About Me

header ads

[RESENHA #138] ONDE CANTAM OS PÁSSAROS - EVIE WYLD


Título: Onde Cantam Os Pássaros
Autor: Evie Wylde
Editora: Darkside Books
Tradução: Leandro Durazzo
Páginas: 256
Ano: 2015
ISBN: 9788566636529
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: No premiado romance de Evie Wyld, a fazendeira Jake White leva uma vida simples numa ilha inglesa. Suas únicas companhias são rochedos, a chuva incessante, suas ovelhas e um cachorro, que atende pelo nome de Cão. Tendo escolhido a solidão por vontade própria, Jake precisa lidar com acontecimentos recentes que põem em dúvida o quanto ela realmente está sozinha – e o quanto estará segura. De tempos em tempos, uma de suas ovelhas aparece morta, o que pode ser muito bem obra das raposas que habitam a floresta próxima à sua fazenda. Ou de algo pior. Um menino perdido, um homem estranho, rumores sobre uma fera e fantasmas do seu próprio passado atormentam a vida de uma mulher que sonha com a redenção.

Aos poucos, vamos descobrindo mais sobre as suas habilidades em tosquiar e cuidar de ovelhas, aprendidas ainda quando jovem, em sua terra natal, na Austrália. E vamos aprendendo também o que aconteceu lá, que acabou por conduzir White à uma vida de reclusão e isolamento. E sobre as contradições e diferenças entre um passado (sempre narrado no tempo verbal presente) cheio de vida e calor, e o presente (narrado por sua vez no passado) repleto de lama, frio e um ritmo mais desacelerado, paira uma atmosfera absolutamente brutal.
Com uma prosa verdadeiramente excepcional, o estilo da autora reúne tanto clareza como substância e apresenta uma personagem inesquecível, enigmática, trágica, assombrada por um passado inescapável. Uma mulher forte, ainda que tão passível de falhas, erros e equívocos como todos nós. É uma história de solidão e sobrevivência, culpa, perda e o poder do perdão. Uma escrita visceral onde sentimos a presença de tudo, os odores, o vento, o tempo. Nada passa desapercebido.

Resenha: Evie Wyld nos apresenta a história da australiana Jake White, uma mulher solitária, mal-humorada que deixa o seu país de origem e vai morar sozinha em uma velha fazenda localizada em alguma ilha da Inglaterra. 

No início da leitura acompanhamos alguns acontecimentos narrados por Jake White que oscilam entre o presente e passado. Jake em sua fazenda tem a companhia de um cachorro que se chama cão, além do rebanho de ovelhas que cuida. É através da criação das ovelhas, da venda de lã e carne que Jake obtém o seu sustento.

"As garotas riram e me mostraram o dedo. Enquanto eu passava, o garoto do laço baixou as calças e me mostrou sua bunda branca." p. 11.

No decorrer da leitura vemos que Jake evita interagir, se "misturar" com a população local, que sempre lança para ela olhares curiosos, algo que se agrava pelo fato dela ser solteira. Ainda conhecemos o passado de Jake, cheio de momentos que atormentaram a sua vida, demônios que voltam para persegui-lá.

Em certa oportunidade da trama, os animais de Jake começam a aparecer mortos, algo que ocorre em doses homeopáticas, pois vão morrendo de um a um, com sinais claríssimos de violência. As mortes motiva a ida de Jake na delegacia, mas lá ela é mal recebida, existe desconfiança de todos. Jake não sabe quem ou o que pode ser o responsável pelas crueldades, pois pode ser tanto um ser humano como alum animal. A personagem precisa lidar com esses acontecimentos, que a deixam intrigada sobre a possibilidade de estar ou não realmente sozinha.


"Diabo de mãos grandes, diz um homem chamado Alan, segurando minhas palmas abertas no bar de Fleeced Lamb, em Kalgoorlie. Há algo na maneira profissional com que ele segura minhas mãos que me faz relaxar, como se ele estivesse olhando para o casco de uma cabra." p. 70.

