About Me

header ads

[ARTIGO #01] LIVROS SOBRE ROMA ANTIGA

Gosta do tema Roma Antiga? A Saga Literária vem com indicações de livros sobre esse período da história, abordando o antigo Império Romano e a cidade eterna.

O Império Romano foi uma das mais influentes civilizações da história da humanidade, a cidade de Roma surgiu na península itálica, foi a sede e capital do Império Romano, muitos séculos depois o Império foi dividido em Império Romano do Ocidente e Oriente, Roma passou a ser apenas a capital do Império do Ocidente, sendo a capital do maior Império já visto, o Romano, que chegou dominar quase todo o continente Europeu, a ilha da bretanha (Escócia, Inglaterra e País de Gales) abrangendo a costa do mediterrâneo da África e parte do continente Asiático. 

Roma teve dois períodos distintos na forma de governar, um foi através do sistema de República, que durou entre 509 - 27 A.C e outro momento foi o de Império, que ocorreu entre os anos de 27 A.C até 476 D.C.

Vamos então aos livros indicados, elaboramos uma lista com alguns bem interessantes, que retratam a cultura, a sociedade, o exército, treinamentos dos soldados, províncias e povos conquistados por Roma, incluindo personagens históricos e famosos.

LISTA

1. O Imperador (Conn Iggulden): Escrita pelo britânico Iggulden, a série é dividida em 5 volumes, focando na história de Júlio César, contando com personagens como Brutus, Marco Antônio, Otaviano e Cleópatra. 
Um dos grandes méritos de Iggulden é que apesar de ser uma obra de ficção histórica, ele retrata momentos e fatos históricos. Demonstra a ocupação dos Romanos na Hispânia, Grécia, Egito e Ilha da Bretanha (Escócia, Inglaterra e Gales).
Conn Iggulden é muito detalhista ao retratar as regiões ocupadas por Roma, descrevendo muito bem as culturas e sociedades, outro ponto de extrema importância são as batalhas, o autor nos faz viajar, refletir e nos coloca de forma vívida nos combates, assemelha e aproxima em muito aos livros de Bernard Cornwell.


2. A Águia da Nona (Rosemary Sutcliff): A Águia da Nona pertence a série que leva o mesmo nome, é um romance histórico, que ocorre no ano 117 d.c, com foco na famosa Nona Legião que marcha para o norte da ilha da bretanha, rumo às brumas e nunca mais retorna. Esse livro narra a saga de um jovem centurião romano, Marcus Flavius Áquila, que vai em busca, pretende descobrir o paradeiro do pai que comanda a Nona Legião. Esse livro é um que nos faz conhecer as origens das terras da Bretanha.


3. Spartacus (Ben Kane): São dois livros em série sobre o lendário gladiador e líder da revolta dos escravos. O primeiro volume Spartacus - O Gladiador, não somente aborda a condição de escravo, a revolta no ludo realizada por Spartacus e as adversidades enfrentadas após a rebelião. O primeiro volume nos mostra sua condição como soldado trácio servindo o império romano na cavalaria, nos traz um pouco da sua terra natal e nos conta um pouco sobre essa figura histórica, origem e história.
Já o segundo volume Spartacus - A Rebelião, traz as batalhas épicas contra os exércitos, infantarias e legiões romanas, a tentativa de escapar e sair da península itálica, a divisão e racha no exército dos escravos com Spartacus, Gannicus e Crixus, a dificuldade para encontrar alimentos, as invasões em cidades do Império e um pouco da política romana, além de tudo isso, os dois volumes descreve as cidades e os costumes de diversas sociedades do Império Romano na península itálica.

4. Merlin: A Morte De Um Império (M. K. Hume): Sim, esse livro é sobre o Merlin, mas qual o motivo de estar na lista de livros sobre Roma? Basicamente, se deve ao fato que esse volume II da trilogia do Merlin da escritora australiana Hume, baseia-se mais da metade do livro na estadia do jovem curandeiro Merlin (que não é mago na trilogia) na península itálica em cidades como Ravenna, Roma e outras. 
Esse livro detalha muito bem Roma, os banhos, a limpeza e higiene dos romanos com o cuidado pessoal, por outro lado demonstra o descaso com os subúrbios, a sujeira extrema que tinha nesses locais e também nos arredores de Roma, os costumes, descreve como era a medicina e curandeirismo, as moradias, a via cassia, via ápia, o rio tigre e sua poluição, principalmente o período de declínio do Império Romano com as invasões bárbaras.

