About Me

header ads

[RESENHA #17] O OCEANO NO FIM DO CAMINHO - NEIL GAIMAN

Título: O Oceano no Fim do Caminho
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 208

Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam - e não deveriam - compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à sua única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Resenha: A primeira vez que vi a capa desse livro, achei por sinal muito bonito e me despertou curiosidade, confesso que vi por algumas vezes essa obra em promoção em alguns sites e não comprei, algo que acabei fazendo na última Black Friday (2015) e não me arrependo.

O Oceano no Fim do Caminho é uma bela obra, tem a narrativa feita por um homem de meia idade, que após 40 anos, retorna ao local onde passou uma parte de sua infância, quando ainda tinha por volta de 7 anos quando conheceu Lettie Hempstock, sua mãe e sua avó.

Durante essa visita ele pede para rever o lago que um dia Lettie o convenceu que seria um oceano e começa a relembrar os acontecimentos da sua infância que envolvia aquelas três pessoas misteriosas, assim começa a história do protagonista sem nome. Essa é a primeira obra que leio do Neil Gaiman, terminei a leitura no início de Janeiro.

A narrativa é em primeira pessoa, dando aquela ideia de tempo, com resquícios da memória de uma infância, que muito já se passou, e vai desenvolvendo em uma história de fato, repleta de aventuras. Essa é uma obra poética, repleta de metáforas, que nos mostra o valor da amizade, do impacto e o valor da nossa infância refletindo no curso de nossas vidas.


Neil Gaiman conseguiu criar uma antagonista aterrorizante, cheia de malícias e maldades, com aparições fortes, contribuindo muito para o nível da história. Essa obra consegue ser fantástica, emocionar, traz aquele clima de angústia, nos deixa ansiosos quanto aos desdobramentos.

O Oceano no Fim do Caminho consegue prender nossa atenção, é um retrato da vida, através do olhar introvertido de um pequeno garoto. Apesar de ser um livro adulto, possui toques de magia e uma narrativa fácil, é uma obra que por vezes nos faz sorrir com atos singelos do personagem principal. Recomendo fortemente essa obra.

Por Yvens Castro.

Postar um comentário

24 Comentários

  1. Olá!

    Não o conhecia, mas achei bem interessante. Não é uma leitura que costumo fazer, mas é uma ótima pedida para sair da zona de conforto literária.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada de Neil Gaiman, é estranho hehehehehe.
    Gostei da premissa do livro, sempre é bem desafiador ler livros com personagens masculinos narrando, por que nem todos sabem levar a história.
    esse livro em questão me parece interessante, a história dele voltar e lembrar do passado é algo que gosto de ler.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oi! Tudo bem?

    Acho a capa desse livro belíssima! Além disso, a premissa é bem interessante. Nunca tinha parado para ler sobre do que se trata. Gostei de saber que é uma boa história. Darei uma chance a esse retrato da vida com certeza!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha e as vezes acho que sou o único que nunca leu esse livro, mas estou mega curioso e ele já esta na minha lista para 2016.

    ResponderExcluir
  5. A primeira coisa que olhei foi a capa também, mas lendo a sinopse e sua resenha fiquei ainda mais curiosa em ler essa história. A forma como é narrada me pareceu envolvente também.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  6. Ola tudo bem?

    Acho a capa desse livro maravilhosa. Nunca li nada do autor, esse livro sempre me pareceu um bom caminho para começar. A história parecer ser muito boa e envolvente, vou dar uma chance com toda certeza.

    Bjoss

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não havia tido info sobre este livro do Gaiman antes, mas agora to morrendo de vontade de ler! Aliás, pra mim, nem tem discussao sobre a genialidade dele! <3
    Curti a resenha! ^^
    Abraços, Yasmin

    ResponderExcluir
  8. Oi, li esse livro a quase dois anos e gostei bastante dele. A forma em que o passado do personagem é retratada e a escrita é bem cativante. Me lembro que na época eu não conhecia o livro, mas participava de um grupo onde todo mês liamos um mesmo livro e trocávamos idéias sobre ele, foi assim que o conheci. Fico feliz que também tenho gostado.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola. Conheço o Neil Gaiman de muitas resenhas lidas por ai kkkk mas nunca parei para ler nenhuma obra dele. A capa me chamou bastante atenção, mas a premissa não me agradou, acho que não seria uma leitura agradável pra mim.