Um dia durante o pastoreio, uma das ovelhas se atola na lama e Jake recebe a ajuda de um estranho, que do nada aparece com ares de perdido. Com a iminente vinda de uma forte tempestade, Jake acaba dando abrigo para esse estranho que acaba se apresentando com Lloyd. Em diante vamos oscilando entre o passado e o presente, cada vez mais conhecendo Jake White.
Opinião: Evie Wyld criou uma personagem que consegue ser misteriosa, trágica, assombrada constantemente por seu passado, que desistiu do convívio com o ser humano e não sente mais prazer nas coisas que a vida lhe apresenta. É bem interessante todo esse cenário repleto de medo e cicatrizes que a autora criou para a personagem principal, a conduta desta em face ao seu passado sombrio e experiências vivenciadas.
Em Onde Cantam Os Pássaros temos descrições bem detalhadas e por vezes impactantes, o que nos faz recriar as sensações da personagem e os cenários. A narrativa não é linear, todavia fluiu muito bem, porém oscila entre o presente e passado, algo que desafia. A autora nos apresenta alguns personagens importantes e irrelevantes, alguns que influenciaram a vida, o percurso de Jake White.
Evie Wyld apresenta uma trama marcante, com diversos sentimentos e que me fez ficar curiosa sobre os desdobramentos, sobre o passado da vida de Jake White, me prendendo na leitura, principalmente por misturar drama com suspense psicológico.
A obra levanta questões polêmicas como prostituição, drogas e violência, ou seja, para alguns leitores pode ser uma obra pesada. Esse é um livro pequeno, com aproximadamente 256 páginas, porém denso, rico em conteúdo.

Esta edição está muito bonita, capa dura levemente aveludada e rosa, bem detalhada, fontes confortáveis, marcador de páginas em cetim, lombada colorida, laterais das folhas em cor preta, folhas internas amareladas.

Postar um comentário

37 Comentários

  1. Oi, Yvens. comprei esse livro faz um tempo realmente estava interessada na obra, mas foi uma grande frustração, visto o valor que paguei, a escrita tem falhas, realmente não rolou pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade quem publicou fui eu (Mayara) e não o Yvens. Uma pena não ter gostado!

      Excluir
    2. Oi, Mayara Frossard, então peço desculpas, não havia notado nos tags que você havia feito a resenha.
      Realmente, comigo o livro não funcionou, o que de certa forma, me fez afastar da editora, pois foi o terceiro. Mas, de uns tempos pra cá, venho recendo meu relacionamento com a editora por causa de algumas dicas da Maria Valéria.

      Excluir
  2. Oi!!
    A capa desse livro é muito show, mas também, Darkside é a editora especializada em capas lindas e diferentes.
    Eu gosto de livros que trazem como pano de fundo temas que fazem a gente pensar e refletir a respeito, temas como os citados por você muitas vezes deixam a leitura não tão agradável.
    Vou colocar ele na minha lista de desejados.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liziane, tudo bem?
      A Darkside faz capas muito lindas mesmo. Essa obra tem temas reflexivos e delicados. Beijos

      Excluir
  3. Oi Mayara, tudo bem? Que resenha show. Eu amei esse livro, não apenas a sinopse e a edição, mas essa capa rosa me conquistou. Não conhecia ele, mas acabei de adicionar na minha lista de próximas compras. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Faby!
      Pode colocar na sua lista de compras, a edição está linda e a história é boa mesmo! Beijos!

      Excluir
  4. Adoro suas resenhas!! Suas fotos ficam ótimas e você escreve muito bem :D
    Mas o livro não chamou muito minha atenção, vou pular essa dica, quem sabe mais pra frente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia, é uma pena, quem sabe mais pra frente não lê então?
      Beijos

      Excluir
  5. Adorei a resenha e a capa desse livro é linda!
    No momento ainda não vou ler ele, quem sabe em outro momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Mylene, no futuro dê uma oportunidade para essa obra!
      A edição é maravilhosa!
      Beijos!

      Excluir
  6. oi, flor... ganhei esse livro e fui toda empolgada pra fazer a leitura, acabei me decepcionando em alguns pontos... do meio pro final comecei a me cansar da narrativa e isso comprometeu minha visão da história...
    o grande mistério pra mim - quem matava as ovelhas? kkkkkkkkkkk

    mas concordo que a edição é um primor de linda...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, que pena!
      A edição é maravilhosa mesmo!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, tudo bem? Comprei esse livro e me decepcionei muito com a história, já é o segundo livro da editora que compro pela capa e me decepciono, porém, eu vou dar uma segunda chance á ele, pois li há algum tempo e gosto de saber o porque não gostei de um livro na época que o li, um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Rayanni, dê outra chance para o livro. Outro detalhe, o catálogo da Darkside é vasto, faça uma pesquisa no skoob, leia algumas resenhas antes, tem livros excelentes!
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá!
    Ficou linda tua postagem ilustrada!
    Fiquei mega curiosa com a resenha e intrigada, achei que tinha a ver com A. Hitckock.
    Mesmo assim quero ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcia, me deixa feliz que o trabalho tenha sido bem feito!
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?