5. "Roma" e "Império" (Steven Saylor): O primeiro livro "Roma" inicia-se na idade do ferro, quando os etruscos chegaram na região, se estabeleceram e fundaram a cidade. A partir desse fato Steven Saylor inicia a "história" de Roma através de duas famílias os "Potícios" e os "Pinários". No livro Roma, é descrita sua fundação, as lendas, os acontecimentos relacionados as lendas, a vinda de Hércules, Rômulo e Remo, o período de Monarquia, o período da República, as invasões em Roma por Aníbal, as guerras púnicas com Cartago, Júlio César, a ditadura de Sulla, terminando com a morte de Cleópatra, Marco Antônio e a coroação de Otaviano.
Em Império já temos Octavio Augusto ou Augusto "O Imperador de Deus" como era conhecido como o primeiro Imperador de fato, época áurea do Império Romano, nesse livro temos apenas a família Pinário, passando pelos Imperadores como Calígula e Tibério, as perseguições contra os cristãos, o declínio do Império.
Roma e Império são duas obras ricas em detalhes e fatos históricos, aqueles que gostam e amam o tema vão ficar satisfeitos com as diversas informações bem detalhadas como os usos e costumes, as religiões, mitologias, as mudanças políticas, o crescimento da aldeia até virar a capital de um enorme império.

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Eu ainda não li nenhum livro nesse tema mas filmes eu curto bastante e adorei as suas dicas, eu me interesso pelo assunto e poder ver essas indicações foi bom. Eu gosto muito de livros que tenham um bom conteúdo histórico ou um pouco mais aprofundado do que os de ficção, sempre leio algum, principalmente sobre a Segunda Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também curto bastante filmes do gênero (épicos), bem como os filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. De uma forma geral amo obras históricas!
      Bjus

      Excluir
  2. Quanta indicação linda Yvens, fiquei apaixonada mesmo e achei tão encantador, atualmente não estou lendo tantos livros desse gênero, mas a vontade continua grande.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana, tudo bem?
      Então, essa é só uma parte dos livros que abordam Roma antiga, tem mais viu!
      Bjus

      Excluir
  3. Oie

    Fiquei fascinada por suas indicações.
    Eu gosto muito de leituras históricas! Tenho grande interesse sobre a Roma antiga, curiosidades sobre a cultura, sociedade...
    Além dos livros, os filmes também me agradam demais.
    Vou anotar todos que você indicou!

    Fernanda Y.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Quando eu estava no ensino fundamental gostava bastante de livros sobre Roma, mas não era a Roma em si que me chamava a atenção, e sim, todas as histórias que se passaram lá, sejam elas reais ou fictícias. Mas, agora não sinto mais essa curiosidade, li todas as sinopses dos livros apresentados e não me senti atraída por nenhum deles, por isto deixo a dica passar :)

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não cheguei a ler Spartacus, mas vi o filme e a série, que foi muito boa. Aliás, eu não li nenhum dos livros indicados e fiquei encantada com as capas, que lindas. Vou anotar sim suas dicas, e agradeço desde já por elas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá Yvens, tudo bem?
    Mais uma postagem sua que eu simplesmente amo. Não conhecia nenhum desses livros mas fiquei louca para ler. Vou tentar ver também alguns filmes relacionados. Como eu disse no começo, super postagem. Ameiii Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros que mostram fatos históricos e que de alguma forma investigam o passado, adorei os livros citados e pretendo ler alguns.

    ResponderExcluir
  8. Confesso que dessa lista só conheço Espartacus hahahaha Roma não é dos meus períodos preferidos na História,embora um ou outra coisa me soem interessantes...curti essa postagem, traz dicas legais, principalmente pra quem busca algumas referências sobre a temática...
    bjs, amigo ^^

    ResponderExcluir
  9. Olhaaa, até onde eu me lembre acho que nunca li algum livro sobre a roma antiga, ou sobre roma alguma heheh

    Mas gostei das suas indicações e com certeza vou lê-los.

    ResponderExcluir
  10. Acrescento nessa lista 2 livros: Roma e Pompéia. Ambos da Mary Beard. Ambos não ficção.

    ResponderExcluir