entre as belezas da natureza, permitindo que ela se deleitem com a flora e a fauna. A natureza humana seria boa a princípio, mas corrompida pela civilização. Quando descobre que Eric fugiu do hospital, Frank tem que preparar o terreno para o inevitável retorno de seu irmão - um acontecimento que implode os mistérios do passado e vai mudar a vida de Frank por completo.
Narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Frank, a estreia literária do autor escocês Iain Banks polarizou a crítica e os leitores quando foi publicada pela primeira vez, em 1984. Sua obra foi tão aclamada quanto criticada, devido à sua macabra descrição da violência. Livro que evoca tanto O Senhor das Moscas (1954) como o Precisamos Falar sobre Kevin (2003), FÁBRICA DE VESPAS consegue produzir um olhar ao mesmo tempo bizarro, imaginativo, perturbador e repleto de humor negro do que se passa dentro da mente de uma criança psicopata.

Confira mais detalhes da A Fábrica de Vespas de Iain Banks

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Olá!
    Ganhei esse livro agora no meu aniversário da filha! Achei a capa Mara! Mas não tirei do plástico ainda e pelo que vc mostrou tem ilustrações que só embelezam a obra. Vamos ver se consigo ler ainda esse ano. rs
    Bjs
    Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, a edição é muito bem feita, tomara que consigamos, pois também quero ler!
      bjus

      Excluir
  2. Conheço o livro, e inclusive já li resenhas dele, mas apesar da qualidade gráfica e do texto, não me interessei muito por ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, esse pode não ter lhe interessado, mas a Dark tem um catálogo com muitas opções, talvez algum outro livro da editora lhe cause interesse! Bjuss

      Excluir
  3. Olá Yvens Castro =)
    Eu não li nenhum livro dessa editora ainda mais vejo que eles realmente arrasam na qualidade gráfica, com esse livro pelo jeito não foi diferente. O livro realmente passa a impressão que vem uma história perturbadora. Ainda não li nada que tenha uma criança psicopata, mas estou precisando sair da minha área de conforto literário, então anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  4. Já tinha interesse nesse livro, mas após saber que evoca O Senhor das moscas, livro do qual gosto muito, o interesse só aumentou. Espero poder realizar a leitura muito em breve. Darkside já virou uma paixão para mim.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Senhor das Moscas é um clássico. Espero que tenha a oportunidade de ler A Fábrica de Vespas em breve!

      Excluir
  5. Olá, Yvens!
    Olha, apesar de ser um clássico, ainda não tive a oportunidade de ler essa obra. Assim que possível, pretendo saber mais sobre esse enredo macabro e violento. Vou ver o vídeo para conferir mais detalhes!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cidália,

      isso mesmo, procure saber mais sobre o livro, confira os detalhes. Eu curti muito a edição que está fantástica!
      Bjus

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?

    A temática me interessa, e até sinto vontade de ler, mas não é algo que eu precise comprar pra já, sabe? Já li outras resenhas e todas bastante elogiosas, então, passa aquele ânimo. Não sou muito a fim de violência, mesmo na ficção, mas entendo que certas histórias precise dela. Só lendo pra eu saber se concordo, ou não haha.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Nina, pesquise mais, tudo ao seu tempo, quando sentir vontade de ler pegue o livro!

      Excluir
  7. deve ser um livro perturbador, no mínimo... pela diagramação você percebe o cuidado que a editora tem com o público e seus títulos... esse já tá na wishlist *--*
    bj, Yvens ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é o que dizem, bem perturbador! A edição está caprichada, muito legal mesmo!
      Bjuss

      Excluir
  8. Esse é o meu livro mais desejado do momento, não vejo a hora de ter ele em minhas mãos
    Legal seu post pois não sabia q ele tinha sido publicado primeiramente no sécull XX

    ResponderExcluir
  9. Não era um livro desejado, mas agora estou receosa para comprar. Por se tratar de um enredo psicológico, de fato me choca e me toca. E como vc disse no final da resenha, esse toque do humor negro deixa o enredo ainda melhor e mais cativante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Faces, não fique receosa em comprar, é um livro de qualidade apesar de ter um enredo psicológico que choca!

      Excluir