    Que resenha maravilhosa. Amo seus posts no instagram e suas resenhas são fantásticas. O livro tem uma sinopse interessante e talvez compraria pela capa.
    Em resumo, Parabéns pelo post, conseguiu me deixar com uma pulga atrás da orelha!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gnoma (Alice Martins), fico feliz que tenha da resenha!
      A intenção é essa!
      Beijos

      Excluir
  10. Oii,
    Desde já quero te parabenizar por essa resenha incrível, repleta de detalhes, e posso lhe dizer que já li muitas até hoje e essa sem dúvidas está nas melhores que já li. COMPLETA, não deixa faltar nada...
    Quanto ao livro...
    Ainda não li, porém quando se trata de Dark Side eu me interesso até pela lista de materiais que eles compram para fazerem os livros, capa belíssima, conteúdo incrível, obra perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, obrigado pelos elogios, nos deixa feliz!
      A Darkside sempre dá show em suas edições, sempre belas e bem feitas!
      Se tiver oportunidade leia Onde Cantam os Pássaros!
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi Mayara, não li o livro ainda, mas ele está na lista, principalmente pelos tópicos que o enredo tem. Sei que não é um leitura leve, mas gosto de enredos mais tensos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábrica,

      o enredo é permeado de mistérios e momentos tensos, foi uma leitura que gostei bastante, não é perfeita, mas gostei!
      Beijos

      Excluir
  12. Olá Mayara !!! A capa desse livro é realmente linda, aliás como todas as publicação da Editora. Muito capricho. Eu tenho visto algumas resenhas desse livro e as opiniões se dividem. Estou reservando ele na lista para prováveis aquisições. Gostei bastaste da sua resenha, bem detalhada. Sucesso, bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena,

      obrigado pelo elogio, tento fazer o melhor possível para todos que acompanham a Saga Literária. Beijos!

      Excluir
  13. Ainda não tinha lido nada sobre esse livro é a história realmente me chamou a atenção com todo esse mistério, as questões polêmicas e o suspense psicológico. A edição está muito bonita, realmente. Parabéns pela resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tammy,

      a edição está muito linda, na cor rosa é um charme!
      Beijos!

      Excluir
  14. Yvens, eu tenho bastante curiosidade em ler esse livro, nem tanto sobre o tema abordado, mas por causa dessa capa é rosa ahuahauahauahua que coisa mais linda, mas um suspense psicológico é incrível!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana, na verdade eu Mayara que escrevi a resenha, o nome está no topo da publicação. Sim, a capa é muito linda!
      Beijos!

      Excluir
  15. Oi Mayara! Tudo bem?
    Não conhecia o livro e fiquei curiosa. A capa não me chamou a atenção mas a sinopse é bem interessante e sua resenha despertou minha curiosidade. Dica anotada, mas não sei quando vou ler, ainda! Parabéns pela resenha! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sophia,

      além dos mistérios, o livro é ainda reflexivo, nos traz temas interessantes. Obrigado pelo elogio. Beijos!

      Excluir
  16. Olá, eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas eu fico num misto de curiosidade e pé atrás, porém com sua resenha tive uma percepção diferente. Então ainda quero desvendar a história desse livro. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle,

      é muito subjetivo, algumas pessoas gostam muito e outras nem tanto. Pesquisa mais, leia outras resenhas.

      Bjuss

      Excluir
  17. Olá!
    AInda não conhecia esse título da editora, mas achei muito interessante, principalmente por causa desses assassinatos dos seus animais, o que com certeza vai me chocar muito quando for fazer a leitura. Adorei a dica, é bem do estilo que gosto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina,

      aproveite então, a edição é linda e a história é boa. Beijos

      Excluir
  18. Olá Mayara,

    Muito obrigada pela resenha. Eu já queria ler, agora preciso, rs!

    Abraços,
    Fran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fran,

      disponha, aproveite a Black Friday se não tiver a obra e adquira Onde Cantam os Pássaros!

      Beijos!

      Excluir