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Infelizmente esse não é meu estilo de livro favorito. É difícil ver uma crítica negativa para a obra, mas não consigo me senti atraída a ela.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. O que eu acho interessante nesse livro é a narrativa parti de um homem de 40 anos, não aquele velho clichê com adolescentes. A capa é muito chamativa, mas mesmo com tantos pontos positivos, não foi suficiente para eu comprar o livro.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou completamente louca por esse livro. É um dos meus favoritos do Gaiman. Adoro a forma como a narrativa foi construida e os detalhes do enredo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie! Eu tenho admirado essa capa desde quando anunciaram o lançamento, mas só o que havia lido sobre ele era a sinopse. Tenho que confessar que, pela sinopse, eu esperaria algo diferente. Quer dizer, fiquei curiosa para descobrir o que é esse horror primordial que colocou a família em risco. Não sei se eu leria por conta do modo como a história é narrada. Esse negócio de relembrar anos atrás geralmente me cansa durante a leitura... mas a obra de Gaiman é muito bem comentada e sua resenha ficou fantástica, então é muito provável que eu dê uma chance para o enredo.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  14. eu sou doida pra ler esse livro dele, gosto pacas do autor, mas não li muito de sua obra, exceto alguns quadrinhos e contos... que ótimo que vc gostou da leitura... logo logo quero comprar o meu, a capa realmente é lindíssima... ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Foi o único livro de Neil Gaiman que li até hoje. Gostei muito do universo fantástico e do mistério em cima disso que ele usa.A Capa é estonteantemente linda(a contra-capa também!). É Um ótimo livro.Adorei sua resenha,bem convincente .
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. oi, tudo bem?
    Nunca li nada do Neil Gaiman, apesar de todos os elogios. Esse livro parece ser interessante, mas ainda não me instigou o suficiente para le-lo.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Já fui bastante louco para ler este livro, mas hoje em dia é um dos livros do Neil que eu menos tenho vontade de ler.
    Mas mesmo assim gostei muito da sua resenha.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Opa, tudo bem? Eu tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não peguei para ler. Parece ser mesmo um livro que prende o leitor. Pretendo colocar ele nas minhas leituras desse ano. Parabéns pela resenha. Não conhecia o blog. To seguindo.
    Abraços.

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  19. Oi!

    Me ganhou com: Neil Gaiman, HAHAHHA. Não tem coisa que esse homem escreva que eu não goste. A capa do livro é bem linda mesmo! Gostei da temática, não tinha lido nada sobre o livro, só sabia que existia. Mas vou colocar na lista para ler. OBrigada!

    May Gregio / www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  20. Tenho muita curiosidade para conhecer a escrita do Neil Gaiman, de vez em quando me deparo com alguma resenha que me faz querer ler seus livros. Apesar desse não ter despertado minha vontade, ainda quero ler algo do autor. Você recomendaria algum outro?

    Beijão!
    www.escritacolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oii acredita que eu nunca li nada do Neil? Um erro acredito. Essa capa sem sombra de dúvidas é maravilhosa, porém apesar da sua resenha muito boa e positiva, essa história não me empolgou muito por não ser muito meu estilo.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Eu to com esse livro na estante desde a bienal de 2013, onde comprei ele e até agora não consegui ler. Muitos outros livros passaram a frente dele e olha que sou louca para algo do Neil Gaiman.
    Espero conseguir fazer isso esse ano.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai conseguir Fernanda e depois talvez pense, qual o motivo de eu não ter lido antes?

      Excluir
  23. Oii!

    Minha prima leu esse livro e ela disse que é bom então estou pensando em lelo ^^
    A frase "Livros são mais confiáveis que pessoas" é totalmente verdade hahaha <3
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir